Caiu na Net: e agora?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ricardo Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maltempi, Marcus Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9909
Resumo: Neste artigo temos como objetivo problematizar o conceito de hipertexto e sua suposta “aproximação” com o conceito filosófico de rizoma, de Deleuze e Guattari. Para tanto, recorremos aos escritos destes dois filósofos acerca do rizoma e a uma experiência de pesquisa em uma disciplina intitulada Matemática Aplicada, da grade curricular de um curso de Ciências Biológicas. Os conceitos de hipertexto e rizoma nos colocam em movimento ao questionarmos: É possível estudar Cálculo Diferencial e Integral sem pré-requisitos ou sem uma estrutura hierárquica de conteúdos? Este questionamento norteia todo o movimento de pesquisa que originou o texto aqui apresentado. Como desdobramentos, destacamos: textos ou hipertextos estão igualmente “próximos” ao conceito de rizoma; também, “libertar” a matemática de um eixo estrutural hierárquico favorece a invenção em sala de aula. Palavras-Chave: Hipertexto. Rizoma. Cálculo. Internet. Ensino de Matemática.
id UNESP-14_8fad76d48b0243173d09ed4d8f6ec949
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9909
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Caiu na Net: e agora?HipertextoRizomaCálculoInternetEducação MatemáticaNeste artigo temos como objetivo problematizar o conceito de hipertexto e sua suposta “aproximação” com o conceito filosófico de rizoma, de Deleuze e Guattari. Para tanto, recorremos aos escritos destes dois filósofos acerca do rizoma e a uma experiência de pesquisa em uma disciplina intitulada Matemática Aplicada, da grade curricular de um curso de Ciências Biológicas. Os conceitos de hipertexto e rizoma nos colocam em movimento ao questionarmos: É possível estudar Cálculo Diferencial e Integral sem pré-requisitos ou sem uma estrutura hierárquica de conteúdos? Este questionamento norteia todo o movimento de pesquisa que originou o texto aqui apresentado. Como desdobramentos, destacamos: textos ou hipertextos estão igualmente “próximos” ao conceito de rizoma; também, “libertar” a matemática de um eixo estrutural hierárquico favorece a invenção em sala de aula. Palavras-Chave: Hipertexto. Rizoma. Cálculo. Internet. Ensino de Matemática.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9909Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1066-10831980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9909/7290https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9909/10468Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Ricardo OliveiraMaltempi, Marcus Vinicius2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9909Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Caiu na Net: e agora?
title Caiu na Net: e agora?
spellingShingle Caiu na Net: e agora?
Mendes, Ricardo Oliveira
Hipertexto
Rizoma
Cálculo
Internet
Educação Matemática
title_short Caiu na Net: e agora?
title_full Caiu na Net: e agora?
title_fullStr Caiu na Net: e agora?
title_full_unstemmed Caiu na Net: e agora?
title_sort Caiu na Net: e agora?
author Mendes, Ricardo Oliveira
author_facet Mendes, Ricardo Oliveira
Maltempi, Marcus Vinicius
author_role author
author2 Maltempi, Marcus Vinicius
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ricardo Oliveira
Maltempi, Marcus Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Hipertexto
Rizoma
Cálculo
Internet
Educação Matemática
topic Hipertexto
Rizoma
Cálculo
Internet
Educação Matemática
description Neste artigo temos como objetivo problematizar o conceito de hipertexto e sua suposta “aproximação” com o conceito filosófico de rizoma, de Deleuze e Guattari. Para tanto, recorremos aos escritos destes dois filósofos acerca do rizoma e a uma experiência de pesquisa em uma disciplina intitulada Matemática Aplicada, da grade curricular de um curso de Ciências Biológicas. Os conceitos de hipertexto e rizoma nos colocam em movimento ao questionarmos: É possível estudar Cálculo Diferencial e Integral sem pré-requisitos ou sem uma estrutura hierárquica de conteúdos? Este questionamento norteia todo o movimento de pesquisa que originou o texto aqui apresentado. Como desdobramentos, destacamos: textos ou hipertextos estão igualmente “próximos” ao conceito de rizoma; também, “libertar” a matemática de um eixo estrutural hierárquico favorece a invenção em sala de aula. Palavras-Chave: Hipertexto. Rizoma. Cálculo. Internet. Ensino de Matemática.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9909
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9909/7290
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9909/10468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 1066-1083
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875508240384