As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
DOI: | 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p183-201 |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249 |
Resumo: | O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. O trabalho objetivou analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso e os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e análise documental. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. A compreensão da diversidade de representação da clientela pode contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes. |
id |
METO-3_324e4ac7a7c552b3752dbae2a9790c74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/2249 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
spelling |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogiaCurso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações.O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. O trabalho objetivou analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso e os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e análise documental. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. A compreensão da diversidade de representação da clientela pode contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes. Universidade Metodista de PiracicabaGebran, Raimunda AbouSilva, Naime SouzaBarros, Helena Faria de2015-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/224910.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p183-201Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 183-2012238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249/1646Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-20T14:05:41Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/2249Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2017-02-20T14:05:41Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
spellingShingle |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia Gebran, Raimunda Abou Curso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações. Gebran, Raimunda Abou Curso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações. |
title_short |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title_full |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title_fullStr |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
title_sort |
As representações sociais e expectativas dos alunos ingressantes no curso de pedagogia |
author |
Gebran, Raimunda Abou |
author_facet |
Gebran, Raimunda Abou Gebran, Raimunda Abou Silva, Naime Souza Barros, Helena Faria de Silva, Naime Souza Barros, Helena Faria de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Naime Souza Barros, Helena Faria de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gebran, Raimunda Abou Silva, Naime Souza Barros, Helena Faria de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações. |
topic |
Curso de Pedagogia; Alunos ingressantes; Representações. |
description |
O interesse pelo tema abordado nesta pesquisa se deve ao fato de que os alunos ingressantes do curso de Pedagogia de uma instituição privada de Ensino Superior no interior de Minas Gerais apresentam uma diversidade de perfis, ou seja, alguns são egressos do Ensino Médio, outros, egressos do Magistério (técnico-profissional) e alguns já atuam como docentes em escolas de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Muitas vezes, os docentes do curso trazem à coordenação as dificuldades que enfrentam ao lecionar para um grupo que apresenta essa diversidade e heterogeneidade. O trabalho objetivou analisar as representações sociais dos acadêmicos ingressantes de Pedagogia e verificar suas expectativas em relação ao curso. A pesquisa se configurou em uma abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso e os procedimentos metodológicos utilizados foram: entrevistas semiestruturadas e análise documental. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos ingressantes que foram selecionados por procedência. A compreensão da diversidade de representação da clientela pode contribuir para repensar o projeto pedagógico do curso e subsidiar as ações dos professores envolvidos na formação de futuros profissionais docentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p183-201 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p183-201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/2249/1646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 3 (2015); 183-201 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1822176225411465216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p183-201 |