O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4302 |
Resumo: | Situações que envolvem modelação possuem um grande potencial no processo de ensino aprendizagem, porém, não são tão utilizadas nas aulas como seria desejável e expectável. Como professores cabe-nos o papel de preparar tarefas de modelação do quotidiano dos alunos, que envolvam, na sua perspectiva, verdadeiros problemas, de modo a que se consciencializem da efectiva possível simbiose entre os contextos da modelação e da resolução de problemas. Neste artigo apresento e discuto algumas situações de possível introdução à teoria de grafos, modelando a rotina diária nos diferentes níveis de escolaridade portugueses. As tarefas foram preparadas com o intuito de permitir aos alunos criarem os seus significados e desenvolverem a capacidade de efectuar conexões entre diferentes conteúdos e contextos, levando-os a atribuírem-lhe um carácter móvel através de uma rede conceptual. Serão ainda discutidos alguns aspectos da prática docente e conhecimento profissional bem como implicações deste tipo de abordagem e trabalho para a aprendizagem. |
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