As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gebran, Raimunda Abou
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Naime Souza, Barros, Helena Faria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249
Resumo: O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. O trabalho objetivou analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso e os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e análise documental. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. A compreensão da diversidade de representação da clientela pode contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes.
id METO-3_324e4ac7a7c552b3752dbae2a9790c74
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2249
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogiaCurso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações.O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. O trabalho objetivou analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso e os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e análise documental. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. A compreensão da diversidade de representação da clientela pode contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes. Universidade Metodista de PiracicabaGebran, Raimunda AbouSilva, Naime SouzaBarros, Helena Faria de2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/224910.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p183-201Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 183-2012238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249/1646Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T14:05:41Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2249Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-20T14:05:41Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
title As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
spellingShingle As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
Gebran, Raimunda Abou
Curso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações.
title_short As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
title_full As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
title_fullStr As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
title_full_unstemmed As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
title_sort As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
author Gebran, Raimunda Abou
author_facet Gebran, Raimunda Abou
Silva, Naime Souza
Barros, Helena Faria de
author_role author
author2 Silva, Naime Souza
Barros, Helena Faria de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
Silva, Naime Souza
Barros, Helena Faria de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações.
topic Curso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações.
description O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. O trabalho objetivou analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso e os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e análise documental. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. A compreensão da diversidade de representação da clientela pode contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p183-201
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p183-201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249/1646
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 183-201
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576020463157248