A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcio Antonio da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5292
Resumo: Resumo Iniciamos este artigo com uma breve descrição sobre a inserção da estatística e da probabilidade nas orientações curriculares brasileiras, passando da condição de temas praticamente ignorados até a categoria de bloco de conteúdo considerado quase obrigatório. Em seguida, constatamos como as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura em Matemática desprezam estes temas. Analisamos os projetos pedagógicos, incluindo ementas e matrizes curriculares, de sete cursos de licenciatura em Matemática para constatar como estes assuntos estão presentes nestas propostas, bem como verificar se há articulações interdisciplinares que envolvam não só a preocupação com o domínio destes conteúdos específicos, mas também uma discussão sobre seu ensino e as propostas curriculares oficiais existentes. Verificamos a quase ausência de conexões disciplinares verticais e horizontais nos cursos analisados, assim como raras tentativas de abordar a presença da estatística e da probabilidade nos currículos oficiais da educação básica. Palavras-chave: Educação Matemática. Currículos de Matemática. Estatística e Probabilidade. Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico. The Presence of Statistics and Probability in the Prescribed Curriculum of Mathematics Teacher Education Courses: an analysis of aossible disharmony between curriculum guidelines for Basic Education and pre-service Mathematics teacher education Abstract This article begins with a brief description of the insertion of statistics and probability in Brazilian curricular guidelines, ranging from themes that are virtually ignored to those that form an almost mandatory block of content. It is pointed out how national curricular guidelines for undergraduate mathematics courses disregard these themes. Pedagogical projects from seven undergraduate mathematics courses are analyzed, including summaries and curricular matrices, in order to investigate how these subjects are presented in these propositions, as well as verifying if there are interdisciplinary connections which involve not only the concern with the mastery of these specific subjects, but also a discussion about their teaching and the prevailing official curricular proposals. It was possible to observe the practical absence of disciplinary connections, both vertical and horizontal, in the courses analyzed, as well as rare attempts to address the presence of statistics and probability in the official curricula of basic education. Keywords: Mathematics Education. Mathematics Curricula. Statistics and Probability. Mathematics Teacher Education. Pedagogical Project.
id UNESP-14_ebf31344b23e70b212aaaab9ab828dae
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5292
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de MatemáticaEducação Matemática. Currículos de Matemática. Estatística e Probabilidade. Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico. Resumo Iniciamos este artigo com uma breve descrição sobre a inserção da estatística e da probabilidade nas orientações curriculares brasileiras, passando da condição de temas praticamente ignorados até a categoria de bloco de conteúdo considerado quase obrigatório. Em seguida, constatamos como as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura em Matemática desprezam estes temas. Analisamos os projetos pedagógicos, incluindo ementas e matrizes curriculares, de sete cursos de licenciatura em Matemática para constatar como estes assuntos estão presentes nestas propostas, bem como verificar se há articulações interdisciplinares que envolvam não só a preocupação com o domínio destes conteúdos específicos, mas também uma discussão sobre seu ensino e as propostas curriculares oficiais existentes. Verificamos a quase ausência de conexões disciplinares verticais e horizontais nos cursos analisados, assim como raras tentativas de abordar a presença da estatística e da probabilidade nos currículos oficiais da educação básica. Palavras-chave: Educação Matemática. Currículos de Matemática. Estatística e Probabilidade. Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico. The Presence of Statistics and Probability in the Prescribed Curriculum of Mathematics Teacher Education Courses: an analysis of aossible disharmony between curriculum guidelines for Basic Education and pre-service Mathematics teacher education Abstract This article begins with a brief description of the insertion of statistics and probability in Brazilian curricular guidelines, ranging from themes that are virtually ignored to those that form an almost mandatory block of content. It is pointed out how national curricular guidelines for undergraduate mathematics courses disregard these themes. Pedagogical projects from seven undergraduate mathematics courses are analyzed, including summaries and curricular matrices, in order to investigate how these subjects are presented in these propositions, as well as verifying if there are interdisciplinary connections which involve not only the concern with the mastery of these specific subjects, but also a discussion about their teaching and the prevailing official curricular proposals. It was possible to observe the practical absence of disciplinary connections, both vertical and horizontal, in the courses analyzed, as well as rare attempts to address the presence of statistics and probability in the official curricula of basic education. Keywords: Mathematics Education. Mathematics Curricula. Statistics and Probability. Mathematics Teacher Education. Pedagogical Project.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5292Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 747-7641980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5292/4169Silva, Marcio Antonio dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5292Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática
title A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática
spellingShingle A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática
Silva, Marcio Antonio da
Educação Matemática. Currículos de Matemática. Estatística e Probabilidade. Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico.
title_short A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática
title_full A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática
title_fullStr A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática
title_full_unstemmed A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática
title_sort A Presença da Estatística e da Probabilidade no Currículo Prescrito de Cursos de Licenciatura em Matemática:uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática
author Silva, Marcio Antonio da
author_facet Silva, Marcio Antonio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcio Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Currículos de Matemática. Estatística e Probabilidade. Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico.
topic Educação Matemática. Currículos de Matemática. Estatística e Probabilidade. Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico.
description Resumo Iniciamos este artigo com uma breve descrição sobre a inserção da estatística e da probabilidade nas orientações curriculares brasileiras, passando da condição de temas praticamente ignorados até a categoria de bloco de conteúdo considerado quase obrigatório. Em seguida, constatamos como as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de licenciatura em Matemática desprezam estes temas. Analisamos os projetos pedagógicos, incluindo ementas e matrizes curriculares, de sete cursos de licenciatura em Matemática para constatar como estes assuntos estão presentes nestas propostas, bem como verificar se há articulações interdisciplinares que envolvam não só a preocupação com o domínio destes conteúdos específicos, mas também uma discussão sobre seu ensino e as propostas curriculares oficiais existentes. Verificamos a quase ausência de conexões disciplinares verticais e horizontais nos cursos analisados, assim como raras tentativas de abordar a presença da estatística e da probabilidade nos currículos oficiais da educação básica. Palavras-chave: Educação Matemática. Currículos de Matemática. Estatística e Probabilidade. Licenciatura em Matemática. Projeto Pedagógico. The Presence of Statistics and Probability in the Prescribed Curriculum of Mathematics Teacher Education Courses: an analysis of aossible disharmony between curriculum guidelines for Basic Education and pre-service Mathematics teacher education Abstract This article begins with a brief description of the insertion of statistics and probability in Brazilian curricular guidelines, ranging from themes that are virtually ignored to those that form an almost mandatory block of content. It is pointed out how national curricular guidelines for undergraduate mathematics courses disregard these themes. Pedagogical projects from seven undergraduate mathematics courses are analyzed, including summaries and curricular matrices, in order to investigate how these subjects are presented in these propositions, as well as verifying if there are interdisciplinary connections which involve not only the concern with the mastery of these specific subjects, but also a discussion about their teaching and the prevailing official curricular proposals. It was possible to observe the practical absence of disciplinary connections, both vertical and horizontal, in the courses analyzed, as well as rare attempts to address the presence of statistics and probability in the official curricula of basic education. Keywords: Mathematics Education. Mathematics Curricula. Statistics and Probability. Mathematics Teacher Education. Pedagogical Project.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5292
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5292/4169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 747-764
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874295037952