Movimentos de Teorizações em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Ricardo Viola dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lins, Romulo Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8932
Resumo: Neste ensaio apresentamos uma discussão de um processo de teorização em Educação Matemática. Na primeira parte, construímos um movimento de teorização a respeito da formação matemática de futuros professores de Matemática, por meio da textualização de uma entrevista. Esse movimento se constitui como resultado de um relato sistematizado de uma experiência, um exemplo exemplar para nossas discussões, bem como um pano de fundo para os delineamentos que realizamos na segunda parte. Nesta, esboçamos algumas ideias de uma Educação Matemática que falamos e nossas atitudes teórico-metodológicas, o Modelo dos Campos Semânticos e a História Oral, que sustentam e dão forma a esse processo de teorização. Tecemos algumas características a respeito de uma estética de pesquisa em Educação Matemática no que se refere ao processo de teorizar.
id UNESP-14_73738fd7e7b3cd3c5db21ba5a8d329c0
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8932
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Movimentos de Teorizações em Educação MatemáticaEstética de Pesquisa. Formação de Professores. Modelo dos Campos Semânticos.Neste ensaio apresentamos uma discussão de um processo de teorização em Educação Matemática. Na primeira parte, construímos um movimento de teorização a respeito da formação matemática de futuros professores de Matemática, por meio da textualização de uma entrevista. Esse movimento se constitui como resultado de um relato sistematizado de uma experiência, um exemplo exemplar para nossas discussões, bem como um pano de fundo para os delineamentos que realizamos na segunda parte. Nesta, esboçamos algumas ideias de uma Educação Matemática que falamos e nossas atitudes teórico-metodológicas, o Modelo dos Campos Semânticos e a História Oral, que sustentam e dão forma a esse processo de teorização. Tecemos algumas características a respeito de uma estética de pesquisa em Educação Matemática no que se refere ao processo de teorizar.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2016-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa. Qualitativaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8932Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 55 (2016); 325-3671980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8932/7571Santos, João Ricardo Viola dosLins, Romulo Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-01T20:00:55Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8932Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-12-01T20:00:55Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Movimentos de Teorizações em Educação Matemática
title Movimentos de Teorizações em Educação Matemática
spellingShingle Movimentos de Teorizações em Educação Matemática
Santos, João Ricardo Viola dos
Estética de Pesquisa. Formação de Professores. Modelo dos Campos Semânticos.
title_short Movimentos de Teorizações em Educação Matemática
title_full Movimentos de Teorizações em Educação Matemática
title_fullStr Movimentos de Teorizações em Educação Matemática
title_full_unstemmed Movimentos de Teorizações em Educação Matemática
title_sort Movimentos de Teorizações em Educação Matemática
author Santos, João Ricardo Viola dos
author_facet Santos, João Ricardo Viola dos
Lins, Romulo Campos
author_role author
author2 Lins, Romulo Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Ricardo Viola dos
Lins, Romulo Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Estética de Pesquisa. Formação de Professores. Modelo dos Campos Semânticos.
topic Estética de Pesquisa. Formação de Professores. Modelo dos Campos Semânticos.
description Neste ensaio apresentamos uma discussão de um processo de teorização em Educação Matemática. Na primeira parte, construímos um movimento de teorização a respeito da formação matemática de futuros professores de Matemática, por meio da textualização de uma entrevista. Esse movimento se constitui como resultado de um relato sistematizado de uma experiência, um exemplo exemplar para nossas discussões, bem como um pano de fundo para os delineamentos que realizamos na segunda parte. Nesta, esboçamos algumas ideias de uma Educação Matemática que falamos e nossas atitudes teórico-metodológicas, o Modelo dos Campos Semânticos e a História Oral, que sustentam e dão forma a esse processo de teorização. Tecemos algumas características a respeito de uma estética de pesquisa em Educação Matemática no que se refere ao processo de teorizar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa. Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8932
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8932/7571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 55 (2016); 325-367
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875146481664