Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888 |
Resumo: | Resumo Neste artigo, discutimos aspectos epistemológicos do processo de modelagem matemática motivados por uma análise da componente ‘realidade’ nesse processo. Descrições do processo de modelagem matemática, inspiradas pela matemática aplicada como método científico de pesquisa, são apresentadas, focando nelas a realidade a ser modelada, o que nos conduz em seguida a um desdobramento dessa componente do processo e subsequente análise epistemológica, diferenciando, notoriamente, a realidade inicial de uma pseudo-realidade, sendo, esta última, o objeto do conhecimento. Isso nos leva a uma releitura do referido processo, fundamentada em concepções de filosofia da ciência como realismo, estruturalismo e empirismo, que logo é adaptada ao estudo de situações matemáticas consideradas como a realidade inicial a ser modelada, permitindo uma visão semi-empírica da matemática, cujas consequências para a Educação Matemática são evidenciadas. Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Epistemologia. Realidade. Pseudo-realidade. Experiência matemática. Abstract In this paper we discuss epistemological aspects of the mathematical modeling process motivated by an analysis of the component ‘reality’ in this process. Descriptions of the mathematical modeling process inspired by the applied mathematics as scientific method of research are presented, focusing on the reality to be modeled, which leads us to a deeper analysis of this component of the process and subsequent epistemological analysis, differentiating the initial reality from a pseudo-reality, the latter being the object of the knowledge. This leads us to a re-reading of the above-mentioned process, based on conceptions of the philosophy of science such as realism, structuralism and empiricism, which is adapted to the study of mathematical situations considered as the initial reality to be modeled, allowing a semi-empirical vision of the mathematics whose consequences for Mathematics Education are discussed. Keywords: Mathematical Modeling. Epistemology. Reality. Pseudo-reality. Mathematical experience. |
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Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemáticaResumo Neste artigo, discutimos aspectos epistemológicos do processo de modelagem matemática motivados por uma análise da componente ‘realidade’ nesse processo. Descrições do processo de modelagem matemática, inspiradas pela matemática aplicada como método científico de pesquisa, são apresentadas, focando nelas a realidade a ser modelada, o que nos conduz em seguida a um desdobramento dessa componente do processo e subsequente análise epistemológica, diferenciando, notoriamente, a realidade inicial de uma pseudo-realidade, sendo, esta última, o objeto do conhecimento. Isso nos leva a uma releitura do referido processo, fundamentada em concepções de filosofia da ciência como realismo, estruturalismo e empirismo, que logo é adaptada ao estudo de situações matemáticas consideradas como a realidade inicial a ser modelada, permitindo uma visão semi-empírica da matemática, cujas consequências para a Educação Matemática são evidenciadas. Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Epistemologia. Realidade. Pseudo-realidade. Experiência matemática. Abstract In this paper we discuss epistemological aspects of the mathematical modeling process motivated by an analysis of the component ‘reality’ in this process. Descriptions of the mathematical modeling process inspired by the applied mathematics as scientific method of research are presented, focusing on the reality to be modeled, which leads us to a deeper analysis of this component of the process and subsequent epistemological analysis, differentiating the initial reality from a pseudo-reality, the latter being the object of the knowledge. This leads us to a re-reading of the above-mentioned process, based on conceptions of the philosophy of science such as realism, structuralism and empiricism, which is adapted to the study of mathematical situations considered as the initial reality to be modeled, allowing a semi-empirical vision of the mathematics whose consequences for Mathematics Education are discussed. Keywords: Mathematical Modeling. Epistemology. Reality. Pseudo-reality. Mathematical experience.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 43 (2012); 791-8161980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888/4971Cifuentes, José CarlosNegrelli, Leônia Gabardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-13T23:59:45Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6888Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:59:45Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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