Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109 |
Resumo: | Este artigo apresenta um projeto desenvolvido com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, como parte integrante dos resultados de uma pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, cujo objeto de estudo é o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao longo do desenvolvimento da atividade pôde-se perceber a interação dos alunos com os demais e com o problema sugerido, tendo em vista que este retratava uma situação real bem como a (re)produção de conhecimentos matemáticos. No final do projeto, percebeu-se que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática, pode contribuir para o aprendizado de conceitos matemáticos e elaborou-se um Caderno Pedagógico que contém a atividade desenvolvida para ser utilizada por outros professores do Ensino Superior na contextualização de conceitos. Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções. |
id |
UNESP-14_de2a92bc32bc40537eaa63645a1c9bd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6109 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógicoEducação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.Este artigo apresenta um projeto desenvolvido com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, como parte integrante dos resultados de uma pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, cujo objeto de estudo é o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao longo do desenvolvimento da atividade pôde-se perceber a interação dos alunos com os demais e com o problema sugerido, tendo em vista que este retratava uma situação real bem como a (re)produção de conhecimentos matemáticos. No final do projeto, percebeu-se que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática, pode contribuir para o aprendizado de conceitos matemáticos e elaborou-se um Caderno Pedagógico que contém a atividade desenvolvida para ser utilizada por outros professores do Ensino Superior na contextualização de conceitos. Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 531 - 5461980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109/7662https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109/9408Pereira, Rudolph dos Santos GomesSantos Junior, Guataçarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-29T17:03:41Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6109Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-08-29T17:03:41Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico |
title |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico |
spellingShingle |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico Pereira, Rudolph dos Santos Gomes Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções. |
title_short |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico |
title_full |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico |
title_fullStr |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico |
title_sort |
Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico |
author |
Pereira, Rudolph dos Santos Gomes |
author_facet |
Pereira, Rudolph dos Santos Gomes Santos Junior, Guataçara |
author_role |
author |
author2 |
Santos Junior, Guataçara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Rudolph dos Santos Gomes Santos Junior, Guataçara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções. |
topic |
Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções. |
description |
Este artigo apresenta um projeto desenvolvido com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, como parte integrante dos resultados de uma pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, cujo objeto de estudo é o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao longo do desenvolvimento da atividade pôde-se perceber a interação dos alunos com os demais e com o problema sugerido, tendo em vista que este retratava uma situação real bem como a (re)produção de conhecimentos matemáticos. No final do projeto, percebeu-se que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática, pode contribuir para o aprendizado de conceitos matemáticos e elaborou-se um Caderno Pedagógico que contém a atividade desenvolvida para ser utilizada por outros professores do Ensino Superior na contextualização de conceitos. Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109/7662 https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109/9408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 531 - 546 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874414575616 |