Modelação de Processos de Negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casaca, Jorge Miguel António Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11919
Resumo: Atualmente as organizações vivem num ambiente de grande competição, com muitos desafios sendo que necessitam de manter vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Face aos problemas e desafios, as organizações têm a necessidade de encontrar soluções através da adoção de modelos que permitem a gestão e modelação de processos de negócio e consequentemente implementar medidas adequadas para a resolução de possíveis problemas no negócio como redução de custos, aumentar a produtividade, evitar desperdício de material, entre outros. O Business Process Management surge como uma das técnicas de software empresarial mais modernas para automatizar e otimizar processos de negócio para um correto funcionamento das organizações, que dessa forma permite sobreviver e progredir numa sociedade em constante mudança. É importante que todos os funcionários de uma organização tenham consciência dos recursos utilizados na organização e estejam em sincronia. Com o BPM é possível decompor toda a atividade global de uma organização num conjunto de processos, entidades independentes, otimizar os tempos, oportunidades e custos, podendo ser analisadas com detalhe e automatizando ações repetidas tanto no sistema como nas pessoas que fazem parte da organização. A modelação dos processos de negócio dentro de uma organização, são assim representados de uma forma simples e compreensível a todos os funcionários. Este estudo pretende demonstrar a necessidade de criação de modelos organizacionais utilizando a abordagem BPM. Foi realizada uma pesquisa literária sobre o valor e estado de arte do BPM nos processos de negócio numa organização, outras possíveis abordagens para a representação dos processos da organização, gestão de processos, modelação de processos e a respetiva notação padrão, ferramentas possíveis para o desenvolvimento dos diagramas e possíveis critérios de avaliação para a solução desenvolvida. Para obter o máximo de conhecimento de forma detalhada, foram realizadas algumas reuniões, com questões preparadas previamente para que fosse possível a construção de um modelo mais próximo da realidade. O objetivo do estudo visa desenvolver ou modelar o processo de negocio de gestão académica para o Instituto Superior de Engenharia do Porto, nomeadamente com subprocessos, como boletim de matrícula usado para os alunos que pretendam se inscrever, assim como, o boletim de matrícula para alunos de Erasmus, entre outros. Deve ser utilizada uma abordagem BPM, nomeadamente uma linguagem e uma ferramenta adequada para a modelação dos processos.
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É importante que todos os funcionários de uma organização tenham consciência dos recursos utilizados na organização e estejam em sincronia. Com o BPM é possível decompor toda a atividade global de uma organização num conjunto de processos, entidades independentes, otimizar os tempos, oportunidades e custos, podendo ser analisadas com detalhe e automatizando ações repetidas tanto no sistema como nas pessoas que fazem parte da organização. A modelação dos processos de negócio dentro de uma organização, são assim representados de uma forma simples e compreensível a todos os funcionários. Este estudo pretende demonstrar a necessidade de criação de modelos organizacionais utilizando a abordagem BPM. Foi realizada uma pesquisa literária sobre o valor e estado de arte do BPM nos processos de negócio numa organização, outras possíveis abordagens para a representação dos processos da organização, gestão de processos, modelação de processos e a respetiva notação padrão, ferramentas possíveis para o desenvolvimento dos diagramas e possíveis critérios de avaliação para a solução desenvolvida. Para obter o máximo de conhecimento de forma detalhada, foram realizadas algumas reuniões, com questões preparadas previamente para que fosse possível a construção de um modelo mais próximo da realidade. O objetivo do estudo visa desenvolver ou modelar o processo de negocio de gestão académica para o Instituto Superior de Engenharia do Porto, nomeadamente com subprocessos, como boletim de matrícula usado para os alunos que pretendam se inscrever, assim como, o boletim de matrícula para alunos de Erasmus, entre outros. Deve ser utilizada uma abordagem BPM, nomeadamente uma linguagem e uma ferramenta adequada para a modelação dos processos.Today, organizations live in a competitive environment, with many challenges and need to maintain competitive advantage over their competitors. Given the problems and challenges, organizations need to find solutions through the adoption of models that allow the management and modeling of business processes and consequently implement appropriate measures to solve possible problems in the business, such as reducing costs, increasing productivity, avoid waste of material among others. Business Process Management emerges as one of the most modern business software techniques to automate and optimize business processes for the correct functioning of organizations, which in a way allows them to survive and progress in an ever-changing society. It is important that all employees in an organization are aware of the resources used in the organization and are in sync. With BPM it is possible to decompose all the global activity of an organization into a set of processes, independent entities, optimize times, opportunities and costs, being able to be analyzed in detail and automating repeated actions both in the system and in the people who are part of the organization. The modeling of business processes within an organization are represented as a simple and understandable to all employees. This study intends to demonstrate the need to create organizational models using the BPM approach. A literary research on the value and state of art of BPM in the business processes in an organization was carried out, other possible approaches for the representation of the processes of the organization, process management, process modeling and the respective standard notation, possible tools for the development diagrams and possible evaluation criteria for the solution developed. To obtain the maximum knowledge in a detailed way, some meetings were held with questions prepared in advance so that it was possible to build a model closer to reality. The objective of the study is to develop or model the business process of academic management for the Higher Institute of Engineering of Porto, namely with subprocesses as a registration form used for students wishing to enroll as well as the registration form for Erasmus students, among others. A BPM approach should be used, namely a language and a suitable tool for process modeling.Figueiredo, Ana Maria Neves Almeida BaptistaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCasaca, Jorge Miguel António Ferreira2018-09-11T09:53:34Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11919TID:201972050porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:14.289970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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