Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291 |
Resumo: | Resumo Esse estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando diferentes invariantes, significados e representações. Solicitou-se aos participantes (179 alunos e 31 professores) que respondessem individualmente um teste. Foram criados dois testes, com equivalência entre os invariantes e significados, mas variando a representação do enunciado das questões: gráfico de colunas ou enunciado escrito. Observou-se uma grande dificuldade na compreensão dos diferentes invariantes e significados. Os professores apresentaram um desempenho significativamente superior ao dos alunos, entretanto, inferior ao esperado. O significado teve maior influência do que o invariante no desempenho dos sujeitos. O tipo de representação não foi um fator determinante, mas exerceu influência na estratégia de resolução utilizada. Palavras-chave: Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Students´ and Teachers´ understandings of Arithmetic Mean Abstract This research investigated how arithmetic mean is understood by teachers and pupils from the first years of elementary school. Different invariants, meanings and representations were taken into account. Each participant (179 students and 31 teachers) individually answered a test. Two tests with equivalence between the invariants and meanings were specially designed, varying the representation: graph of columns or a written statement. The teachers had significantly higher scores than the students, however it was less than we expected. Great difficulties to understand different invariants and meanings were observed, although, the meaning had more influence than the invariants for these students. The kind of representation was not a determining factor for the comprehension of mean, but influenced the strategies used by the participants. Keywords: Statistics Education. Arithmetic mean. Primary school. |
id |
UNESP-14_f4fa7598c809e9cad773bd95a3e2f789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5291 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média AritméticaEducação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Resumo Esse estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando diferentes invariantes, significados e representações. Solicitou-se aos participantes (179 alunos e 31 professores) que respondessem individualmente um teste. Foram criados dois testes, com equivalência entre os invariantes e significados, mas variando a representação do enunciado das questões: gráfico de colunas ou enunciado escrito. Observou-se uma grande dificuldade na compreensão dos diferentes invariantes e significados. Os professores apresentaram um desempenho significativamente superior ao dos alunos, entretanto, inferior ao esperado. O significado teve maior influência do que o invariante no desempenho dos sujeitos. O tipo de representação não foi um fator determinante, mas exerceu influência na estratégia de resolução utilizada. Palavras-chave: Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Students´ and Teachers´ understandings of Arithmetic Mean Abstract This research investigated how arithmetic mean is understood by teachers and pupils from the first years of elementary school. Different invariants, meanings and representations were taken into account. Each participant (179 students and 31 teachers) individually answered a test. Two tests with equivalence between the invariants and meanings were specially designed, varying the representation: graph of columns or a written statement. The teachers had significantly higher scores than the students, however it was less than we expected. Great difficulties to understand different invariants and meanings were observed, although, the meaning had more influence than the invariants for these students. The kind of representation was not a determining factor for the comprehension of mean, but influenced the strategies used by the participants. Keywords: Statistics Education. Arithmetic mean. Primary school. UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2012-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 725-7451980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291/4168Marques, MabelGuimarães, Gilda LisbôaGitirana, Verônicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-11T23:57:54Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/5291Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2012-01-11T23:57:54Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética |
title |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética |
spellingShingle |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética Marques, Mabel Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
title_short |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética |
title_full |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética |
title_fullStr |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética |
title_full_unstemmed |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética |
title_sort |
Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética |
author |
Marques, Mabel |
author_facet |
Marques, Mabel Guimarães, Gilda Lisbôa Gitirana, Verônica |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Gilda Lisbôa Gitirana, Verônica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Mabel Guimarães, Gilda Lisbôa Gitirana, Verônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
topic |
Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. |
description |
Resumo Esse estudo investigou como o conceito de média aritmética é compreendido por alunos e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando diferentes invariantes, significados e representações. Solicitou-se aos participantes (179 alunos e 31 professores) que respondessem individualmente um teste. Foram criados dois testes, com equivalência entre os invariantes e significados, mas variando a representação do enunciado das questões: gráfico de colunas ou enunciado escrito. Observou-se uma grande dificuldade na compreensão dos diferentes invariantes e significados. Os professores apresentaram um desempenho significativamente superior ao dos alunos, entretanto, inferior ao esperado. O significado teve maior influência do que o invariante no desempenho dos sujeitos. O tipo de representação não foi um fator determinante, mas exerceu influência na estratégia de resolução utilizada. Palavras-chave: Educação Estatística. Média aritmética. Anos iniciais do Ensino Fundamental. Students´ and Teachers´ understandings of Arithmetic Mean Abstract This research investigated how arithmetic mean is understood by teachers and pupils from the first years of elementary school. Different invariants, meanings and representations were taken into account. Each participant (179 students and 31 teachers) individually answered a test. Two tests with equivalence between the invariants and meanings were specially designed, varying the representation: graph of columns or a written statement. The teachers had significantly higher scores than the students, however it was less than we expected. Great difficulties to understand different invariants and meanings were observed, although, the meaning had more influence than the invariants for these students. The kind of representation was not a determining factor for the comprehension of mean, but influenced the strategies used by the participants. Keywords: Statistics Education. Arithmetic mean. Primary school. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5291/4168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 40 (2011): Edição Temática - Educação Estatística; p. 725-745 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215874292940800 |