Armadilha da Mesmice em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Ambrosio, Ubiratan
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10500
Resumo: Falo em mesmice no sentido de ver as mesmas propostas, discutidas na transição do século XIX para o século XX, discutidas na transição do século XX para o século XXI. As metas da Educação Matemática, geralmente defendidas, continuam sendo aquisição de competências que são, em grande parte, irrelevantes, obsoletas e desinteressantes na nossa sociedade. Mas eu vejo como a grande meta da educação preparar as gerações futuras para enfrentar o novo modelo de civilização que será proposto pelas novas gerações e que a nossa geração não conhece, nem mesmo pode vislumbrar. A criatividade das novas gerações deve ser estimulada. Mas estamos tentando manter, hoje, um sistema de valores que, provavelmente, não permanecerá no futuro. Nossa responsabilidade é preparar as gerações para viverem um novo sistema de valores, no qual não estarão presentes intolerância, iniquidades e arrogância. A Matemática, e consequentemente a Educação Matemática, tem tudo a ver com isso.
id UNESP-14_fe0de47c214d3a2d0890ff86dc8887b3
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10500
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Armadilha da Mesmice em Educação MatemáticaHistória e Filosofia da Educação. Currículo. Formação de Professores.Falo em mesmice no sentido de ver as mesmas propostas, discutidas na transição do século XIX para o século XX, discutidas na transição do século XX para o século XXI. As metas da Educação Matemática, geralmente defendidas, continuam sendo aquisição de competências que são, em grande parte, irrelevantes, obsoletas e desinteressantes na nossa sociedade. Mas eu vejo como a grande meta da educação preparar as gerações futuras para enfrentar o novo modelo de civilização que será proposto pelas novas gerações e que a nossa geração não conhece, nem mesmo pode vislumbrar. A criatividade das novas gerações deve ser estimulada. Mas estamos tentando manter, hoje, um sistema de valores que, provavelmente, não permanecerá no futuro. Nossa responsabilidade é preparar as gerações para viverem um novo sistema de valores, no qual não estarão presentes intolerância, iniquidades e arrogância. A Matemática, e consequentemente a Educação Matemática, tem tudo a ver com isso.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10500Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 95-1091980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10500/6914Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessD'Ambrosio, Ubiratan2015-10-13T23:53:41Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/10500Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-13T23:53:41Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Armadilha da Mesmice em Educação Matemática
title Armadilha da Mesmice em Educação Matemática
spellingShingle Armadilha da Mesmice em Educação Matemática
D'Ambrosio, Ubiratan
História e Filosofia da Educação. Currículo. Formação de Professores.
title_short Armadilha da Mesmice em Educação Matemática
title_full Armadilha da Mesmice em Educação Matemática
title_fullStr Armadilha da Mesmice em Educação Matemática
title_full_unstemmed Armadilha da Mesmice em Educação Matemática
title_sort Armadilha da Mesmice em Educação Matemática
author D'Ambrosio, Ubiratan
author_facet D'Ambrosio, Ubiratan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Ambrosio, Ubiratan
dc.subject.por.fl_str_mv História e Filosofia da Educação. Currículo. Formação de Professores.
topic História e Filosofia da Educação. Currículo. Formação de Professores.
description Falo em mesmice no sentido de ver as mesmas propostas, discutidas na transição do século XIX para o século XX, discutidas na transição do século XX para o século XXI. As metas da Educação Matemática, geralmente defendidas, continuam sendo aquisição de competências que são, em grande parte, irrelevantes, obsoletas e desinteressantes na nossa sociedade. Mas eu vejo como a grande meta da educação preparar as gerações futuras para enfrentar o novo modelo de civilização que será proposto pelas novas gerações e que a nossa geração não conhece, nem mesmo pode vislumbrar. A criatividade das novas gerações deve ser estimulada. Mas estamos tentando manter, hoje, um sistema de valores que, provavelmente, não permanecerá no futuro. Nossa responsabilidade é preparar as gerações para viverem um novo sistema de valores, no qual não estarão presentes intolerância, iniquidades e arrogância. A Matemática, e consequentemente a Educação Matemática, tem tudo a ver com isso.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10500
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10500/6914
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Bolema: Mathematics Education Bulletin = Bolema: Boletim de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 18 n. 24 (2005); 95-109
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1800215875828056064