Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538 |
Resumo: | Examinamos a literatura sobre metodologia do videoteipe para a pesquisa observacional em Educação Matemática. Organizamos este exame apresentando questões relacionadas à coleta de dados, preocupações éticas, análise de dados, fitas como dados versus transcrições como dados e apresentação da pesquisa. Para lidar com a lacuna percebida na literatura, propomos um modelo para analisar dados no contexto de investigações sobre o trabalho matemático e o desenvolvimento do pensamento de estudantes engajados em investigações matemáticas. O modelo que propomos é baseado em quase duas décadas de experiências de pesquisa no The Robert B. Davis Institute for Learning, Graduate School of Education, Rutgers University, New Brunswick, New Jersey, EUA |
id |
UNESP-14_9a7714962d5480bf620379b5ada86003 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10538 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de EstudantesMetodologia de Vídeo. Estudos Observacionais. Desenvolvimento de Idéias Matemáticas. Desenvolvimento de Formas de Raciocínio Matemáticos. Estudo LongitudinalExaminamos a literatura sobre metodologia do videoteipe para a pesquisa observacional em Educação Matemática. Organizamos este exame apresentando questões relacionadas à coleta de dados, preocupações éticas, análise de dados, fitas como dados versus transcrições como dados e apresentação da pesquisa. Para lidar com a lacuna percebida na literatura, propomos um modelo para analisar dados no contexto de investigações sobre o trabalho matemático e o desenvolvimento do pensamento de estudantes engajados em investigações matemáticas. O modelo que propomos é baseado em quase duas décadas de experiências de pesquisa no The Robert B. Davis Institute for Learning, Graduate School of Education, Rutgers University, New Brunswick, New Jersey, EUAUNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 21 (2004); 81-1401980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538/6944Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPowell, Arthur B.Francisco, John M.Maher, Carolyn A.2015-10-06T16:27:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10538Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T16:27:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes |
title |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes |
spellingShingle |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes Powell, Arthur B. Metodologia de Vídeo. Estudos Observacionais. Desenvolvimento de Idéias Matemáticas. Desenvolvimento de Formas de Raciocínio Matemáticos. Estudo Longitudinal |
title_short |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes |
title_full |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes |
title_fullStr |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes |
title_full_unstemmed |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes |
title_sort |
Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes |
author |
Powell, Arthur B. |
author_facet |
Powell, Arthur B. Francisco, John M. Maher, Carolyn A. |
author_role |
author |
author2 |
Francisco, John M. Maher, Carolyn A. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Powell, Arthur B. Francisco, John M. Maher, Carolyn A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de Vídeo. Estudos Observacionais. Desenvolvimento de Idéias Matemáticas. Desenvolvimento de Formas de Raciocínio Matemáticos. Estudo Longitudinal |
topic |
Metodologia de Vídeo. Estudos Observacionais. Desenvolvimento de Idéias Matemáticas. Desenvolvimento de Formas de Raciocínio Matemáticos. Estudo Longitudinal |
description |
Examinamos a literatura sobre metodologia do videoteipe para a pesquisa observacional em Educação Matemática. Organizamos este exame apresentando questões relacionadas à coleta de dados, preocupações éticas, análise de dados, fitas como dados versus transcrições como dados e apresentação da pesquisa. Para lidar com a lacuna percebida na literatura, propomos um modelo para analisar dados no contexto de investigações sobre o trabalho matemático e o desenvolvimento do pensamento de estudantes engajados em investigações matemáticas. O modelo que propomos é baseado em quase duas décadas de experiências de pesquisa no The Robert B. Davis Institute for Learning, Graduate School of Education, Rutgers University, New Brunswick, New Jersey, EUA |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538/6944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 21 (2004); 81-140 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215875864756224 |