Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghetti, Renata Cristina Geromel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barrofaldi, Rita de Cássia Zacheo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9937
Resumo: A pesquisa que embasa este artigo refere-se a um projeto que focaliza a Educação Matemática no contexto da Economia Solidária. Neste artigo enfocamos o caso de um Banco Comunitário (BC). O trabalho teve como propósito ensinar e desenvolver atividades matemáticas de forma contextualizada, visando atender a demandas específicas na implementação de Empreendimentos em Economia solidária. Com isso, visou-se, também, criar subsídios para colaborar com práticas educativas em matemática no contexto da Economia Solidária. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de investigação (estudo de caso); os dados foram levantados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, observou-se que a Matemática é importante principalmente quanto à gestão financeira e logística do BC; as intervenções pedagógicas em matemática, realizadas nesse contexto, auxiliaram o grupo quanto à organização e à compreensão das atividades do BC, além de contribuírem com a autogestão desse Empreendimento em Economia Solidária (EES). Palavras-chave: Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Economia Solidária. Banco Comunitário. Autogestão.
id UNESP-14_ec4cdb2c11512bdd53988aff907faf29
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9937
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitárioEtnomatemática. Economia Solidária. Banco Comunitário e AutogestãoA pesquisa que embasa este artigo refere-se a um projeto que focaliza a Educação Matemática no contexto da Economia Solidária. Neste artigo enfocamos o caso de um Banco Comunitário (BC). O trabalho teve como propósito ensinar e desenvolver atividades matemáticas de forma contextualizada, visando atender a demandas específicas na implementação de Empreendimentos em Economia solidária. Com isso, visou-se, também, criar subsídios para colaborar com práticas educativas em matemática no contexto da Economia Solidária. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de investigação (estudo de caso); os dados foram levantados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, observou-se que a Matemática é importante principalmente quanto à gestão financeira e logística do BC; as intervenções pedagógicas em matemática, realizadas nesse contexto, auxiliaram o grupo quanto à organização e à compreensão das atividades do BC, além de contribuírem com a autogestão desse Empreendimento em Economia Solidária (EES). Palavras-chave: Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Economia Solidária. Banco Comunitário. Autogestão.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9937Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 809-8271980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9937/7277Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMeneghetti, Renata Cristina GeromelBarrofaldi, Rita de Cássia Zacheo2016-04-15T13:15:17Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/9937Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-04-15T13:15:17Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
title Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
spellingShingle Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
Meneghetti, Renata Cristina Geromel
Etnomatemática. Economia Solidária. Banco Comunitário e Autogestão
title_short Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
title_full Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
title_fullStr Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
title_full_unstemmed Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
title_sort Práticas Efetivas em Educação Matemática no contexto de um banco comunitário
author Meneghetti, Renata Cristina Geromel
author_facet Meneghetti, Renata Cristina Geromel
Barrofaldi, Rita de Cássia Zacheo
author_role author
author2 Barrofaldi, Rita de Cássia Zacheo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneghetti, Renata Cristina Geromel
Barrofaldi, Rita de Cássia Zacheo
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática. Economia Solidária. Banco Comunitário e Autogestão
topic Etnomatemática. Economia Solidária. Banco Comunitário e Autogestão
description A pesquisa que embasa este artigo refere-se a um projeto que focaliza a Educação Matemática no contexto da Economia Solidária. Neste artigo enfocamos o caso de um Banco Comunitário (BC). O trabalho teve como propósito ensinar e desenvolver atividades matemáticas de forma contextualizada, visando atender a demandas específicas na implementação de Empreendimentos em Economia solidária. Com isso, visou-se, também, criar subsídios para colaborar com práticas educativas em matemática no contexto da Economia Solidária. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de investigação (estudo de caso); os dados foram levantados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como resultado, observou-se que a Matemática é importante principalmente quanto à gestão financeira e logística do BC; as intervenções pedagógicas em matemática, realizadas nesse contexto, auxiliaram o grupo quanto à organização e à compreensão das atividades do BC, além de contribuírem com a autogestão desse Empreendimento em Economia Solidária (EES). Palavras-chave: Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática. Economia Solidária. Banco Comunitário. Autogestão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9937
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9937/7277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 53 (2015); 809-827
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875526066176