Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778 |
Resumo: | Tanto países industrializados como também países do Terceiro Mundo enfrentam a necessidade de “multi-culturizar” seus currículos matemáticos. Após uma breve descrição da tradição do desenho do povo Tchokwe (Angola), dão-se algumas sugestões de possíveis usos dos seus pictogramas na aula de matemática. Os exemplos dados neste artigo vão do estudo de relações aritméticas, progressões, simetria, semelhanças e grafos de Euler à determinação do máximo divisor comum de dois números naturais. |
id |
UNESP-14_b02254e6480497f71bf9f71cd1a84e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10778 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de MatemáticaTanto países industrializados como também países do Terceiro Mundo enfrentam a necessidade de “multi-culturizar” seus currículos matemáticos. Após uma breve descrição da tradição do desenho do povo Tchokwe (Angola), dão-se algumas sugestões de possíveis usos dos seus pictogramas na aula de matemática. Os exemplos dados neste artigo vão do estudo de relações aritméticas, progressões, simetria, semelhanças e grafos de Euler à determinação do máximo divisor comum de dois números naturais.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778Bolema: Boletim de Educação Matemática; Edição Especial 1 (1989); 51-771980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778/7153Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGerdes, Paulus2015-10-13T15:08:53Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10778Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T15:08:53Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática |
title |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática |
spellingShingle |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática Gerdes, Paulus |
title_short |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática |
title_full |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática |
title_fullStr |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática |
title_full_unstemmed |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática |
title_sort |
Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática |
author |
Gerdes, Paulus |
author_facet |
Gerdes, Paulus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerdes, Paulus |
description |
Tanto países industrializados como também países do Terceiro Mundo enfrentam a necessidade de “multi-culturizar” seus currículos matemáticos. Após uma breve descrição da tradição do desenho do povo Tchokwe (Angola), dão-se algumas sugestões de possíveis usos dos seus pictogramas na aula de matemática. Os exemplos dados neste artigo vão do estudo de relações aritméticas, progressões, simetria, semelhanças e grafos de Euler à determinação do máximo divisor comum de dois números naturais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778/7153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; Edição Especial 1 (1989); 51-77 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215876652236800 |