Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4591 |
Resumo: | Estudos apontam que a metodologia dominante no contexto do ensino de equações diferenciais (EDs) está fortemente voltada para a resolução analítica e isso pode não ser suficiente para um aprendizado adequado do conteúdo. Recursos computacionais hoje disponíveis permitem ir além da mera aplicação de técnicas, podendo auxiliar os alunos na interpretação das EDs e suas soluções. Através de situações-problema a serem exploradas com o auxílio do computador, investigamos a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos e também a relação entre contextualização das EDs e seus reflexos na motivação para aprender. Resultados coletados em práticas pedagógicas realizadas com estudantes dos cursos de Engenharias e Química Industrial indicam que a metodologia proposta é um meio viável em direção a uma aprendizagem significativa de EDs; entretanto, cabe destacar o descontentamento dos alunos ao trabalharem com uma metodologia que foge ao sistema tradicional. Palavras-chave: Equações Diferenciais. Ensino de Matemática. Recursos Computacionais. Teaching and Learning of Differential Equations with Graphical, Numerical and Analytical Approach: an experience in Engineering courses Abstract Differential equation instruction is predominately limited to teaching students to use analytical solution techniques. Computational resources, though largely absent in the teaching of differential equations, can help instructors go beyond teaching students mere mathematical technique. Exposing students to problem solving situations involving differential equations using computational resources, we investigated student learning and the effects of content contextualization in the students’ motivation to learn. In this paper we detail the computer-based method and its implementation in engineering and industrial chemistry courses. Results indicate that the methodology proposed leads students toward meaningful learning of differential equations. However, students reported dissatisfaction and resistance to non-traditional methods of differential equation instruction. Keywords: Differential Equations. Mathematics Teaching. Computational Resources. |
id |
UNESP-14_d999daded1e92e0e1e66dba366b73367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4591 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de EngenhariaEquações Diferenciais. Ensino de Matemática. Recursos Computacionais.Estudos apontam que a metodologia dominante no contexto do ensino de equações diferenciais (EDs) está fortemente voltada para a resolução analítica e isso pode não ser suficiente para um aprendizado adequado do conteúdo. Recursos computacionais hoje disponíveis permitem ir além da mera aplicação de técnicas, podendo auxiliar os alunos na interpretação das EDs e suas soluções. Através de situações-problema a serem exploradas com o auxílio do computador, investigamos a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos e também a relação entre contextualização das EDs e seus reflexos na motivação para aprender. Resultados coletados em práticas pedagógicas realizadas com estudantes dos cursos de Engenharias e Química Industrial indicam que a metodologia proposta é um meio viável em direção a uma aprendizagem significativa de EDs; entretanto, cabe destacar o descontentamento dos alunos ao trabalharem com uma metodologia que foge ao sistema tradicional. Palavras-chave: Equações Diferenciais. Ensino de Matemática. Recursos Computacionais. Teaching and Learning of Differential Equations with Graphical, Numerical and Analytical Approach: an experience in Engineering courses Abstract Differential equation instruction is predominately limited to teaching students to use analytical solution techniques. Computational resources, though largely absent in the teaching of differential equations, can help instructors go beyond teaching students mere mathematical technique. Exposing students to problem solving situations involving differential equations using computational resources, we investigated student learning and the effects of content contextualization in the students’ motivation to learn. In this paper we detail the computer-based method and its implementation in engineering and industrial chemistry courses. Results indicate that the methodology proposed leads students toward meaningful learning of differential equations. However, students reported dissatisfaction and resistance to non-traditional methods of differential equation instruction. Keywords: Differential Equations. Mathematics Teaching. Computational Resources.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4591Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 17-421980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4591/3697Dullius, Maria MadalenaAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T05:36:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4591Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-05-23T05:36:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia |
title |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia |
spellingShingle |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia Dullius, Maria Madalena Equações Diferenciais. Ensino de Matemática. Recursos Computacionais. |
title_short |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia |
title_full |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia |
title_fullStr |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia |
title_full_unstemmed |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia |
title_sort |
Ensino e Aprendizagem de Equações Diferenciais com Abordagem Gráfica, Numérica e Analítica: uma experiência em cursos de Engenharia |
author |
Dullius, Maria Madalena |
author_facet |
Dullius, Maria Madalena Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dullius, Maria Madalena Araujo, Ives Solano Veit, Eliane Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equações Diferenciais. Ensino de Matemática. Recursos Computacionais. |
topic |
Equações Diferenciais. Ensino de Matemática. Recursos Computacionais. |
description |
Estudos apontam que a metodologia dominante no contexto do ensino de equações diferenciais (EDs) está fortemente voltada para a resolução analítica e isso pode não ser suficiente para um aprendizado adequado do conteúdo. Recursos computacionais hoje disponíveis permitem ir além da mera aplicação de técnicas, podendo auxiliar os alunos na interpretação das EDs e suas soluções. Através de situações-problema a serem exploradas com o auxílio do computador, investigamos a aprendizagem do conteúdo por parte dos alunos e também a relação entre contextualização das EDs e seus reflexos na motivação para aprender. Resultados coletados em práticas pedagógicas realizadas com estudantes dos cursos de Engenharias e Química Industrial indicam que a metodologia proposta é um meio viável em direção a uma aprendizagem significativa de EDs; entretanto, cabe destacar o descontentamento dos alunos ao trabalharem com uma metodologia que foge ao sistema tradicional. Palavras-chave: Equações Diferenciais. Ensino de Matemática. Recursos Computacionais. Teaching and Learning of Differential Equations with Graphical, Numerical and Analytical Approach: an experience in Engineering courses Abstract Differential equation instruction is predominately limited to teaching students to use analytical solution techniques. Computational resources, though largely absent in the teaching of differential equations, can help instructors go beyond teaching students mere mathematical technique. Exposing students to problem solving situations involving differential equations using computational resources, we investigated student learning and the effects of content contextualization in the students’ motivation to learn. In this paper we detail the computer-based method and its implementation in engineering and industrial chemistry courses. Results indicate that the methodology proposed leads students toward meaningful learning of differential equations. However, students reported dissatisfaction and resistance to non-traditional methods of differential equation instruction. Keywords: Differential Equations. Mathematics Teaching. Computational Resources. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4591 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4591/3697 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 17-42 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873929084928 |