Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rudolph dos Santos Gomes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos Junior, Guataçara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109
Resumo: Este artigo apresenta um projeto desenvolvido com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, como parte integrante dos resultados de uma pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, cujo objeto de estudo é o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao longo do desenvolvimento da atividade pôde-se perceber a interação dos alunos com os demais e com o problema sugerido, tendo em vista que este retratava uma situação real bem como a (re)produção de conhecimentos matemáticos. No final do projeto, percebeu-se que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática, pode contribuir para o aprendizado de conceitos matemáticos e elaborou-se um Caderno Pedagógico que contém a atividade desenvolvida para ser utilizada por outros professores do Ensino Superior na contextualização de conceitos. Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.
id UNESP-14_de2a92bc32bc40537eaa63645a1c9bd8
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6109
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógicoEducação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.Este artigo apresenta um projeto desenvolvido com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, como parte integrante dos resultados de uma pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, cujo objeto de estudo é o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao longo do desenvolvimento da atividade pôde-se perceber a interação dos alunos com os demais e com o problema sugerido, tendo em vista que este retratava uma situação real bem como a (re)produção de conhecimentos matemáticos. No final do projeto, percebeu-se que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática, pode contribuir para o aprendizado de conceitos matemáticos e elaborou-se um Caderno Pedagógico que contém a atividade desenvolvida para ser utilizada por outros professores do Ensino Superior na contextualização de conceitos. Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 531 - 5461980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109/7662https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109/9408Pereira, Rudolph dos Santos GomesSantos Junior, Guataçarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-29T17:03:41Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/6109Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-08-29T17:03:41Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
title Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
spellingShingle Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
Pereira, Rudolph dos Santos Gomes
Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.
title_short Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
title_full Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
title_fullStr Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
title_full_unstemmed Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
title_sort Modelagem Matemática e o Ensino de Ajuste de Funções: um caderno pedagógico
author Pereira, Rudolph dos Santos Gomes
author_facet Pereira, Rudolph dos Santos Gomes
Santos Junior, Guataçara
author_role author
author2 Santos Junior, Guataçara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Rudolph dos Santos Gomes
Santos Junior, Guataçara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.
topic Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.
description Este artigo apresenta um projeto desenvolvido com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, como parte integrante dos resultados de uma pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa, cujo objeto de estudo é o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao longo do desenvolvimento da atividade pôde-se perceber a interação dos alunos com os demais e com o problema sugerido, tendo em vista que este retratava uma situação real bem como a (re)produção de conhecimentos matemáticos. No final do projeto, percebeu-se que a Modelagem Matemática, como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática, pode contribuir para o aprendizado de conceitos matemáticos e elaborou-se um Caderno Pedagógico que contém a atividade desenvolvida para ser utilizada por outros professores do Ensino Superior na contextualização de conceitos. Palavras-chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Ajuste de funções.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109/7662
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6109/9408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 27 n. 46 (2013); 531 - 546
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874414575616