Recontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259225 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar as formas as quais os contos orais tradicionais africanos (do Mali) podem ser usados, em sua integralidade, em sala de aula para ensinar a história do Mali. Para tal, buscamos analisar como funcionam as oralidades e narrativas africanas tradicionais. Ao mesmo tempo, buscamos ver como funcionam as oralidades e narrativas na sala de aula. Analisa-se o Épico de Sundiata buscando ver quais os conhecimentos que se transmite. Por fim, busca-se uma proposta de como utilizar o conto (Épico de Sundiata) mantendo a oralidade e respeitando as particularidades. |
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Vilela, Pedro Correa MeyerPereira, Nilton Mullet2023-06-20T03:30:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/259225001171127O presente trabalho busca analisar as formas as quais os contos orais tradicionais africanos (do Mali) podem ser usados, em sua integralidade, em sala de aula para ensinar a história do Mali. Para tal, buscamos analisar como funcionam as oralidades e narrativas africanas tradicionais. Ao mesmo tempo, buscamos ver como funcionam as oralidades e narrativas na sala de aula. Analisa-se o Épico de Sundiata buscando ver quais os conhecimentos que se transmite. Por fim, busca-se uma proposta de como utilizar o conto (Épico de Sundiata) mantendo a oralidade e respeitando as particularidades.The present work analyses the ways in which the African traditional oral tales (of Mali) may be used, in its fullness, in the classroom to teach the history of Mali. As such, we searched and analyzed the ways on which the narratives and speech function in traditional African systems. At the same time, we searched and analyzed the ways on which the narratives and speech function in modern classrooms. We analyzed the Sundiata Epic seeking to understand the knowledge it transmits. At last, we have searched to make a proposal on ways to utilize the tale (Epic of Sundiata) maintaining it’s oral aspect as well as respecting its particularities.application/pdfporEnsino de históriaHistória oralNarrativas oraisHistória da ÁfricaContação de históriasHistory teachingAfrican traditional oral talesNarrativeStorytellingEducationRecontando o contado : usos de narrativas tradicionais em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2023História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171127.pdf.txt001171127.pdf.txtExtracted Texttext/plain116320http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259225/2/001171127.pdf.txtbff3adf24814a2fe8daf68d790527208MD52ORIGINAL001171127.pdfTexto completoapplication/pdf482714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259225/1/001171127.pdff8c9f2e063a27d39ad351d118aa8818bMD5110183/2592252023-06-21 03:34:09.377641oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259225Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-21T06:34:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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