Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastoriza, Taís Buch
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Orlando, Rosimeire Maria, Caiado, Katia Regina Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924
Resumo: A matrícula de pessoas com deficiência nas escolas regulares em diferentes etapas tem crescido nos últimos anos e com isso também as pesquisas na interface da educação especial com as outras áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de pesquisas sobre ensino de geografia para pessoas com deficiência, com foco na visual, bem como analisar os temas pesquisados e as Instituições de Ensino Superior onde as pesquisas se realizaram com vistas a apontar os desafios e as possibilidades para futuros trabalhos. O referencial teórico sobre análise de produção científica pautou-se em Bueno (2010) e Silva e Gamboa (2011). O levantamento da produção foi realizado no banco de teses da Capes, e os descritores utilizados foram: inclusão, deficiência, cegueira e ensino de geografia. Os resultados dessa análise mostram que a escolarização das pessoas com deficiência tem sido um tema em crescimento nas pesquisas dos últimos anos, mas que o enfoque das pesquisas está nas metodologias de ensino. Também há uma indicação para uma possível diversificação nas deficiências estudadas e nas Instituições de Ensino Superior.
id UNESP-15_1f32b51d501fb089b6b84bdcc56081b4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7924
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiênciaA matrícula de pessoas com deficiência nas escolas regulares em diferentes etapas tem crescido nos últimos anos e com isso também as pesquisas na interface da educação especial com as outras áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de pesquisas sobre ensino de geografia para pessoas com deficiência, com foco na visual, bem como analisar os temas pesquisados e as Instituições de Ensino Superior onde as pesquisas se realizaram com vistas a apontar os desafios e as possibilidades para futuros trabalhos. O referencial teórico sobre análise de produção científica pautou-se em Bueno (2010) e Silva e Gamboa (2011). O levantamento da produção foi realizado no banco de teses da Capes, e os descritores utilizados foram: inclusão, deficiência, cegueira e ensino de geografia. Os resultados dessa análise mostram que a escolarização das pessoas com deficiência tem sido um tema em crescimento nas pesquisas dos últimos anos, mas que o enfoque das pesquisas está nas metodologias de ensino. Também há uma indicação para uma possível diversificação nas deficiências estudadas e nas Instituições de Ensino Superior.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/792410.21723/riaee.v10i5.7924Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 773-786Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 773-7861982-55872446-860610.21723/riaee.v10i5reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924/5431Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPastoriza, Taís BuchOrlando, Rosimeire MariaCaiado, Katia Regina Moreno2020-12-30T22:21:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7924Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:21:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
title Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
spellingShingle Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
Pastoriza, Taís Buch
title_short Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
title_full Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
title_fullStr Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
title_full_unstemmed Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
title_sort Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência
author Pastoriza, Taís Buch
author_facet Pastoriza, Taís Buch
Orlando, Rosimeire Maria
Caiado, Katia Regina Moreno
author_role author
author2 Orlando, Rosimeire Maria
Caiado, Katia Regina Moreno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastoriza, Taís Buch
Orlando, Rosimeire Maria
Caiado, Katia Regina Moreno
description A matrícula de pessoas com deficiência nas escolas regulares em diferentes etapas tem crescido nos últimos anos e com isso também as pesquisas na interface da educação especial com as outras áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de pesquisas sobre ensino de geografia para pessoas com deficiência, com foco na visual, bem como analisar os temas pesquisados e as Instituições de Ensino Superior onde as pesquisas se realizaram com vistas a apontar os desafios e as possibilidades para futuros trabalhos. O referencial teórico sobre análise de produção científica pautou-se em Bueno (2010) e Silva e Gamboa (2011). O levantamento da produção foi realizado no banco de teses da Capes, e os descritores utilizados foram: inclusão, deficiência, cegueira e ensino de geografia. Os resultados dessa análise mostram que a escolarização das pessoas com deficiência tem sido um tema em crescimento nas pesquisas dos últimos anos, mas que o enfoque das pesquisas está nas metodologias de ensino. Também há uma indicação para uma possível diversificação nas deficiências estudadas e nas Instituições de Ensino Superior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924
10.21723/riaee.v10i5.7924
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i5.7924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924/5431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 773-786
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 773-786
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i5
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854014529536