Uma interpretação semiótica de atividades de modelagem matemática : implicações para a atribuição de significado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13876 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Como emergem os signos interpretantes nas diferentes fases do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática?” Para tanto, nos pautamos em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e da Semiótica Peirceana no que se refere à atribuição de significado para o objeto em estudo Por meio da tríade peirceana signo-objeto-interpretante fazemos uma interpretação semiótica de atividades de modelagem com vistas a identificar atribuição de significado para o objeto Neste sentido, propomos uma articulação entre a tríade peirceana e ações que o aluno pode ter frente a atividades de modelagem e destacamos as tríades símbolo/significado para o objeto/interpretante e Perceber/Agir/Significar Com este intuito desenvolvemos atividades de Modelagem Matemática com alunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da UEL durante a disciplina de Modelagem na perspectiva da Educação Matemática As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida & Dias (24) Neste sentido, a pesquisa consiste na observação, descrição e análise dos signos produzidos pelos alunos em atividades de modelagem A opção metodológica baseia-se nas considerações da pesquisa qualitativa A análise dos dados é inspirada na proposta metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy Charmaz (26, 29) A análise revela que os signos interpretantes emergem com o envolvimento do aluno (intérprete) durante o desenvolvimento de uma atividade de modelagem e se modificam com a familiarização com atividades desta natureza Como a atribuição de significado está atrelada aos interpretantes produzidos pelo intérprete, inferimos que o significado para o problema e o objeto matemático se intensifica com a familiarização com atividades de modelagem |
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Uma interpretação semiótica de atividades de modelagem matemática : implicações para a atribuição de significadoMatemáticaEstudo e ensinoEducação matemáticaModelos matemáticosMatemáticaMathematicsMathematics educationMathematical modelsMathematics - SemioticsStudy and teachingResumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar “Como emergem os signos interpretantes nas diferentes fases do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática?” Para tanto, nos pautamos em pressupostos teóricos da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática e da Semiótica Peirceana no que se refere à atribuição de significado para o objeto em estudo Por meio da tríade peirceana signo-objeto-interpretante fazemos uma interpretação semiótica de atividades de modelagem com vistas a identificar atribuição de significado para o objeto Neste sentido, propomos uma articulação entre a tríade peirceana e ações que o aluno pode ter frente a atividades de modelagem e destacamos as tríades símbolo/significado para o objeto/interpretante e Perceber/Agir/Significar Com este intuito desenvolvemos atividades de Modelagem Matemática com alunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da UEL durante a disciplina de Modelagem na perspectiva da Educação Matemática As atividades foram desenvolvidas seguindo os momentos de familiarização dos alunos com atividades de Modelagem Matemática propostos por Almeida & Dias (24) Neste sentido, a pesquisa consiste na observação, descrição e análise dos signos produzidos pelos alunos em atividades de modelagem A opção metodológica baseia-se nas considerações da pesquisa qualitativa A análise dos dados é inspirada na proposta metodológica da Teoria Fundamentada baseada, principalmente, nas indicações de Kathy Charmaz (26, 29) A análise revela que os signos interpretantes emergem com o envolvimento do aluno (intérprete) durante o desenvolvimento de uma atividade de modelagem e se modificam com a familiarização com atividades desta natureza Como a atribuição de significado está atrelada aos interpretantes produzidos pelo intérprete, inferimos que o significado para o problema e o objeto matemático se intensifica com a familiarização com atividades de modelagemTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aimed to investigate “As interpretants signs emerge at different phases of development of a Mathematical Modeling activity?” Therefore we base in the theoretical presuppositions of the Mathematical Modeling in the perspective of the Mathematics Education and of the Peircean Semiotic in respect to the assignment of significance to the object under study Through the peircean triad sign-object-interpretant we produce a semiotic interpretation of modeling activies with a view to identify assignment of significance to the object In this sense, we propose an articulation between the peircean triad and actions that the student may have against modeling activities and highlight the triads symbol/significance to the object/interpretant and Perceiving/Acting/Signifying For this purpose we have developed Mathematical Modeling activities with students of the fourth year of the Course of Licentiate in Mathematics from UEL during the subject of Modeling in the perspective of the Mathematics Education, got involved The activities where developed following moments of familiarizing students with Mathematical Modeling activities proposed by Almeida & Dias (24) In this sense, the research consists in the observing, describing and analyzing of the signs produced for students in modeling activities The methodology is based on considerations of qualitative research The data analysis is inspired by Grounded Theory methodological proposal based, primarily, on indications of Kathy Charmaz (26, 29) The analysis reveals that the interpretants signs emerge with students (interpreter) involvement during the development of a modeling activity and change with familiarizing with activities of this nature As the assignment of significance is tied to interpretants produced by the interpreter, we infer that the significance of the problem and the mathematical object intensifies with the familiarizing with modeling activiesAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Araújo, Jussara de LoiolaBisognin, EleniCyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadePasquini, Regina Célia GuapoSilva, Karina Alessandra Pessôa da2024-05-01T14:20:13Z2024-05-01T14:20:13Z2013.0019.03.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13876porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:53Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:53Repositório Institucional da UEL - 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