O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Miguel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4302
Resumo: Situações que envolvem modelação possuem um grande potencial no processo de ensino aprendizagem, porém, não são tão utilizadas nas aulas como seria desejável e expectável. Como professores cabe-nos o papel de preparar tarefas de modelação do quotidiano dos alunos, que envolvam, na sua perspectiva, verdadeiros problemas, de modo a que se consciencializem da efectiva possível simbiose entre os contextos da modelação e da resolução de problemas. Neste artigo apresento e discuto algumas situações de possível introdução à teoria de grafos, modelando a rotina diária nos diferentes níveis de escolaridade portugueses. As tarefas foram preparadas com o intuito de permitir aos alunos criarem os seus significados e desenvolverem a capacidade de efectuar conexões entre diferentes conteúdos e contextos, levando-os a atribuírem-lhe um carácter móvel através de uma rede conceptual. Serão ainda discutidos alguns aspectos da prática docente e conhecimento profissional bem como implicações deste tipo de abordagem e trabalho para a aprendizagem.
id UNESP-14_a473daeb11501048170b486c4e74edc2
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4302
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidianoModelaçãoSituações do quotidianoGrafosConhecimento profissional.Situações que envolvem modelação possuem um grande potencial no processo de ensino aprendizagem, porém, não são tão utilizadas nas aulas como seria desejável e expectável. Como professores cabe-nos o papel de preparar tarefas de modelação do quotidiano dos alunos, que envolvam, na sua perspectiva, verdadeiros problemas, de modo a que se consciencializem da efectiva possível simbiose entre os contextos da modelação e da resolução de problemas. Neste artigo apresento e discuto algumas situações de possível introdução à teoria de grafos, modelando a rotina diária nos diferentes níveis de escolaridade portugueses. As tarefas foram preparadas com o intuito de permitir aos alunos criarem os seus significados e desenvolverem a capacidade de efectuar conexões entre diferentes conteúdos e contextos, levando-os a atribuírem-lhe um carácter móvel através de uma rede conceptual. Serão ainda discutidos alguns aspectos da prática docente e conhecimento profissional bem como implicações deste tipo de abordagem e trabalho para a aprendizagem.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4302Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 977-10041980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4302/3436Ribeiro, Carlos Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-23T20:10:27Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4302Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-09-23T20:10:27Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
title O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
spellingShingle O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
Ribeiro, Carlos Miguel
Modelação
Situações do quotidiano
Grafos
Conhecimento profissional.
title_short O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
title_full O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
title_fullStr O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
title_full_unstemmed O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
title_sort O Impacto da Modelação no Processo de Ensino Aprendizagem: uma simbiose entre a resolução de problemas e a modelação do quotidiano
author Ribeiro, Carlos Miguel
author_facet Ribeiro, Carlos Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Modelação
Situações do quotidiano
Grafos
Conhecimento profissional.
topic Modelação
Situações do quotidiano
Grafos
Conhecimento profissional.
description Situações que envolvem modelação possuem um grande potencial no processo de ensino aprendizagem, porém, não são tão utilizadas nas aulas como seria desejável e expectável. Como professores cabe-nos o papel de preparar tarefas de modelação do quotidiano dos alunos, que envolvam, na sua perspectiva, verdadeiros problemas, de modo a que se consciencializem da efectiva possível simbiose entre os contextos da modelação e da resolução de problemas. Neste artigo apresento e discuto algumas situações de possível introdução à teoria de grafos, modelando a rotina diária nos diferentes níveis de escolaridade portugueses. As tarefas foram preparadas com o intuito de permitir aos alunos criarem os seus significados e desenvolverem a capacidade de efectuar conexões entre diferentes conteúdos e contextos, levando-os a atribuírem-lhe um carácter móvel através de uma rede conceptual. Serão ainda discutidos alguns aspectos da prática docente e conhecimento profissional bem como implicações deste tipo de abordagem e trabalho para a aprendizagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4302
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4302/3436
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 23 n. 37 (2010); 977-1004
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215873911259136