O jornal impresso, a leitura crítica e a prática libertadora de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inocêncio, Kellin Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins, Camila, Mesquida, Peri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4249
Resumo: O presente artigo dialoga com a importante contribuição do jornal impresso como recurso didático-pedagógico e a prática da leitura dos educandos do primeiro ciclo do ensino fundamental. Destacando que o mesmo pode auxiliar na construção do ser social.  Aborda-se a relação estabelecida entre eles e a prática progressista libertadora a partir dos conceitos e propostas pedagógicas do autor Paulo Freire, a qual contradiz a prática tradicional. O presente estudo contempla o espaço e recorte temporal da escola em sua contemporaneidade, dando aporte à formação autônoma e consciente do educando. A análise acerca da Pedagogia Progressista Libertadora, também denominada “Pedagogia de Paulo Freire”, se faz presente ao longo do texto com o intuito de evidenciar a importância desta para a educação brasileira, bem como seu valor social perante o processo de formação da criança. O conceito e relevância da comunicação no contexto escolar, sobretudo, de qual maneira a educomunicação, através da utilização do jornal impresso, é capaz de auxiliar a prática da leitura, viabilizando o processo de conscientização do sujeito, alinhava a exposição do conteúdo. O artigo aborda as características da educação dialógica, das práticas pedagógicas e formas de comunicação propostas por Freire, Baccega e Martin-Barbero no que tange o uso da leitura, destacando o jornal impresso como recurso pedagógico para a construção e reconstrução do conhecimento, da inserção junto à comunidade escolar e, como um todo, do processo de aquisição da leitura e consciência do educando, como também, seu papel no grupo social a que pertence.
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