Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Powell, Arthur B.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Francisco, John M., Maher, Carolyn A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538
Resumo: Examinamos a literatura sobre metodologia do videoteipe para a pesquisa observacional em Educação Matemática. Organizamos este exame apresentando questões relacionadas à coleta de dados, preocupações éticas, análise de dados, fitas como dados versus transcrições como dados e apresentação da pesquisa. Para lidar com a lacuna percebida na literatura, propomos um modelo para analisar dados no contexto de investigações sobre o trabalho matemático e o desenvolvimento do pensamento de estudantes engajados em investigações matemáticas. O modelo que propomos é baseado em quase duas décadas de experiências de pesquisa no The Robert B. Davis Institute for Learning, Graduate School of Education, Rutgers University, New Brunswick, New Jersey, EUA
id UNESP-14_9a7714962d5480bf620379b5ada86003
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10538
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de EstudantesMetodologia de Vídeo. Estudos Observacionais. Desenvolvimento de Idéias Matemáticas. Desenvolvimento de Formas de Raciocínio Matemáticos. Estudo LongitudinalExaminamos a literatura sobre metodologia do videoteipe para a pesquisa observacional em Educação Matemática. Organizamos este exame apresentando questões relacionadas à coleta de dados, preocupações éticas, análise de dados, fitas como dados versus transcrições como dados e apresentação da pesquisa. Para lidar com a lacuna percebida na literatura, propomos um modelo para analisar dados no contexto de investigações sobre o trabalho matemático e o desenvolvimento do pensamento de estudantes engajados em investigações matemáticas. O modelo que propomos é baseado em quase duas décadas de experiências de pesquisa no The Robert B. Davis Institute for Learning, Graduate School of Education, Rutgers University, New Brunswick, New Jersey, EUAUNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 21 (2004); 81-1401980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538/6944Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPowell, Arthur B.Francisco, John M.Maher, Carolyn A.2015-10-06T16:27:14Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10538Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-06T16:27:14Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
title Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
spellingShingle Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
Powell, Arthur B.
Metodologia de Vídeo. Estudos Observacionais. Desenvolvimento de Idéias Matemáticas. Desenvolvimento de Formas de Raciocínio Matemáticos. Estudo Longitudinal
title_short Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
title_full Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
title_fullStr Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
title_full_unstemmed Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
title_sort Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes
author Powell, Arthur B.
author_facet Powell, Arthur B.
Francisco, John M.
Maher, Carolyn A.
author_role author
author2 Francisco, John M.
Maher, Carolyn A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Powell, Arthur B.
Francisco, John M.
Maher, Carolyn A.
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de Vídeo. Estudos Observacionais. Desenvolvimento de Idéias Matemáticas. Desenvolvimento de Formas de Raciocínio Matemáticos. Estudo Longitudinal
topic Metodologia de Vídeo. Estudos Observacionais. Desenvolvimento de Idéias Matemáticas. Desenvolvimento de Formas de Raciocínio Matemáticos. Estudo Longitudinal
description Examinamos a literatura sobre metodologia do videoteipe para a pesquisa observacional em Educação Matemática. Organizamos este exame apresentando questões relacionadas à coleta de dados, preocupações éticas, análise de dados, fitas como dados versus transcrições como dados e apresentação da pesquisa. Para lidar com a lacuna percebida na literatura, propomos um modelo para analisar dados no contexto de investigações sobre o trabalho matemático e o desenvolvimento do pensamento de estudantes engajados em investigações matemáticas. O modelo que propomos é baseado em quase duas décadas de experiências de pesquisa no The Robert B. Davis Institute for Learning, Graduate School of Education, Rutgers University, New Brunswick, New Jersey, EUA
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538/6944
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 17 n. 21 (2004); 81-140
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875864756224