Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Hélia Margarida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598
Resumo: Nesta investigação identificamos as estratégias e os tipos de pensamento algébrico mobilizados por três alunos de diferentes ciclos do Ensino Básico na execução de um mesmo conjunto de tarefas. O objetivo foi o de relacionar os tipos de pensamento algébrico mobilizados e os objetivos de aprendizagem presentes nos documentos oficiais de orientação curricular vigentes em Portugal, tendo em conta o nível de escolaridade dos alunos. A recolha de dados foi realizada numa escola da região de Lisboa por meio da aplicação, acompanhada de entrevista, de quatro tarefas. Organizamos os tipos de pensamento algébrico mobilizados pelos alunos em função de três grandes categorias, nomeadamente Aritmética Generalizada, Pensamento Funcional e Modelação, e de subcategorias que emergiram no decorrer da análise. Este estudo sugere que alunos de diferentes níveis de escolaridade mobilizam diversos tipos de pensamento algébrico, embora apresentem estratégias de resolução semelhantes. Palavras-chave: Pensamento Algébrico. Estratégias. Tipos de Pensamento Algébrico. Algebraic Thinking through the Basic Education in Portugal Abstract In this research we identify strategies and types of algebraic thinking used by three students of different levels of Basic School Level in carrying out of same set of tasks. The goal was to relate the types of algebraic thinking used with the learning aims presented in the official documents of Portuguese Curricular Orientation but without forgetting the students’ levels. The process of collecting data was done in a school in Lisbon through the application of four tasks accompanied by interviews. We organized the types of algebraic thinking expressed by the students in three main categories: Generalized Arithmetic, Functional Thinking and Modelling, and also in subcategories which emerged during the process of data analysis. This research suggests that students from different school grades used different types of algebraic thinking in spite of using similar resolution strategies. Keywords: Algebraic Thinking. Strategies. Types of Algebraic Thinking.
id UNESP-14_9816913c02839dd98b97fac627c1fcbc
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4598
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em PortugalPensamento Algébrico. Estratégias. Tipos de Pensamento Algébrico.Nesta investigação identificamos as estratégias e os tipos de pensamento algébrico mobilizados por três alunos de diferentes ciclos do Ensino Básico na execução de um mesmo conjunto de tarefas. O objetivo foi o de relacionar os tipos de pensamento algébrico mobilizados e os objetivos de aprendizagem presentes nos documentos oficiais de orientação curricular vigentes em Portugal, tendo em conta o nível de escolaridade dos alunos. A recolha de dados foi realizada numa escola da região de Lisboa por meio da aplicação, acompanhada de entrevista, de quatro tarefas. Organizamos os tipos de pensamento algébrico mobilizados pelos alunos em função de três grandes categorias, nomeadamente Aritmética Generalizada, Pensamento Funcional e Modelação, e de subcategorias que emergiram no decorrer da análise. Este estudo sugere que alunos de diferentes níveis de escolaridade mobilizam diversos tipos de pensamento algébrico, embora apresentem estratégias de resolução semelhantes. Palavras-chave: Pensamento Algébrico. Estratégias. Tipos de Pensamento Algébrico. Algebraic Thinking through the Basic Education in Portugal Abstract In this research we identify strategies and types of algebraic thinking used by three students of different levels of Basic School Level in carrying out of same set of tasks. The goal was to relate the types of algebraic thinking used with the learning aims presented in the official documents of Portuguese Curricular Orientation but without forgetting the students’ levels. The process of collecting data was done in a school in Lisbon through the application of four tasks accompanied by interviews. We organized the types of algebraic thinking expressed by the students in three main categories: Generalized Arithmetic, Functional Thinking and Modelling, and also in subcategories which emerged during the process of data analysis. This research suggests that students from different school grades used different types of algebraic thinking in spite of using similar resolution strategies. Keywords: Algebraic Thinking. Strategies. Types of Algebraic Thinking.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 97-1261980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598/3704Cyrino, Márcia Cristina de Costa TrindadeOliveira, Hélia Margarida deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T05:36:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4598Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-05-23T05:36:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
title Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
spellingShingle Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Pensamento Algébrico. Estratégias. Tipos de Pensamento Algébrico.
title_short Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
title_full Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
title_fullStr Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
title_full_unstemmed Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
title_sort Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
author Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_facet Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Oliveira, Hélia Margarida de
author_role author
author2 Oliveira, Hélia Margarida de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Oliveira, Hélia Margarida de
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Algébrico. Estratégias. Tipos de Pensamento Algébrico.
topic Pensamento Algébrico. Estratégias. Tipos de Pensamento Algébrico.
description Nesta investigação identificamos as estratégias e os tipos de pensamento algébrico mobilizados por três alunos de diferentes ciclos do Ensino Básico na execução de um mesmo conjunto de tarefas. O objetivo foi o de relacionar os tipos de pensamento algébrico mobilizados e os objetivos de aprendizagem presentes nos documentos oficiais de orientação curricular vigentes em Portugal, tendo em conta o nível de escolaridade dos alunos. A recolha de dados foi realizada numa escola da região de Lisboa por meio da aplicação, acompanhada de entrevista, de quatro tarefas. Organizamos os tipos de pensamento algébrico mobilizados pelos alunos em função de três grandes categorias, nomeadamente Aritmética Generalizada, Pensamento Funcional e Modelação, e de subcategorias que emergiram no decorrer da análise. Este estudo sugere que alunos de diferentes níveis de escolaridade mobilizam diversos tipos de pensamento algébrico, embora apresentem estratégias de resolução semelhantes. Palavras-chave: Pensamento Algébrico. Estratégias. Tipos de Pensamento Algébrico. Algebraic Thinking through the Basic Education in Portugal Abstract In this research we identify strategies and types of algebraic thinking used by three students of different levels of Basic School Level in carrying out of same set of tasks. The goal was to relate the types of algebraic thinking used with the learning aims presented in the official documents of Portuguese Curricular Orientation but without forgetting the students’ levels. The process of collecting data was done in a school in Lisbon through the application of four tasks accompanied by interviews. We organized the types of algebraic thinking expressed by the students in three main categories: Generalized Arithmetic, Functional Thinking and Modelling, and also in subcategories which emerged during the process of data analysis. This research suggests that students from different school grades used different types of algebraic thinking in spite of using similar resolution strategies. Keywords: Algebraic Thinking. Strategies. Types of Algebraic Thinking.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598/3704
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 97-126
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873935376384