Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carla Gonçalves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Schwantz, Josimara Wikboldt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901
Resumo: A implementação de Diretrizes Curriculares Básicas revigorou antigas rotinas escolares, fazendo surgir outros modos de ver, ouvir e narrar constituintes das subjetivações professorais. Nesse sentido, o trabalho com projetos de ensino de onze estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel favoreceu o desenvolvimento deste texto. Este estudo utiliza o método investigativo cartográfico para acompanhar processos de subjetivação na formação inicial de professores de Matemática através de dispositivos como observações participantes, questionários orientadores de narrativa e encontros temáticos com o grupo. Os dados foram coletados durante o ano letivo relativo à tal formação, e sua análise deu-se segundo conceitos desenvolvidos na filosofia de Deleuze e Guattari. O campo problemático que fomentou este exercício cartográfico detectou pontos denominados buracos negros do autoritarismo, da docência circular e da avaliação punitiva, em que o fluxo criativo das práticas docentes foi estagnado, interrompendo os processos inovadores, reincidindo em funcionamentos molarizados.
id UNESP-14_b36cc3f0db215231592ee9d6b426ba0f
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9901
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de MatemáticaFormação docenteProjetos de EnsinoProcessos de subjetivaçãoCartografiaA implementação de Diretrizes Curriculares Básicas revigorou antigas rotinas escolares, fazendo surgir outros modos de ver, ouvir e narrar constituintes das subjetivações professorais. Nesse sentido, o trabalho com projetos de ensino de onze estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel favoreceu o desenvolvimento deste texto. Este estudo utiliza o método investigativo cartográfico para acompanhar processos de subjetivação na formação inicial de professores de Matemática através de dispositivos como observações participantes, questionários orientadores de narrativa e encontros temáticos com o grupo. Os dados foram coletados durante o ano letivo relativo à tal formação, e sua análise deu-se segundo conceitos desenvolvidos na filosofia de Deleuze e Guattari. O campo problemático que fomentou este exercício cartográfico detectou pontos denominados buracos negros do autoritarismo, da docência circular e da avaliação punitiva, em que o fluxo criativo das práticas docentes foi estagnado, interrompendo os processos inovadores, reincidindo em funcionamentos molarizados.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo cartográficoapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 939 - 9531980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901/7946https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901/10464https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901/10465Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Carla GonçalvesSchwantz, Josimara Wikboldt2017-05-03T09:56:16Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9901Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2017-05-03T09:56:16Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática
title Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática
spellingShingle Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática
Rodrigues, Carla Gonçalves
Formação docente
Projetos de Ensino
Processos de subjetivação
Cartografia
title_short Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_full Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_fullStr Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_full_unstemmed Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_sort Buracos Negros na Formação Inicial de Professores de Matemática
author Rodrigues, Carla Gonçalves
author_facet Rodrigues, Carla Gonçalves
Schwantz, Josimara Wikboldt
author_role author
author2 Schwantz, Josimara Wikboldt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carla Gonçalves
Schwantz, Josimara Wikboldt
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Projetos de Ensino
Processos de subjetivação
Cartografia
topic Formação docente
Projetos de Ensino
Processos de subjetivação
Cartografia
description A implementação de Diretrizes Curriculares Básicas revigorou antigas rotinas escolares, fazendo surgir outros modos de ver, ouvir e narrar constituintes das subjetivações professorais. Nesse sentido, o trabalho com projetos de ensino de onze estagiários do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPel favoreceu o desenvolvimento deste texto. Este estudo utiliza o método investigativo cartográfico para acompanhar processos de subjetivação na formação inicial de professores de Matemática através de dispositivos como observações participantes, questionários orientadores de narrativa e encontros temáticos com o grupo. Os dados foram coletados durante o ano letivo relativo à tal formação, e sua análise deu-se segundo conceitos desenvolvidos na filosofia de Deleuze e Guattari. O campo problemático que fomentou este exercício cartográfico detectou pontos denominados buracos negros do autoritarismo, da docência circular e da avaliação punitiva, em que o fluxo criativo das práticas docentes foi estagnado, interrompendo os processos inovadores, reincidindo em funcionamentos molarizados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método cartográfico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901/7946
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901/10464
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9901/10465
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 30 n. 56 (2016); 939 - 953
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875501948928