Uma Discussão sobre a Constituição do Saber Matemático e seus Reflexos na Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghetti, Renata Cristina Geromel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bicudo, Irineu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10555
Resumo: Entender o saber Matemático em sua Constituição é o propósito principal deste trabalho que procura mostrar os caminhos percorridos, os erros cometidos e as lições alcançadas, ao longo da História da Filosofia da Matemática. Nesse percurso, destacamos que, de Platão ao século XIX, em geral, o saber Matemático ou foi considerado como objeto puro da razão, ou objeto exclusivo da experiência ou da intuição. Uma reflexão sobre essa trajetória histórico-filosófica aponta para uma visão de que o conhecimento Matemático, em sua Constituição, deva se dar mediante um equilíbrio entre os aspectos lógico e intuitivo, num processo dinâmico (dialético), e num desenvolvimento em espiral. Por fim, surge o questionamento sobre a viabilidade de tal proposta como uma proposta pedagógica e uma reflexão a respeito das influências da Filosofia da Matemática nos rumos tornados pela Filosofia da Educação Matemática.
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