Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006
http://hdl.handle.net/11449/29143
Resumo: Esse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas.
id UNSP_a07ce4e0153f0293450dd8538b5a7e12
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29143
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação MatemáticaResearches on Mathematical Modeling and diverse trends on Education and Mathematics EducationContextualizaçãoEducação Matemática CríticaInterdisciplinaridadeInteresseContextualizationCritical Mathematics EducationInterdisciplinary StudiesInterestEsse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas.This paper is a theoretical essay which aims to present, based on a literature review on Mathematical Modeling, how some trends on Education and Mathematics Education are approached in academic research. It also underlines some of the main theoretical principles discussed in the literature such as Critical Mathematics Education, Interest, Interdisciplinary, and Contextualization. An overview of the research on Modeling conducted in Brazil related to other educational trends is outlined. Some of the main theoretical references approached by most of the authors are also presented. Some perspectives for future research are pointed out, as well as the need for a continuous theoretical debate concerning these themes.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]2014-05-20T15:14:19Z2014-05-20T15:14:19Z2012-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article861-882application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 861-882, 2012.0103-636Xhttp://hdl.handle.net/11449/2914310.1590/S0103-636X2012000300006S0103-636X20120003000062-s2.0-84881327717S0103-636X2012000300006.pdf0000-0002-6814-6714SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:27:48Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29143Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:17:01.888190Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
Researches on Mathematical Modeling and diverse trends on Education and Mathematics Education
title Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
spellingShingle Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
Contextualização
Educação Matemática Crítica
Interdisciplinaridade
Interesse
Contextualization
Critical Mathematics Education
Interdisciplinary Studies
Interest
title_short Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title_full Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title_fullStr Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title_full_unstemmed Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
title_sort Pesquisas em Modelagem Matemática e diferentes tendências em Educação e em Educação Matemática
author Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
author_facet Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiros, Ana Paula dos Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Educação Matemática Crítica
Interdisciplinaridade
Interesse
Contextualization
Critical Mathematics Education
Interdisciplinary Studies
Interest
topic Contextualização
Educação Matemática Crítica
Interdisciplinaridade
Interesse
Contextualization
Critical Mathematics Education
Interdisciplinary Studies
Interest
description Esse artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo apresentar, a partir de uma revisão da literatura sobre Modelagem Matemática, como algumas tendências em Educação e em Educação Matemática são tratadas em pesquisas acadêmicas, assim como salientar alguns dos principais suportes teóricos utilizados nesses estudos, a saber, Educação Matemática Crítica, Interesse, Interdisciplinaridade e Contextualização. Um panorama das pesquisas realizadas em Modelagem no território nacional, relacionadas a outras tendências educacionais, é traçado, do mesmo modo que alguns dos principais referenciais teóricos abordados pela maioria dos autores das mesmas são apresentados. São apontadas perspectivas futuras de pesquisas, e é destacada a necessidade da continuidade do debate teórico acerca dessas temáticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-01
2014-05-20T15:14:19Z
2014-05-20T15:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 861-882, 2012.
0103-636X
http://hdl.handle.net/11449/29143
10.1590/S0103-636X2012000300006
S0103-636X2012000300006
2-s2.0-84881327717
S0103-636X2012000300006.pdf
0000-0002-6814-6714
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000300006
http://hdl.handle.net/11449/29143
identifier_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 861-882, 2012.
0103-636X
10.1590/S0103-636X2012000300006
S0103-636X2012000300006
2-s2.0-84881327717
S0103-636X2012000300006.pdf
0000-0002-6814-6714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 861-882
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129503762841600