Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casteleira, Rodrigo Pedro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137
Resumo: A proposta do presente artigo é a de discutir as questões sobre o conceito de gênero, que envolveram as discussões sobre o Plano Municipal de Educação (PME), aliado com os conceitos sobre modelagem de comportamento e educação sob uma estrutura skinneriana. Além disso, o discurso religioso veiculado pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) parece tentar modelar o comportamento, a fim de que as pessoas rejeitem a própria palavra ‘gênero’ nos documentos, ignorando as bases legais na educação. Os resultados teóricos revelam em que medida os argumentos religiosos tentam controlar ou alterar as contingências humanas, entre elas a educacional, com o uso do reforço verbal condicionando-o à ideia de possibilidade de céu ou inferno.
id UNESP-15_25882e118d51c1118d89ed61b734213a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8137
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamentoGênero. Educação. Comportamento. Religião.A proposta do presente artigo é a de discutir as questões sobre o conceito de gênero, que envolveram as discussões sobre o Plano Municipal de Educação (PME), aliado com os conceitos sobre modelagem de comportamento e educação sob uma estrutura skinneriana. Além disso, o discurso religioso veiculado pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) parece tentar modelar o comportamento, a fim de que as pessoas rejeitem a própria palavra ‘gênero’ nos documentos, ignorando as bases legais na educação. Os resultados teóricos revelam em que medida os argumentos religiosos tentam controlar ou alterar as contingências humanas, entre elas a educacional, com o uso do reforço verbal condicionando-o à ideia de possibilidade de céu ou inferno.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/813710.21723/riaee.v12.n1.8137Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 243-257Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 243-2571982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137/6264Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasteleira, Rodrigo PedroMaio, Eliane Rose2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8137Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
title Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
spellingShingle Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
Casteleira, Rodrigo Pedro
Gênero. Educação. Comportamento. Religião.
title_short Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
title_full Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
title_fullStr Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
title_full_unstemmed Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
title_sort Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
author Casteleira, Rodrigo Pedro
author_facet Casteleira, Rodrigo Pedro
Maio, Eliane Rose
author_role author
author2 Maio, Eliane Rose
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casteleira, Rodrigo Pedro
Maio, Eliane Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Educação. Comportamento. Religião.
topic Gênero. Educação. Comportamento. Religião.
description A proposta do presente artigo é a de discutir as questões sobre o conceito de gênero, que envolveram as discussões sobre o Plano Municipal de Educação (PME), aliado com os conceitos sobre modelagem de comportamento e educação sob uma estrutura skinneriana. Além disso, o discurso religioso veiculado pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) parece tentar modelar o comportamento, a fim de que as pessoas rejeitem a própria palavra ‘gênero’ nos documentos, ignorando as bases legais na educação. Os resultados teóricos revelam em que medida os argumentos religiosos tentam controlar ou alterar as contingências humanas, entre elas a educacional, com o uso do reforço verbal condicionando-o à ideia de possibilidade de céu ou inferno.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137
10.21723/riaee.v12.n1.8137
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v12.n1.8137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137/6264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 243-257
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 243-257
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n1.2017
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854332248064