Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924 |
Resumo: | A matrícula de pessoas com deficiência nas escolas regulares em diferentes etapas tem crescido nos últimos anos e com isso também as pesquisas na interface da educação especial com as outras áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de pesquisas sobre ensino de geografia para pessoas com deficiência, com foco na visual, bem como analisar os temas pesquisados e as Instituições de Ensino Superior onde as pesquisas se realizaram com vistas a apontar os desafios e as possibilidades para futuros trabalhos. O referencial teórico sobre análise de produção científica pautou-se em Bueno (2010) e Silva e Gamboa (2011). O levantamento da produção foi realizado no banco de teses da Capes, e os descritores utilizados foram: inclusão, deficiência, cegueira e ensino de geografia. Os resultados dessa análise mostram que a escolarização das pessoas com deficiência tem sido um tema em crescimento nas pesquisas dos últimos anos, mas que o enfoque das pesquisas está nas metodologias de ensino. Também há uma indicação para uma possível diversificação nas deficiências estudadas e nas Instituições de Ensino Superior. |
id |
UNESP-15_1f32b51d501fb089b6b84bdcc56081b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7924 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiênciaA matrícula de pessoas com deficiência nas escolas regulares em diferentes etapas tem crescido nos últimos anos e com isso também as pesquisas na interface da educação especial com as outras áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de pesquisas sobre ensino de geografia para pessoas com deficiência, com foco na visual, bem como analisar os temas pesquisados e as Instituições de Ensino Superior onde as pesquisas se realizaram com vistas a apontar os desafios e as possibilidades para futuros trabalhos. O referencial teórico sobre análise de produção científica pautou-se em Bueno (2010) e Silva e Gamboa (2011). O levantamento da produção foi realizado no banco de teses da Capes, e os descritores utilizados foram: inclusão, deficiência, cegueira e ensino de geografia. Os resultados dessa análise mostram que a escolarização das pessoas com deficiência tem sido um tema em crescimento nas pesquisas dos últimos anos, mas que o enfoque das pesquisas está nas metodologias de ensino. Também há uma indicação para uma possível diversificação nas deficiências estudadas e nas Instituições de Ensino Superior.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/792410.21723/riaee.v10i5.7924Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 773-786Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 773-7861982-55872446-860610.21723/riaee.v10i5reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924/5431Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPastoriza, Taís BuchOrlando, Rosimeire MariaCaiado, Katia Regina Moreno2020-12-30T22:21:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7924Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:21:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência |
title |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência |
spellingShingle |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência Pastoriza, Taís Buch |
title_short |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência |
title_full |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência |
title_sort |
Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência |
author |
Pastoriza, Taís Buch |
author_facet |
Pastoriza, Taís Buch Orlando, Rosimeire Maria Caiado, Katia Regina Moreno |
author_role |
author |
author2 |
Orlando, Rosimeire Maria Caiado, Katia Regina Moreno |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pastoriza, Taís Buch Orlando, Rosimeire Maria Caiado, Katia Regina Moreno |
description |
A matrícula de pessoas com deficiência nas escolas regulares em diferentes etapas tem crescido nos últimos anos e com isso também as pesquisas na interface da educação especial com as outras áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de pesquisas sobre ensino de geografia para pessoas com deficiência, com foco na visual, bem como analisar os temas pesquisados e as Instituições de Ensino Superior onde as pesquisas se realizaram com vistas a apontar os desafios e as possibilidades para futuros trabalhos. O referencial teórico sobre análise de produção científica pautou-se em Bueno (2010) e Silva e Gamboa (2011). O levantamento da produção foi realizado no banco de teses da Capes, e os descritores utilizados foram: inclusão, deficiência, cegueira e ensino de geografia. Os resultados dessa análise mostram que a escolarização das pessoas com deficiência tem sido um tema em crescimento nas pesquisas dos últimos anos, mas que o enfoque das pesquisas está nas metodologias de ensino. Também há uma indicação para uma possível diversificação nas deficiências estudadas e nas Instituições de Ensino Superior. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924 10.21723/riaee.v10i5.7924 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i5.7924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924/5431 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 773-786 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 773-786 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i5 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854014529536 |