Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petrenas, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mokwa, Valéria Marta N., Gonini, Fátima Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2781
Resumo: O presente estudo analisou as representações de alunas do curso de Pedagogia em relação aos processos de escolarização e a formação docente. A pesquisa fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais, em estudos sobre a formação docente e a trajetória de escolarização. O trabalho apresentou quatro etapas que se sucederam durante o período de formação no curso de Pedagogia, sendo que três das mesmas consistiu na elaboração de redações pelas estudantes em três momentos no decorrer do curso, para finalizar foram realizadas a gravação de entrevistas com as discentes. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, modalidade temática, depreendendo-se núcleos de significação. As representações construídas pelas participantes tem como elemento marcante, a deficiência do ensino básico público, dificultando o acesso a universidade pública e boa formação profissional, constituindo o núcleo figurativo da representação social. As futuras pedagogas revelaram também insegurança e medo em relação ao exercício da profissão docente, mas também indicaram pontos positivos do curso marcados pela criticidade, reflexão e uma inserção melhor no mercado de trabalho. Foi possível constatar a importância da formação docente para a melhoria do ensino, principalmente dos educadores que atuarão nos primeiros anos processo de escolarização, formação essa que deve ser pautada na relação entre teoria e prática e também no resgate do papel do educador na sociedade atual.
id UNESP-15_19c8ab767de86ffd87eaa0e74e618c1f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2781
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docenteO presente estudo analisou as representações de alunas do curso de Pedagogia em relação aos processos de escolarização e a formação docente. A pesquisa fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais, em estudos sobre a formação docente e a trajetória de escolarização. O trabalho apresentou quatro etapas que se sucederam durante o período de formação no curso de Pedagogia, sendo que três das mesmas consistiu na elaboração de redações pelas estudantes em três momentos no decorrer do curso, para finalizar foram realizadas a gravação de entrevistas com as discentes. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, modalidade temática, depreendendo-se núcleos de significação. As representações construídas pelas participantes tem como elemento marcante, a deficiência do ensino básico público, dificultando o acesso a universidade pública e boa formação profissional, constituindo o núcleo figurativo da representação social. As futuras pedagogas revelaram também insegurança e medo em relação ao exercício da profissão docente, mas também indicaram pontos positivos do curso marcados pela criticidade, reflexão e uma inserção melhor no mercado de trabalho. Foi possível constatar a importância da formação docente para a melhoria do ensino, principalmente dos educadores que atuarão nos primeiros anos processo de escolarização, formação essa que deve ser pautada na relação entre teoria e prática e também no resgate do papel do educador na sociedade atual.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2010-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/278110.21723/riaee.v4i2.2781Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 298-307Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 298-3071982-55872446-860610.21723/riaee.v4i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2781/2517Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPetrenas, Rita de CássiaMokwa, Valéria Marta N.Gonini, Fátima Coelho2017-11-07T19:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2781Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T19:53:38Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente
title Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente
spellingShingle Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente
Petrenas, Rita de Cássia
title_short Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente
title_full Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente
title_fullStr Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente
title_full_unstemmed Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente
title_sort Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente
author Petrenas, Rita de Cássia
author_facet Petrenas, Rita de Cássia
Mokwa, Valéria Marta N.
Gonini, Fátima Coelho
author_role author
author2 Mokwa, Valéria Marta N.
Gonini, Fátima Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petrenas, Rita de Cássia
Mokwa, Valéria Marta N.
Gonini, Fátima Coelho
description O presente estudo analisou as representações de alunas do curso de Pedagogia em relação aos processos de escolarização e a formação docente. A pesquisa fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais, em estudos sobre a formação docente e a trajetória de escolarização. O trabalho apresentou quatro etapas que se sucederam durante o período de formação no curso de Pedagogia, sendo que três das mesmas consistiu na elaboração de redações pelas estudantes em três momentos no decorrer do curso, para finalizar foram realizadas a gravação de entrevistas com as discentes. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, modalidade temática, depreendendo-se núcleos de significação. As representações construídas pelas participantes tem como elemento marcante, a deficiência do ensino básico público, dificultando o acesso a universidade pública e boa formação profissional, constituindo o núcleo figurativo da representação social. As futuras pedagogas revelaram também insegurança e medo em relação ao exercício da profissão docente, mas também indicaram pontos positivos do curso marcados pela criticidade, reflexão e uma inserção melhor no mercado de trabalho. Foi possível constatar a importância da formação docente para a melhoria do ensino, principalmente dos educadores que atuarão nos primeiros anos processo de escolarização, formação essa que deve ser pautada na relação entre teoria e prática e também no resgate do papel do educador na sociedade atual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2781
10.21723/riaee.v4i2.2781
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2781
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v4i2.2781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2781/2517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 298-307
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 4 n. 2 (2009); 298-307
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v4i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852264456192