Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006 http://hdl.handle.net/11449/29143 |
Resumo: | Esse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas. |
id |
UNSP_a07ce4e0153f0293450dd8538b5a7e12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/29143 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação MatemáticaResearches on Mathematical Modeling and diverse trends on Education and Mathematics EducationContextualizaçãoEducação Matemática CríticaInterdisciplinaridadeInteresseContextualizationCritical Mathematics EducationInterdisciplinary StudiesInterestEsse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas.This paper is a theoretical essay which aims to present, based on a literature review on Mathematical Modeling, how some trends on Education and Mathematics Education are approached in academic research. It also underlines some of the main theoretical principles discussed in the literature such as Critical Mathematics Education, Interest, Interdisciplinary, and Contextualization. An overview of the research on Modeling conducted in Brazil related to other educational trends is outlined. Some of the main theoretical references approached by most of the authors are also presented. Some perspectives for future research are pointed out, as well as the need for a continuous theoretical debate concerning these themes.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]2014-05-20T15:14:19Z2014-05-20T15:14:19Z2012-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article861-882application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 861-882, 2012.0103-636Xhttp://hdl.handle.net/11449/2914310.1590/S0103-636X2012000300006S0103-636X20120003000062-s2.0-84881327717S0103-636X2012000300006.pdf0000-0002-6814-6714SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:27:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29143Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:17:01.888190Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática Researches on Mathematical Modeling and diverse trends on Education and Mathematics Education |
title |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática |
spellingShingle |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] Contextualização Educação Matemática Crítica Interdisciplinaridade Interesse Contextualization Critical Mathematics Education Interdisciplinary Studies Interest |
title_short |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática |
title_full |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática |
title_fullStr |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática |
title_sort |
Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática |
author |
Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] |
author_facet |
Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Educação Matemática Crítica Interdisciplinaridade Interesse Contextualization Critical Mathematics Education Interdisciplinary Studies Interest |
topic |
Contextualização Educação Matemática Crítica Interdisciplinaridade Interesse Contextualization Critical Mathematics Education Interdisciplinary Studies Interest |
description |
Esse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 2014-05-20T15:14:19Z 2014-05-20T15:14:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006 Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 861-882, 2012. 0103-636X http://hdl.handle.net/11449/29143 10.1590/S0103-636X2012000300006 S0103-636X2012000300006 2-s2.0-84881327717 S0103-636X2012000300006.pdf 0000-0002-6814-6714 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006 http://hdl.handle.net/11449/29143 |
identifier_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 861-882, 2012. 0103-636X 10.1590/S0103-636X2012000300006 S0103-636X2012000300006 2-s2.0-84881327717 S0103-636X2012000300006.pdf 0000-0002-6814-6714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
861-882 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129503762841600 |