Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros, Ana Paula dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6891
Resumo: Resumo Esse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas. Palavras-chave: Contextualização. Educação Matemática Crítica. Interdisciplinaridade. Interesse. Abstract This paper is a theoretical essay which aims to present, based on a literature review on Mathematical Modeling, how some trends on Education and Mathematics Education are approached in academic research. It also underlines some of the main theoretical principles discussed in the literature such as Critical Mathematics Education, Interest, Interdisciplinary, and Contextualization. An overview of the research on Modeling conducted in Brazil related to other educational trends is outlined. Some of the main theoretical references approached by most of the authors are also presented. Some perspectives for future research are pointed out, as well as the need for a continuous theoretical debate concerning these themes. Keywords: Contextualization. Critical Mathematics Education. Interdisciplinary Studies. Interest.
id UNESP-14_d5df903659f82b2f2e84f734e821351d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6891
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação MatemáticaResumo Esse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas. Palavras-chave: Contextualização. Educação Matemática Crítica. Interdisciplinaridade. Interesse. Abstract This paper is a theoretical essay which aims to present, based on a literature review on Mathematical Modeling, how some trends on Education and Mathematics Education are approached in academic research. It also underlines some of the main theoretical principles discussed in the literature such as Critical Mathematics Education, Interest, Interdisciplinary, and Contextualization. An overview of the research on Modeling conducted in Brazil related to other educational trends is outlined. Some of the main theoretical references approached by most of the authors are also presented. Some perspectives for future research are pointed out, as well as the need for a continuous theoretical debate concerning these themes. Keywords: Contextualization. Critical Mathematics Education. Interdisciplinary Studies. Interest.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2013-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6891Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 43 (2012); 883-9051980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6891/4974Malheiros, Ana Paula dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-13T23:59:45Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6891Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:59:45Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
spellingShingle Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
Malheiros, Ana Paula dos Santos
title_short Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title_full Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title_fullStr Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title_full_unstemmed Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title_sort Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
author Malheiros, Ana Paula dos Santos
author_facet Malheiros, Ana Paula dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiros, Ana Paula dos Santos
description Resumo Esse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas. Palavras-chave: Contextualização. Educação Matemática Crítica. Interdisciplinaridade. Interesse. Abstract This paper is a theoretical essay which aims to present, based on a literature review on Mathematical Modeling, how some trends on Education and Mathematics Education are approached in academic research. It also underlines some of the main theoretical principles discussed in the literature such as Critical Mathematics Education, Interest, Interdisciplinary, and Contextualization. An overview of the research on Modeling conducted in Brazil related to other educational trends is outlined. Some of the main theoretical references approached by most of the authors are also presented. Some perspectives for future research are pointed out, as well as the need for a continuous theoretical debate concerning these themes. Keywords: Contextualization. Critical Mathematics Education. Interdisciplinary Studies. Interest.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6891
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6891/4974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 43 (2012); 883-905
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874685108224