Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137 |
Resumo: | A proposta do presente artigo é a de discutir as questões sobre o conceito de gênero, que envolveram as discussões sobre o Plano Municipal de Educação (PME), aliado com os conceitos sobre modelagem de comportamento e educação sob uma estrutura skinneriana. Além disso, o discurso religioso veiculado pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) parece tentar modelar o comportamento, a fim de que as pessoas rejeitem a própria palavra ‘gênero’ nos documentos, ignorando as bases legais na educação. Os resultados teóricos revelam em que medida os argumentos religiosos tentam controlar ou alterar as contingências humanas, entre elas a educacional, com o uso do reforço verbal condicionando-o à ideia de possibilidade de céu ou inferno. |
id |
UNESP-15_25882e118d51c1118d89ed61b734213a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8137 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamentoGênero. Educação. Comportamento. Religião.A proposta do presente artigo é a de discutir as questões sobre o conceito de gênero, que envolveram as discussões sobre o Plano Municipal de Educação (PME), aliado com os conceitos sobre modelagem de comportamento e educação sob uma estrutura skinneriana. Além disso, o discurso religioso veiculado pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) parece tentar modelar o comportamento, a fim de que as pessoas rejeitem a própria palavra ‘gênero’ nos documentos, ignorando as bases legais na educação. Os resultados teóricos revelam em que medida os argumentos religiosos tentam controlar ou alterar as contingências humanas, entre elas a educacional, com o uso do reforço verbal condicionando-o à ideia de possibilidade de céu ou inferno.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2017-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/813710.21723/riaee.v12.n1.8137Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 243-257Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 243-2571982-55872446-860610.21723/riaee.v12.n1.2017reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137/6264Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasteleira, Rodrigo PedroMaio, Eliane Rose2018-07-27T22:38:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8137Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2018-07-27T22:38:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento |
title |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento |
spellingShingle |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento Casteleira, Rodrigo Pedro Gênero. Educação. Comportamento. Religião. |
title_short |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento |
title_full |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento |
title_fullStr |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento |
title_full_unstemmed |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento |
title_sort |
Gênero, volte para o armário! Discurso religioso, gênero e modelagem de comportamento |
author |
Casteleira, Rodrigo Pedro |
author_facet |
Casteleira, Rodrigo Pedro Maio, Eliane Rose |
author_role |
author |
author2 |
Maio, Eliane Rose |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casteleira, Rodrigo Pedro Maio, Eliane Rose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero. Educação. Comportamento. Religião. |
topic |
Gênero. Educação. Comportamento. Religião. |
description |
A proposta do presente artigo é a de discutir as questões sobre o conceito de gênero, que envolveram as discussões sobre o Plano Municipal de Educação (PME), aliado com os conceitos sobre modelagem de comportamento e educação sob uma estrutura skinneriana. Além disso, o discurso religioso veiculado pelo Conselho Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) parece tentar modelar o comportamento, a fim de que as pessoas rejeitem a própria palavra ‘gênero’ nos documentos, ignorando as bases legais na educação. Os resultados teóricos revelam em que medida os argumentos religiosos tentam controlar ou alterar as contingências humanas, entre elas a educacional, com o uso do reforço verbal condicionando-o à ideia de possibilidade de céu ou inferno. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137 10.21723/riaee.v12.n1.8137 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v12.n1.8137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8137/6264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 243-257 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 12, n. 01, jan-mar (2017); 243-257 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v12.n1.2017 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854332248064 |