A leitura e a escrita: práticas sociais críticas e democráticas sob o enfoque de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6479 |
Resumo: | Neste artigo, destrinçam-se algumas contribuições do pensamento de Paulo Freire no que toca a democracia e a linguagem com o objetivo de: entender democracia, democratização e práticas democráticas, segundo os apontamentos do educador em questão; debater a transição da ingenuidade para a criticidade humana, como condição para a participação dos sujeitos nas práticas sociais democráticas; e compreender a visão freireana sobre a leitura e a escrita, processos formativos imbricados. No desprendimento de uma meta-análise, de Freire por Freire, assim como no afastamento de uma análise limitada a Freire por outrem, ancora-se na obra do próprio autor (FREIRE, 1996; 2005a; dentre outros) e em autores do campo da linguagem (BAGNO, 2002a; 2002b; TRAVAGLIA, 2011, dentre outros) e do campo da educação (GIROUX, 1997; COUTINHO, 1979, dentre outros). São trazidos alguns pontos considerados essenciais para se compreender a prática educativa (que não é neutra) ‒ e nela a aprendizagem da leitura e da escrita por um viés crítico ‒ como uma porta aberta à passagem do ímpeto transformador. |
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A leitura e a escrita: práticas sociais críticas e democráticas sob o enfoque de Paulo FreireNeste artigo, destrinçam-se algumas contribuições do pensamento de Paulo Freire no que toca a democracia e a linguagem com o objetivo de: entender democracia, democratização e práticas democráticas, segundo os apontamentos do educador em questão; debater a transição da ingenuidade para a criticidade humana, como condição para a participação dos sujeitos nas práticas sociais democráticas; e compreender a visão freireana sobre a leitura e a escrita, processos formativos imbricados. No desprendimento de uma meta-análise, de Freire por Freire, assim como no afastamento de uma análise limitada a Freire por outrem, ancora-se na obra do próprio autor (FREIRE, 1996; 2005a; dentre outros) e em autores do campo da linguagem (BAGNO, 2002a; 2002b; TRAVAGLIA, 2011, dentre outros) e do campo da educação (GIROUX, 1997; COUTINHO, 1979, dentre outros). São trazidos alguns pontos considerados essenciais para se compreender a prática educativa (que não é neutra) ‒ e nela a aprendizagem da leitura e da escrita por um viés crítico ‒ como uma porta aberta à passagem do ímpeto transformador.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/647910.21723/riaee.v8i1.6479Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 123-144Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 1 (2013); 123-1441982-55872446-860610.21723/riaee.v8i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6479/4788Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Jéssica NascimentoRangel, Mary2017-11-08T14:18:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6479Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:18:02Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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