Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardi, Luci dos Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Caldeira, Ademir Donizeti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5765
Resumo: Resumo Esse artigo busca promover uma reflexão sobre desafios da Educação Matemática na Escola Indígena, tendo como referência o povo Kaingang da Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu (SC), e as possibilidades de inserção, no ambiente de sala de aula, de discussões relacionadas aos papéis desempenhados pela matemática na sociedade indígena. Com esse propósito, apresentamos contribuições da Educação Matemática Crítica a partir de três questões fundamentais: o quadro sociopolítico da educação matemática (globalização e guetorização), competências que deveriam ser associadas à educação matemática (matemacia) e o foreground dos estudantes indígenas. A compreensão de que as práticas e a produção de conhecimentos matemáticos ocorrem em todas as culturas é um dos esteios desse trabalho, que tem aporte teórico na Etnomatemática. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena Kaingang. Globalização. Matemacia. Foreground. Critical Approach in Mathematical Education in an Indigenous School Abstract This article encourages a reflection on the challenges facing mathematical education in an indigenous school in a Kaingang community located in the Xapeco indigenous land area in Ipuacu (SC), and the possibilities of insertion, into the environment of the classroom, of discussions related to the roles played by mathematics in indigenous society. For this purpose, we present contributions from critical mathematical education regarding three fundamental issues: the sociopolitical context of mathematical education (globalization and ghetto-ization), competencies that should be associated with mathematical education (mathemacy) and foreground of indigenous students. The understanding that the practices and the production of mathematical knowledge occur in all cultures is one of the mainstays of this study, which is based on the theoretical foundations of Ethnomathematics. Keywords: Kaingang Indigenous School Education. Globalization. Mathemacy. Foreground.
id UNESP-14_f0f83a31631d98deba8e82f32bade635
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5765
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem CríticaEducação Escolar Indígena Kaingang. Globalização. Matemacia. Foreground. Resumo Esse artigo busca promover uma reflexão sobre desafios da Educação Matemática na Escola Indígena, tendo como referência o povo Kaingang da Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu (SC), e as possibilidades de inserção, no ambiente de sala de aula, de discussões relacionadas aos papéis desempenhados pela matemática na sociedade indígena. Com esse propósito, apresentamos contribuições da Educação Matemática Crítica a partir de três questões fundamentais: o quadro sociopolítico da educação matemática (globalização e guetorização), competências que deveriam ser associadas à educação matemática (matemacia) e o foreground dos estudantes indígenas. A compreensão de que as práticas e a produção de conhecimentos matemáticos ocorrem em todas as culturas é um dos esteios desse trabalho, que tem aporte teórico na Etnomatemática. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena Kaingang. Globalização. Matemacia. Foreground. Critical Approach in Mathematical Education in an Indigenous School Abstract This article encourages a reflection on the challenges facing mathematical education in an indigenous school in a Kaingang community located in the Xapeco indigenous land area in Ipuacu (SC), and the possibilities of insertion, into the environment of the classroom, of discussions related to the roles played by mathematics in indigenous society. For this purpose, we present contributions from critical mathematical education regarding three fundamental issues: the sociopolitical context of mathematical education (globalization and ghetto-ization), competencies that should be associated with mathematical education (mathemacy) and foreground of indigenous students. The understanding that the practices and the production of mathematical knowledge occur in all cultures is one of the mainstays of this study, which is based on the theoretical foundations of Ethnomathematics. Keywords: Kaingang Indigenous School Education. Globalization. Mathemacy. Foreground.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5765Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 42B (2012); p. 409-4311980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5765/4384Bernardi, Luci dos SantosCaldeira, Ademir Donizetiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-21T14:58:25Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5765Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-05-21T14:58:25Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica
title Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica
spellingShingle Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica
Bernardi, Luci dos Santos
Educação Escolar Indígena Kaingang. Globalização. Matemacia. Foreground.
title_short Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica
title_full Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica
title_fullStr Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica
title_full_unstemmed Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica
title_sort Educação Matemática na Escola Indígena sob uma Abordagem Crítica
author Bernardi, Luci dos Santos
author_facet Bernardi, Luci dos Santos
Caldeira, Ademir Donizeti
author_role author
author2 Caldeira, Ademir Donizeti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardi, Luci dos Santos
Caldeira, Ademir Donizeti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar Indígena Kaingang. Globalização. Matemacia. Foreground.
topic Educação Escolar Indígena Kaingang. Globalização. Matemacia. Foreground.
description Resumo Esse artigo busca promover uma reflexão sobre desafios da Educação Matemática na Escola Indígena, tendo como referência o povo Kaingang da Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu (SC), e as possibilidades de inserção, no ambiente de sala de aula, de discussões relacionadas aos papéis desempenhados pela matemática na sociedade indígena. Com esse propósito, apresentamos contribuições da Educação Matemática Crítica a partir de três questões fundamentais: o quadro sociopolítico da educação matemática (globalização e guetorização), competências que deveriam ser associadas à educação matemática (matemacia) e o foreground dos estudantes indígenas. A compreensão de que as práticas e a produção de conhecimentos matemáticos ocorrem em todas as culturas é um dos esteios desse trabalho, que tem aporte teórico na Etnomatemática. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena Kaingang. Globalização. Matemacia. Foreground. Critical Approach in Mathematical Education in an Indigenous School Abstract This article encourages a reflection on the challenges facing mathematical education in an indigenous school in a Kaingang community located in the Xapeco indigenous land area in Ipuacu (SC), and the possibilities of insertion, into the environment of the classroom, of discussions related to the roles played by mathematics in indigenous society. For this purpose, we present contributions from critical mathematical education regarding three fundamental issues: the sociopolitical context of mathematical education (globalization and ghetto-ization), competencies that should be associated with mathematical education (mathemacy) and foreground of indigenous students. The understanding that the practices and the production of mathematical knowledge occur in all cultures is one of the mainstays of this study, which is based on the theoretical foundations of Ethnomathematics. Keywords: Kaingang Indigenous School Education. Globalization. Mathemacy. Foreground.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5765
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5765/4384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 26 n. 42B (2012); p. 409-431
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874344321024