A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26174 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dr. Maria Tereza C. Soares |
id |
UFPR_fcd80ef889f8ba3842e0a5e6afce2d93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26174 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Rodrigues, José Maria SoaresSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-31T18:51:00Z2020-07-31T18:51:00Z2011https://hdl.handle.net/1884/26174Orientadora: Prof. Dr. Maria Tereza C. SoaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/02/2011Bibliografia: fls. 140-150Resumo: O presente estudo se constitui num ensaio teórico que tem como objetivo indicar conhecimentos necessários a compor uma proposta para o ensino de noções de probabilidade na formação matemática inicial de professores polivalentes em cursos de Pedagogia. A coleta de dados para a construção do quadro teórico se deu por meio de levantamentos bibliográficos e documentais. O trabalho está organizado em cinco capítulos. O primeiro capítulo é relativo à introdução do estudo e traz a proposição do problema, a delimitação do objeto de estudo, o objetivo e descreve os procedimentos metodológicos. O segundo capítulo aborda a teoria das probabilidades como componente curricular, mostra contextos nos quais a noção de acaso foi interpretada, identifica diferentes concepções de probabilidade, identifica justificativas e objetivos para o ensino de noções de probabilidade na escola. O terceiro capítulo trata da problemática da formação matemática inicial de professores polivalentes, mostra o lugar dessa formação e o perfil de alguns alunos de Pedagogia, mostra e analisa resultados de estudos brasileiros sobre a formação matemática inicial de professores polivalentes, identifica conhecimentos necessários para a formação matemática do professor polivalente e identifica conteúdos propostos para essa formação. O quarto capítulo apresenta uma proposta para o ensino de noções de probabilidade na formação matemática inicial do professor polivalente, indicando conhecimentos necessários a compor essa proposta e que estão pautados em aspectos relativos a fundamentos sociológicos e filosóficos; à cultura matemática escolar; ao processo ensino-aprendizagem e à didática da matemática. O quinto capítulo tece considerações sobre o estudo, apontando possibilidades e limites da proposta.Abstract: This theoretical research aims pointing out the knowledge needed to elaborate a proposal on notions of probability for pre-service elementary teacher education on Pedagogy undergraduate program. The data required for building the theoretical foundation was gathered by means of bibliographic and documental research. This dissertation is divided into five chapters. The first chapter presents the study, the statement of the problem, the subject studied, the goals and describes the met ods. The second chapter includes the probability theory as a curricular component, points out contexts in which the random notion has been interpreted, identifies different conceptions of probability, identifies th teaching aims and goals of probability in schools. The third chapter discusses the problem of the preservice elementary teacher education in mathematics, points out the place of education in the curriculum and the profile of Pedagogy undergraduate students, indicates and analyzes Brazilian researches about pre-service knowledge on mathematics education identifying the necessary knowledge on mathematics for such education. The fourth chapter raises questions about a proposal for preservice elementary teacher education on probability and indicates four aspects concern this education: a) sociological and philosophical grounds, b) the mathematics culture of the school system, c) the teaching-learning process, and d) mathematics educations methods. Some considerations are discussed on the fifth pointing out possibilities and limits of this proposal.149 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesMatemática - Estudo e ensinoMatemática - Formação de professoresProbabilidadesEducaçãoA probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALversao final de jose maria soares.pdfapplication/pdf834330https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/1/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdfdd7109cdaa7e08165e79baac54578354MD51open accessTEXTversao final de jose maria soares.pdf.txtExtracted Texttext/plain266626https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/2/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf.txtcd7b32b54d0c27561675836cc263ce3eMD52open accessTHUMBNAILversao final de jose maria soares.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/3/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf.jpg9eb13a3ede7552b03baece72f6cf5f64MD53open access1884/261742020-07-31 15:51:00.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26174Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-31T18:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes |
title |
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes |
spellingShingle |
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes Rodrigues, José Maria Soares Teses Matemática - Estudo e ensino Matemática - Formação de professores Probabilidades Educação |
title_short |
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes |
title_full |
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes |
title_fullStr |
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes |
title_full_unstemmed |
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes |
title_sort |
A probabilidade como componente curricular na formação matemática inicial de professores polivalentes |
author |
Rodrigues, José Maria Soares |
author_facet |
Rodrigues, José Maria Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, José Maria Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Matemática - Estudo e ensino Matemática - Formação de professores Probabilidades Educação |
topic |
Teses Matemática - Estudo e ensino Matemática - Formação de professores Probabilidades Educação |
description |
Orientadora: Prof. Dr. Maria Tereza C. Soares |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-31T18:51:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-31T18:51:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/26174 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/26174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
149 f. : il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/1/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/2/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26174/3/versao%20final%20de%20jose%20maria%20soares.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd7109cdaa7e08165e79baac54578354 cd7b32b54d0c27561675836cc263ce3e 9eb13a3ede7552b03baece72f6cf5f64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860720336306176 |