Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Raquel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Michela Tuchapesk da, Saullo, Carla Regina Riani Hilsdorf
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229
Resumo: Neste texto abordamos alguns conceitos importantes da educação matemática crítica, como foreground, matemática em ação e matemacia. Como forma de colocar em ação esses con-ceitos nas aulas de matemática da Educação Básica, propomos a discussão sobre o problema das queimadas nos canaviais. Acreditamos que essa reflexão possibilita o desenvolvimento da matemacia, influenciando o foreground dos alunos.
id SBEM_MAT-1_f2590b836a5d2407fdefdd63341b20b0
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/229
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de AulaEducação Matemática CríticaMatemática em AçãoForegroundMatemacia.Neste texto abordamos alguns conceitos importantes da educação matemática crítica, como foreground, matemática em ação e matemacia. Como forma de colocar em ação esses con-ceitos nas aulas de matemática da Educação Básica, propomos a discussão sobre o problema das queimadas nos canaviais. Acreditamos que essa reflexão possibilita o desenvolvimento da matemacia, influenciando o foreground dos alunos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 05 - 132317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229/218Milani, RaquelSilva, Michela Tuchapesk daSaullo, Carla Regina Riani Hilsdorfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/229Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
title Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
spellingShingle Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
Milani, Raquel
Educação Matemática Crítica
Matemática em Ação
Foreground
Matemacia.
title_short Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
title_full Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
title_fullStr Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
title_full_unstemmed Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
title_sort Educação Matemática Crítica: Possibilidades de Ação em Sala de Aula
author Milani, Raquel
author_facet Milani, Raquel
Silva, Michela Tuchapesk da
Saullo, Carla Regina Riani Hilsdorf
author_role author
author2 Silva, Michela Tuchapesk da
Saullo, Carla Regina Riani Hilsdorf
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Raquel
Silva, Michela Tuchapesk da
Saullo, Carla Regina Riani Hilsdorf
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Matemática em Ação
Foreground
Matemacia.
topic Educação Matemática Crítica
Matemática em Ação
Foreground
Matemacia.
description Neste texto abordamos alguns conceitos importantes da educação matemática crítica, como foreground, matemática em ação e matemacia. Como forma de colocar em ação esses con-ceitos nas aulas de matemática da Educação Básica, propomos a discussão sobre o problema das queimadas nos canaviais. Acreditamos que essa reflexão possibilita o desenvolvimento da matemacia, influenciando o foreground dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/229/218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 34 - Novembro, 2011; 05 - 13
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127892873217