Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cifuentes, José Carlos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Negrelli, Leônia Gabardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888
Resumo: Resumo Neste artigo, discutimos aspectos epistemológicos do processo de modelagem matemática motivados por uma análise da componente ‘realidade’ nesse processo. Descrições do processo de modelagem matemática, inspiradas pela matemática aplicada como método científico de pesquisa, são apresentadas, focando nelas a realidade a ser modelada, o que nos conduz em seguida a um desdobramento dessa componente do processo e subsequente análise epistemológica, diferenciando, notoriamente, a realidade inicial de uma pseudo-realidade, sendo, esta última, o objeto do conhecimento. Isso nos leva a uma releitura do referido processo, fundamentada em concepções de filosofia da ciência como realismo, estruturalismo e empirismo, que logo é adaptada ao estudo de situações matemáticas consideradas como a realidade inicial a ser modelada, permitindo uma visão semi-empírica da matemática, cujas consequências para a Educação Matemática são evidenciadas. Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Epistemologia. Realidade. Pseudo-realidade. Experiência matemática. Abstract In this paper we discuss epistemological aspects of the mathematical modeling process motivated by an analysis of the component ‘reality’ in this process. Descriptions of the mathematical modeling process inspired by the applied mathematics as scientific method of research are presented, focusing on the reality to be modeled, which leads us to a deeper analysis of this component of the process and subsequent epistemological analysis, differentiating the initial reality from a pseudo-reality, the latter being the object of the knowledge. This leads us to a re-reading of the above-mentioned process, based on conceptions of the philosophy of science such as realism, structuralism and empiricism, which is adapted to the study of mathematical situations considered as the initial reality to be modeled, allowing a semi-empirical vision of the mathematics whose consequences for Mathematics Education are discussed. Keywords: Mathematical Modeling. Epistemology. Reality. Pseudo-reality. Mathematical experience.
id UNESP-14_8f24f827236a750c4320734a5322ef98
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6888
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemáticaResumo Neste artigo, discutimos aspectos epistemológicos do processo de modelagem matemática motivados por uma análise da componente ‘realidade’ nesse processo. Descrições do processo de modelagem matemática, inspiradas pela matemática aplicada como método científico de pesquisa, são apresentadas, focando nelas a realidade a ser modelada, o que nos conduz em seguida a um desdobramento dessa componente do processo e subsequente análise epistemológica, diferenciando, notoriamente, a realidade inicial de uma pseudo-realidade, sendo, esta última, o objeto do conhecimento. Isso nos leva a uma releitura do referido processo, fundamentada em concepções de filosofia da ciência como realismo, estruturalismo e empirismo, que logo é adaptada ao estudo de situações matemáticas consideradas como a realidade inicial a ser modelada, permitindo uma visão semi-empírica da matemática, cujas consequências para a Educação Matemática são evidenciadas. Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Epistemologia. Realidade. Pseudo-realidade. Experiência matemática. Abstract In this paper we discuss epistemological aspects of the mathematical modeling process motivated by an analysis of the component ‘reality’ in this process. Descriptions of the mathematical modeling process inspired by the applied mathematics as scientific method of research are presented, focusing on the reality to be modeled, which leads us to a deeper analysis of this component of the process and subsequent epistemological analysis, differentiating the initial reality from a pseudo-reality, the latter being the object of the knowledge. This leads us to a re-reading of the above-mentioned process, based on conceptions of the philosophy of science such as realism, structuralism and empiricism, which is adapted to the study of mathematical situations considered as the initial reality to be modeled, allowing a semi-empirical vision of the mathematics whose consequences for Mathematics Education are discussed. Keywords: Mathematical Modeling. Epistemology. Reality. Pseudo-reality. Mathematical experience.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 43 (2012); 791-8161980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888/4971Cifuentes, José CarlosNegrelli, Leônia Gabardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-13T23:59:45Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6888Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:59:45Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
title Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
spellingShingle Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
Cifuentes, José Carlos
title_short Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
title_full Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
title_fullStr Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
title_full_unstemmed Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
title_sort Uma Interpretação Epistemológica do Processo de Modelagem Matemática: implicações para a matemática
author Cifuentes, José Carlos
author_facet Cifuentes, José Carlos
Negrelli, Leônia Gabardo
author_role author
author2 Negrelli, Leônia Gabardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cifuentes, José Carlos
Negrelli, Leônia Gabardo
description Resumo Neste artigo, discutimos aspectos epistemológicos do processo de modelagem matemática motivados por uma análise da componente ‘realidade’ nesse processo. Descrições do processo de modelagem matemática, inspiradas pela matemática aplicada como método científico de pesquisa, são apresentadas, focando nelas a realidade a ser modelada, o que nos conduz em seguida a um desdobramento dessa componente do processo e subsequente análise epistemológica, diferenciando, notoriamente, a realidade inicial de uma pseudo-realidade, sendo, esta última, o objeto do conhecimento. Isso nos leva a uma releitura do referido processo, fundamentada em concepções de filosofia da ciência como realismo, estruturalismo e empirismo, que logo é adaptada ao estudo de situações matemáticas consideradas como a realidade inicial a ser modelada, permitindo uma visão semi-empírica da matemática, cujas consequências para a Educação Matemática são evidenciadas. Palavras-Chave: Modelagem Matemática. Epistemologia. Realidade. Pseudo-realidade. Experiência matemática. Abstract In this paper we discuss epistemological aspects of the mathematical modeling process motivated by an analysis of the component ‘reality’ in this process. Descriptions of the mathematical modeling process inspired by the applied mathematics as scientific method of research are presented, focusing on the reality to be modeled, which leads us to a deeper analysis of this component of the process and subsequent epistemological analysis, differentiating the initial reality from a pseudo-reality, the latter being the object of the knowledge. This leads us to a re-reading of the above-mentioned process, based on conceptions of the philosophy of science such as realism, structuralism and empiricism, which is adapted to the study of mathematical situations considered as the initial reality to be modeled, allowing a semi-empirical vision of the mathematics whose consequences for Mathematics Education are discussed. Keywords: Mathematical Modeling. Epistemology. Reality. Pseudo-reality. Mathematical experience.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6888/4971
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 43 (2012); 791-816
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874437644288