A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773 |
Resumo: | Resumo Este artigo apresenta uma história de vida do educador matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Buscou-se reconstruir sua trajetória pessoal e profissional desde sua infância aos dias atuais. Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas e consultados documentos de seu acervo pessoal, fundamentando-se, teoricamente, nas ideias de Nóvoa (2000), considerando-se a impossibilidade de desvincular o professor como profissional e o professor como pessoa. As vivências e aprendizagens desse educador permitem descortinar um panorama da educação matemática no Brasil a partir da década de 1940, pois são fecundas para a compreensão dos percursos de formação docente e contribuem para a apropriação de diferentes processos de ensino e aprendizagem e apreensão do cotidiano escolar. Palavras-chave: Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. Abstract This article presents a life story of the Brazilian mathematics educator Ubiratan D'Ambrosio. It intends to rebuild his personal and professional trajectory from his childhood to the present day. Thus, several interviews were conducted and documents were consulted from his personal archive, and it was theoretically based in Nóvoa (2000) ideas, considering the impossibility of unlinking the professional teacher from his person. D’Ambrosio’s experiences and learning enable the unveiling, of an overview of mathematics education in Brazil from the 1940s, because they are useful for understanding the trajectories of teacher education and they contribute to the appropriation of different processes of teaching and learning and comprehending the daily school life. Keywords: Mathematics Education. Life History. Teacher’s Education. Interviews. |
id |
UNESP-14_6bd8909e8b1f9cc4fa86403ef1d18ac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7773 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memóriaEducação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas.Resumo Este artigo apresenta uma história de vida do educador matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Buscou-se reconstruir sua trajetória pessoal e profissional desde sua infância aos dias atuais. Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas e consultados documentos de seu acervo pessoal, fundamentando-se, teoricamente, nas ideias de Nóvoa (2000), considerando-se a impossibilidade de desvincular o professor como profissional e o professor como pessoa. As vivências e aprendizagens desse educador permitem descortinar um panorama da educação matemática no Brasil a partir da década de 1940, pois são fecundas para a compreensão dos percursos de formação docente e contribuem para a apropriação de diferentes processos de ensino e aprendizagem e apreensão do cotidiano escolar. Palavras-chave: Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. Abstract This article presents a life story of the Brazilian mathematics educator Ubiratan D'Ambrosio. It intends to rebuild his personal and professional trajectory from his childhood to the present day. Thus, several interviews were conducted and documents were consulted from his personal archive, and it was theoretically based in Nóvoa (2000) ideas, considering the impossibility of unlinking the professional teacher from his person. D’Ambrosio’s experiences and learning enable the unveiling, of an overview of mathematics education in Brazil from the 1940s, because they are useful for understanding the trajectories of teacher education and they contribute to the appropriation of different processes of teaching and learning and comprehending the daily school life. Keywords: Mathematics Education. Life History. Teacher’s Education. Interviews.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1056-10761980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773/6523https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773/9693Borges, Rosimeire Aparecida SoaresDuarte, Aparecida Rodrigues SilvaCampos, Tânia Maria Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7773Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória |
title |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória |
spellingShingle |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória Borges, Rosimeire Aparecida Soares Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. |
title_short |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória |
title_full |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória |
title_fullStr |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória |
title_full_unstemmed |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória |
title_sort |
A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória |
author |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares |
author_facet |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Campos, Tânia Maria Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Campos, Tânia Maria Mendonça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Rosimeire Aparecida Soares Duarte, Aparecida Rodrigues Silva Campos, Tânia Maria Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. |
topic |
Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. |
description |
Resumo Este artigo apresenta uma história de vida do educador matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Buscou-se reconstruir sua trajetória pessoal e profissional desde sua infância aos dias atuais. Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas e consultados documentos de seu acervo pessoal, fundamentando-se, teoricamente, nas ideias de Nóvoa (2000), considerando-se a impossibilidade de desvincular o professor como profissional e o professor como pessoa. As vivências e aprendizagens desse educador permitem descortinar um panorama da educação matemática no Brasil a partir da década de 1940, pois são fecundas para a compreensão dos percursos de formação docente e contribuem para a apropriação de diferentes processos de ensino e aprendizagem e apreensão do cotidiano escolar. Palavras-chave: Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. Abstract This article presents a life story of the Brazilian mathematics educator Ubiratan D'Ambrosio. It intends to rebuild his personal and professional trajectory from his childhood to the present day. Thus, several interviews were conducted and documents were consulted from his personal archive, and it was theoretically based in Nóvoa (2000) ideas, considering the impossibility of unlinking the professional teacher from his person. D’Ambrosio’s experiences and learning enable the unveiling, of an overview of mathematics education in Brazil from the 1940s, because they are useful for understanding the trajectories of teacher education and they contribute to the appropriation of different processes of teaching and learning and comprehending the daily school life. Keywords: Mathematics Education. Life History. Teacher’s Education. Interviews. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773/6523 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773/9693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1056-1076 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874766897152 |