O jornal impresso, a leitura crítica e a prática libertadora de Paulo Freire
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4249 |
Resumo: | O presente artigo dialoga com a importante contribuição do jornal impresso como recurso didático-pedagógico e a prática da leitura dos educandos do primeiro ciclo do ensino fundamental. Destacando que o mesmo pode auxiliar na construção do ser social. Aborda-se a relação estabelecida entre eles e a prática progressista libertadora a partir dos conceitos e propostas pedagógicas do autor Paulo Freire, a qual contradiz a prática tradicional. O presente estudo contempla o espaço e recorte temporal da escola em sua contemporaneidade, dando aporte à formação autônoma e consciente do educando. A análise acerca da Pedagogia Progressista Libertadora, também denominada “Pedagogia de Paulo Freire”, se faz presente ao longo do texto com o intuito de evidenciar a importância desta para a educação brasileira, bem como seu valor social perante o processo de formação da criança. O conceito e relevância da comunicação no contexto escolar, sobretudo, de qual maneira a educomunicação, através da utilização do jornal impresso, é capaz de auxiliar a prática da leitura, viabilizando o processo de conscientização do sujeito, alinhava a exposição do conteúdo. O artigo aborda as características da educação dialógica, das práticas pedagógicas e formas de comunicação propostas por Freire, Baccega e Martin-Barbero no que tange o uso da leitura, destacando o jornal impresso como recurso pedagógico para a construção e reconstrução do conhecimento, da inserção junto à comunidade escolar e, como um todo, do processo de aquisição da leitura e consciência do educando, como também, seu papel no grupo social a que pertence. |
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O jornal impresso, a leitura crítica e a prática libertadora de Paulo FreireEducaçãoEducação; Educomunicação; Práticas Educativas.O presente artigo dialoga com a importante contribuição do jornal impresso como recurso didático-pedagógico e a prática da leitura dos educandos do primeiro ciclo do ensino fundamental. Destacando que o mesmo pode auxiliar na construção do ser social. Aborda-se a relação estabelecida entre eles e a prática progressista libertadora a partir dos conceitos e propostas pedagógicas do autor Paulo Freire, a qual contradiz a prática tradicional. O presente estudo contempla o espaço e recorte temporal da escola em sua contemporaneidade, dando aporte à formação autônoma e consciente do educando. A análise acerca da Pedagogia Progressista Libertadora, também denominada “Pedagogia de Paulo Freire”, se faz presente ao longo do texto com o intuito de evidenciar a importância desta para a educação brasileira, bem como seu valor social perante o processo de formação da criança. O conceito e relevância da comunicação no contexto escolar, sobretudo, de qual maneira a educomunicação, através da utilização do jornal impresso, é capaz de auxiliar a prática da leitura, viabilizando o processo de conscientização do sujeito, alinhava a exposição do conteúdo. O artigo aborda as características da educação dialógica, das práticas pedagógicas e formas de comunicação propostas por Freire, Baccega e Martin-Barbero no que tange o uso da leitura, destacando o jornal impresso como recurso pedagógico para a construção e reconstrução do conhecimento, da inserção junto à comunidade escolar e, como um todo, do processo de aquisição da leitura e consciência do educando, como também, seu papel no grupo social a que pertence.Universidade Metodista de PiracicabaInocêncio, Kellin CristinaMartins, CamilaMesquida, Peri2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/424910.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n2p161-176Comunicações; v. 27, n. 2 (2020); 161-1762238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4249/2444BrasilSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:08Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4249Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:08Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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