Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerdes, Paulus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778
Resumo: Tanto países industrializados como também países do Terceiro Mundo enfrentam a necessidade de “multi-culturizar” seus currículos matemáticos. Após uma breve descrição da tradição do desenho do povo Tchokwe (Angola), dão-se algumas sugestões de possíveis usos dos seus pictogramas na aula de matemática. Os exemplos dados neste artigo vão do estudo de relações aritméticas, progressões, simetria, semelhanças e grafos de Euler à determinação do máximo divisor comum de dois números naturais.
id UNESP-14_b02254e6480497f71bf9f71cd1a84e9a
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10778
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de MatemáticaTanto países industrializados como também países do Terceiro Mundo enfrentam a necessidade de “multi-culturizar” seus currículos matemáticos. Após uma breve descrição da tradição do desenho do povo Tchokwe (Angola), dão-se algumas sugestões de possíveis usos dos seus pictogramas na aula de matemática. Os exemplos dados neste artigo vão do estudo de relações aritméticas, progressões, simetria, semelhanças e grafos de Euler à determinação do máximo divisor comum de dois números naturais.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778Bolema: Boletim de Educação Matemática; Edição Especial 1 (1989); 51-771980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778/7153Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGerdes, Paulus2015-10-13T15:08:53Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10778Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T15:08:53Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
title Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
spellingShingle Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
Gerdes, Paulus
title_short Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
title_full Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
title_fullStr Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
title_full_unstemmed Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
title_sort Desenhos Tradicionais na Areia em Angola e seus Possíveis Usos na Aula de Matemática
author Gerdes, Paulus
author_facet Gerdes, Paulus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerdes, Paulus
description Tanto países industrializados como também países do Terceiro Mundo enfrentam a necessidade de “multi-culturizar” seus currículos matemáticos. Após uma breve descrição da tradição do desenho do povo Tchokwe (Angola), dão-se algumas sugestões de possíveis usos dos seus pictogramas na aula de matemática. Os exemplos dados neste artigo vão do estudo de relações aritméticas, progressões, simetria, semelhanças e grafos de Euler à determinação do máximo divisor comum de dois números naturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10778/7153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; Edição Especial 1 (1989); 51-77
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215876652236800