A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Maria Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26174
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Maria Tereza C. Soares
id UFPR_fcd80ef889f8ba3842e0a5e6afce2d93
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26174
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues, José Maria SoaresSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-31T18:51:00Z2020-07-31T18:51:00Z2011https://hdl.handle.net/1884/26174Orientadora: Prof. Dr. Maria Tereza C. SoaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/02/2011Bibliografia: fls. 140-150Resumo: O presente estudo se constitui num ensaio teórico que tem como objetivo indicar conhecimentos necessários a compor uma proposta para o ensino de noções de probabilidade na formação matemática inicial de professores polivalentes em cursos de Pedagogia. A coleta de dados para a construção do quadro teórico se deu por meio de levantamentos bibliográficos e documentais. O trabalho está organizado em cinco capítulos. O primeiro capítulo é relativo à introdução do estudo e traz a proposição do problema, a delimitação do objeto de estudo, o objetivo e descreve os procedimentos metodológicos. O segundo capítulo aborda a teoria das probabilidades como componente curricular, mostra contextos nos quais a noção de acaso foi interpretada, identifica diferentes concepções de probabilidade, identifica justificativas e objetivos para o ensino de noções de probabilidade na escola. O terceiro capítulo trata da problemática da formação matemática inicial de professores polivalentes, mostra o lugar dessa formação e o perfil de alguns alunos de Pedagogia, mostra e analisa resultados de estudos brasileiros sobre a formação matemática inicial de professores polivalentes, identifica conhecimentos necessários para a formação matemática do professor polivalente e identifica conteúdos propostos para essa formação. O quarto capítulo apresenta uma proposta para o ensino de noções de probabilidade na formação matemática inicial do professor polivalente, indicando conhecimentos necessários a compor essa proposta e que estão pautados em aspectos relativos a fundamentos sociológicos e filosóficos; à cultura matemática escolar; ao processo ensino-aprendizagem e à didática da matemática. O quinto capítulo tece considerações sobre o estudo, apontando possibilidades e limites da proposta.Abstract: This theoretical research aims pointing out the knowledge needed to elaborate a proposal on notions of probability for pre-service elementary teacher education on Pedagogy undergraduate program. The data required for building the theoretical foundation was gathered by means of bibliographic and documental research. This dissertation is divided into five chapters. The first chapter presents the study, the statement of the problem, the subject studied, the goals and describes the met ods. The second chapter includes the probability theory as a curricular component, points out contexts in which the random notion has been interpreted, identifies different conceptions of probability, identifies th teaching aims and goals of probability in schools. The third chapter discusses the problem of the preservice elementary teacher education in mathematics, points out the place of education in the curriculum and the profile of Pedagogy undergraduate students, indicates and analyzes Brazilian researches about pre-service knowledge on mathematics education identifying the necessary knowledge on mathematics for such education. The fourth chapter raises questions about a proposal for preservice elementary teacher education on probability and indicates four aspects concern this education: a) sociological and philosophical grounds, b) the mathematics culture of the school system, c) the teaching-learning process, and d) mathematics educations methods. Some considerations are discussed on the fifth pointing out possibilities and limits of this proposal.149 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMatemática - Estudo e ensinoMatemática - Formação de professoresProbabilidadesEducaçãoA probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALversao final de jose maria soares.pdfapplication/pdf834330https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/1/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdfdd7109cdaa7e08165e79baac54578354MD51open accessTEXTversao final de jose maria soares.pdf.txtExtracted Texttext/plain266626https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/2/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf.txtcd7b32b54d0c27561675836cc263ce3eMD52open accessTHUMBNAILversao final de jose maria soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/3/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf.jpg9eb13a3ede7552b03baece72f6cf5f64MD53open access1884/261742020-07-31 15:51:00.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26174Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-31T18:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
title A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
spellingShingle A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
Rodrigues, José Maria Soares
Teses
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação de professores
Probabilidades
Educação
title_short A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
title_full A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
title_fullStr A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
title_full_unstemmed A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
title_sort A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
author Rodrigues, José Maria Soares
author_facet Rodrigues, José Maria Soares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José Maria Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação de professores
Probabilidades
Educação
topic Teses
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Formação de professores
Probabilidades
Educação
description Orientadora: Prof. Dr. Maria Tereza C. Soares
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-31T18:51:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-31T18:51:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26174
url https://hdl.handle.net/1884/26174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/1/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/2/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/3/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd7109cdaa7e08165e79baac54578354
cd7b32b54d0c27561675836cc263ce3e
9eb13a3ede7552b03baece72f6cf5f64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860720336306176