Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Fernando Guedes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Luzia Aparecida, da Silva, Heloisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9114
Resumo: Resumo Este artigo apresenta algumas das discussões que tem marcado a prática investigativa do grupo “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM). A História Oral se apresenta como uma metodologia de pesquisa qualitativa cujo foco principal é a construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Este texto discute algumas perspectivas vinculadas ao uso de análise (narrativa) de narrativas na/para a História da Educação Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática. História Oral. Narrativas.
id UNESP-14_834c44bed7ef59574fcd46d3b6109ead
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9114
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação MatemáticaResumo Este artigo apresenta algumas das discussões que tem marcado a prática investigativa do grupo “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM). A História Oral se apresenta como uma metodologia de pesquisa qualitativa cujo foco principal é a construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Este texto discute algumas perspectivas vinculadas ao uso de análise (narrativa) de narrativas na/para a História da Educação Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática. História Oral. Narrativas.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9114Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 49 (2014); 910-9051980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9114/6272Cury, Fernando GuedesSouza, Luzia Aparecidada Silva, Heloisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:03:06Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9114Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:03:06Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
title Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
spellingShingle Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
Cury, Fernando Guedes
title_short Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
title_full Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
title_fullStr Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
title_full_unstemmed Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
title_sort Narrativas: um olhar sobre o exercício historiográfico na Educação Matemática
author Cury, Fernando Guedes
author_facet Cury, Fernando Guedes
Souza, Luzia Aparecida
da Silva, Heloisa
author_role author
author2 Souza, Luzia Aparecida
da Silva, Heloisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
Souza, Luzia Aparecida
da Silva, Heloisa
description Resumo Este artigo apresenta algumas das discussões que tem marcado a prática investigativa do grupo “História Oral e Educação Matemática” (GHOEM). A História Oral se apresenta como uma metodologia de pesquisa qualitativa cujo foco principal é a construção de narrativas a partir de situações de entrevista. Este texto discute algumas perspectivas vinculadas ao uso de análise (narrativa) de narrativas na/para a História da Educação Matemática. Palavras-chave: Educação Matemática. História Oral. Narrativas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9114
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9114/6272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 49 (2014); 910-905
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875175841792