Formação docente: reflexões sobre a escolarização dos estudantes com deficiência no ensino comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vanderlei Balbino da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Denari, Fátima Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5374
Resumo: A pesquisa de doutorado resulta de trabalho que esta sendo realizado nas escolas públicas, de um município pólo do Estado de São Paulo, com docentes que atuam no ensino comum ministrando aulas para estudantes deficientes matriculados no ensino comum. O objetivo do trabalho foi compreender como vem ocorrendo o processo de inclusão em escolas da rede básica de ensino na perspectiva dos(as) docentes que ministram aulas para estudantes deficientes nos níveis de aprendizagem. Identificar a concepção docente sobre a inclusão escolar dos(as) estudantes deficientes incluídos(as) no ensino comum nas escolas da rede básica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa ancorada nos princípios filosóficos da Fenomenologia. Os resultados nos mostraram que o processo de inclusão em relação à educação escolar encontra dificuldades para se efetivar, dada a má preparação e formação docente. As observações junto aos estudantes deficientes também demonstraram o quanto esses(as) estão insatisfeitos com o tratamento que os(as) docentes dispensam, no sentido de participar das atividades educacionais planejadas nas escolas pelos profissionais que ministram aulas nos diferentes componentes curriculares. Nossas reflexões são as de que o processo de Inclusão na Educação Escolar poderá demorar muito para ocorrer nas escolas.
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