Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229 |
Resumo: | Neste texto abordamos alguns conceitos importantes da educação matemática crítica, como foreground, matemática em ação e matemacia. Como forma de colocar em ação esses con-ceitos nas aulas de matemática da Educação Básica, propomos a discussão sobre o problema das queimadas nos canaviais. Acreditamos que essa reflexão possibilita o desenvolvimento da matemacia, influenciando o foreground dos alunos. |
id |
SBEM_MAT-1_f2590b836a5d2407fdefdd63341b20b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/229 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de AulaEducação Matemática CríticaMatemática em AçãoForegroundMatemacia.Neste texto abordamos alguns conceitos importantes da educação matemática crítica, como foreground, matemática em ação e matemacia. Como forma de colocar em ação esses con-ceitos nas aulas de matemática da Educação Básica, propomos a discussão sobre o problema das queimadas nos canaviais. Acreditamos que essa reflexão possibilita o desenvolvimento da matemacia, influenciando o foreground dos alunos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 05 - 132317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229/218Milani, RaquelSilva, Michela Tuchapesk daSaullo, Carla Regina Riani Hilsdorfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/229Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula |
title |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula |
spellingShingle |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula Milani, Raquel Educação Matemática Crítica Matemática em Ação Foreground Matemacia. |
title_short |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula |
title_full |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula |
title_fullStr |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula |
title_sort |
Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula |
author |
Milani, Raquel |
author_facet |
Milani, Raquel Silva, Michela Tuchapesk da Saullo, Carla Regina Riani Hilsdorf |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Michela Tuchapesk da Saullo, Carla Regina Riani Hilsdorf |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milani, Raquel Silva, Michela Tuchapesk da Saullo, Carla Regina Riani Hilsdorf |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Crítica Matemática em Ação Foreground Matemacia. |
topic |
Educação Matemática Crítica Matemática em Ação Foreground Matemacia. |
description |
Neste texto abordamos alguns conceitos importantes da educação matemática crítica, como foreground, matemática em ação e matemacia. Como forma de colocar em ação esses con-ceitos nas aulas de matemática da Educação Básica, propomos a discussão sobre o problema das queimadas nos canaviais. Acreditamos que essa reflexão possibilita o desenvolvimento da matemacia, influenciando o foreground dos alunos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229/218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 05 - 13 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127892873217 |