A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte, Aparecida Rodrigues Silva, Campos, Tânia Maria Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773
Resumo: Resumo Este artigo apresenta uma história de vida do educador matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Buscou-se reconstruir sua trajetória pessoal e profissional desde sua infância aos dias atuais. Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas e consultados documentos de seu acervo pessoal, fundamentando-se, teoricamente, nas ideias de Nóvoa (2000), considerando-se a impossibilidade de desvincular o professor como profissional e o professor como pessoa. As vivências e aprendizagens desse educador permitem descortinar um panorama da educação matemática no Brasil a partir da década de 1940, pois são fecundas para a compreensão dos percursos de formação docente e contribuem para a apropriação de diferentes processos de ensino e aprendizagem e apreensão do cotidiano escolar. Palavras-chave: Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. Abstract This article presents a life story of the Brazilian mathematics educator Ubiratan D'Ambrosio. It intends to rebuild his personal and professional trajectory from his childhood to the present day. Thus, several interviews were conducted and documents were consulted from his personal archive, and it was theoretically based in Nóvoa (2000) ideas, considering the impossibility of unlinking the professional teacher from his person. D’Ambrosio’s experiences and learning enable the unveiling, of an overview of mathematics education in Brazil from the 1940s, because they are useful for understanding the trajectories of teacher education and they contribute to the appropriation of different processes of teaching and learning and comprehending the daily school life. Keywords: Mathematics Education. Life History. Teacher’s Education. Interviews.
id UNESP-14_6bd8909e8b1f9cc4fa86403ef1d18ac3
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7773
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memóriaEducação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas.Resumo Este artigo apresenta uma história de vida do educador matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Buscou-se reconstruir sua trajetória pessoal e profissional desde sua infância aos dias atuais. Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas e consultados documentos de seu acervo pessoal, fundamentando-se, teoricamente, nas ideias de Nóvoa (2000), considerando-se a impossibilidade de desvincular o professor como profissional e o professor como pessoa. As vivências e aprendizagens desse educador permitem descortinar um panorama da educação matemática no Brasil a partir da década de 1940, pois são fecundas para a compreensão dos percursos de formação docente e contribuem para a apropriação de diferentes processos de ensino e aprendizagem e apreensão do cotidiano escolar. Palavras-chave: Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. Abstract This article presents a life story of the Brazilian mathematics educator Ubiratan D'Ambrosio. It intends to rebuild his personal and professional trajectory from his childhood to the present day. Thus, several interviews were conducted and documents were consulted from his personal archive, and it was theoretically based in Nóvoa (2000) ideas, considering the impossibility of unlinking the professional teacher from his person. D’Ambrosio’s experiences and learning enable the unveiling, of an overview of mathematics education in Brazil from the 1940s, because they are useful for understanding the trajectories of teacher education and they contribute to the appropriation of different processes of teaching and learning and comprehending the daily school life. Keywords: Mathematics Education. Life History. Teacher’s Education. Interviews.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa.application/pdfapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1056-10761980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773/6523https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773/9693Borges, Rosimeire Aparecida SoaresDuarte, Aparecida Rodrigues SilvaCampos, Tânia Maria Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:31Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7773Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:31Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
title A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
spellingShingle A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas.
title_short A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
title_full A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
title_fullStr A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
title_full_unstemmed A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
title_sort A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: trajetória e memória
author Borges, Rosimeire Aparecida Soares
author_facet Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Campos, Tânia Maria Mendonça
author_role author
author2 Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Campos, Tânia Maria Mendonça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Duarte, Aparecida Rodrigues Silva
Campos, Tânia Maria Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas.
topic Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas.
description Resumo Este artigo apresenta uma história de vida do educador matemático brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Buscou-se reconstruir sua trajetória pessoal e profissional desde sua infância aos dias atuais. Para tanto, foram realizadas diversas entrevistas e consultados documentos de seu acervo pessoal, fundamentando-se, teoricamente, nas ideias de Nóvoa (2000), considerando-se a impossibilidade de desvincular o professor como profissional e o professor como pessoa. As vivências e aprendizagens desse educador permitem descortinar um panorama da educação matemática no Brasil a partir da década de 1940, pois são fecundas para a compreensão dos percursos de formação docente e contribuem para a apropriação de diferentes processos de ensino e aprendizagem e apreensão do cotidiano escolar. Palavras-chave: Educação Matemática. História de Vida. Formação Docente. Entrevistas. Abstract This article presents a life story of the Brazilian mathematics educator Ubiratan D'Ambrosio. It intends to rebuild his personal and professional trajectory from his childhood to the present day. Thus, several interviews were conducted and documents were consulted from his personal archive, and it was theoretically based in Nóvoa (2000) ideas, considering the impossibility of unlinking the professional teacher from his person. D’Ambrosio’s experiences and learning enable the unveiling, of an overview of mathematics education in Brazil from the 1940s, because they are useful for understanding the trajectories of teacher education and they contribute to the appropriation of different processes of teaching and learning and comprehending the daily school life. Keywords: Mathematics Education. Life History. Teacher’s Education. Interviews.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773/6523
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7773/9693
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1056-1076
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874766897152