Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Mabel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Guimarães, Gilda Lisbôa, Gitirana, Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291
Resumo: Resumo Esse estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando diferentes invariantes, significados e representações. Solicitou-se aos participantes (179 alunos e 31 professores) que respondessem individualmente um teste. Foram criados dois testes, com equivalência entre os invariantes e significados, mas variando a representação do enunciado das questões: gráfico de colunas ou enunciado escrito. Observou-se uma grande dificuldade na compreensão dos diferentes invariantes e significados. Os professores apresentaram um desempenho significativamente superior ao dos alunos, entretanto, inferior ao esperado. O significado teve maior influência do que o invariante no desempenho dos sujeitos. O tipo de representação não foi um fator determinante, mas exerceu influência na estratégia de resolução utilizada. Palavras-chave: Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Students´ and Teachers´ understandings of Arithmetic Mean Abstract This research investigated how arithmetic mean is understood by teachers and pupils from the first years of elementary school. Different invariants, meanings and representations were taken into account. Each participant (179 students and 31 teachers) individually answered a test. Two tests with equivalence between the invariants and meanings were specially designed, varying the representation: graph of columns or a written statement. The teachers had significantly higher scores than the students, however it was less than we expected. Great difficulties to understand different invariants and meanings were observed, although, the meaning had more influence than the invariants for these students. The kind of representation was not a determining factor for the comprehension of mean, but influenced the strategies used by the participants. Keywords: Statistics Education. Arithmetic mean. Primary school.
id UNESP-14_f4fa7598c809e9cad773bd95a3e2f789
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5291
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Compreensões de Alunos e Professores sobre Média AritméticaEducação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Resumo Esse estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando diferentes invariantes, significados e representações. Solicitou-se aos participantes (179 alunos e 31 professores) que respondessem individualmente um teste. Foram criados dois testes, com equivalência entre os invariantes e significados, mas variando a representação do enunciado das questões: gráfico de colunas ou enunciado escrito. Observou-se uma grande dificuldade na compreensão dos diferentes invariantes e significados. Os professores apresentaram um desempenho significativamente superior ao dos alunos, entretanto, inferior ao esperado. O significado teve maior influência do que o invariante no desempenho dos sujeitos. O tipo de representação não foi um fator determinante, mas exerceu influência na estratégia de resolução utilizada. Palavras-chave: Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Students´ and Teachers´ understandings of Arithmetic Mean Abstract This research investigated how arithmetic mean is understood by teachers and pupils from the first years of elementary school. Different invariants, meanings and representations were taken into account. Each participant (179 students and 31 teachers) individually answered a test. Two tests with equivalence between the invariants and meanings were specially designed, varying the representation: graph of columns or a written statement. The teachers had significantly higher scores than the students, however it was less than we expected. Great difficulties to understand different invariants and meanings were observed, although, the meaning had more influence than the invariants for these students. The kind of representation was not a determining factor for the comprehension of mean, but influenced the strategies used by the participants. Keywords: Statistics Education. Arithmetic mean. Primary school. UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 725-7451980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291/4168Marques, MabelGuimarães, Gilda LisbôaGitirana, Verônicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5291Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
title Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
spellingShingle Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
Marques, Mabel
Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental.
title_short Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
title_full Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
title_fullStr Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
title_full_unstemmed Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
title_sort Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
author Marques, Mabel
author_facet Marques, Mabel
Guimarães, Gilda Lisbôa
Gitirana, Verônica
author_role author
author2 Guimarães, Gilda Lisbôa
Gitirana, Verônica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Mabel
Guimarães, Gilda Lisbôa
Gitirana, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental.
topic Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental.
description Resumo Esse estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando diferentes invariantes, significados e representações. Solicitou-se aos participantes (179 alunos e 31 professores) que respondessem individualmente um teste. Foram criados dois testes, com equivalência entre os invariantes e significados, mas variando a representação do enunciado das questões: gráfico de colunas ou enunciado escrito. Observou-se uma grande dificuldade na compreensão dos diferentes invariantes e significados. Os professores apresentaram um desempenho significativamente superior ao dos alunos, entretanto, inferior ao esperado. O significado teve maior influência do que o invariante no desempenho dos sujeitos. O tipo de representação não foi um fator determinante, mas exerceu influência na estratégia de resolução utilizada. Palavras-chave: Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Students´ and Teachers´ understandings of Arithmetic Mean Abstract This research investigated how arithmetic mean is understood by teachers and pupils from the first years of elementary school. Different invariants, meanings and representations were taken into account. Each participant (179 students and 31 teachers) individually answered a test. Two tests with equivalence between the invariants and meanings were specially designed, varying the representation: graph of columns or a written statement. The teachers had significantly higher scores than the students, however it was less than we expected. Great difficulties to understand different invariants and meanings were observed, although, the meaning had more influence than the invariants for these students. The kind of representation was not a determining factor for the comprehension of mean, but influenced the strategies used by the participants. Keywords: Statistics Education. Arithmetic mean. Primary school.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291/4168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 725-745
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215874292940800