A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Dimas dos Reis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gonçalves, Renata Aparecida Martins, Moreira, Thais Alessandra, Beltrão, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045
Resumo: Não temos como negar que os avanços tecnológicos estão a cada dia mais perto das pessoas e aos poucos tem tomado os ambientes escolares com uma formulação discursiva de que promoverá uma maior integração dos educandos e aperfeiçoando o método de ensino aprendizagem, como sinaliza estar ocorrendo no Centro de Educação Fazendo Acontecer “Ana Paula Silva Gomes”, escola privada do município mineiro de Paraguaçu. Será que é isso mesmo que tem ocorrido? Sabemos que a utilização incorreta dessa ferramenta pode bloquear o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de sintetizar as informações recebidas. Na maioria das vezes por falta de discernimento, as próprias crianças e jovens serão os mais prejudicados por essa sedutora tecnologia, visto que os pais, em função da própria lógica do mundo do trabalho não desfrutam de condições para supervisionar os estudos que se realizam diante dos computadores e da internet. Além do mais, na própria sala de aula pode ocorrer um distanciamento e frieza na relação entre educandos e educadores. De tal forma que os pais, educadores e profissionais da educação precisam acompanhar com muita cautela a implantação dessas tecnologias inovadoras em salas de aula para que não seja comprometido todo o processo de ensino aprendizagem e tenhamos no futuro um exército de pessoas que não saberão escrever, ler e contar.
id UNESP-15_2b2553f923c85e46b10f100f6a9b1284
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7045
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas GeraisNão temos como negar que os avanços tecnológicos estão a cada dia mais perto das pessoas e aos poucos tem tomado os ambientes escolares com uma formulação discursiva de que promoverá uma maior integração dos educandos e aperfeiçoando o método de ensino aprendizagem, como sinaliza estar ocorrendo no Centro de Educação Fazendo Acontecer “Ana Paula Silva Gomes”, escola privada do município mineiro de Paraguaçu. Será que é isso mesmo que tem ocorrido? Sabemos que a utilização incorreta dessa ferramenta pode bloquear o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de sintetizar as informações recebidas. Na maioria das vezes por falta de discernimento, as próprias crianças e jovens serão os mais prejudicados por essa sedutora tecnologia, visto que os pais, em função da própria lógica do mundo do trabalho não desfrutam de condições para supervisionar os estudos que se realizam diante dos computadores e da internet. Além do mais, na própria sala de aula pode ocorrer um distanciamento e frieza na relação entre educandos e educadores. De tal forma que os pais, educadores e profissionais da educação precisam acompanhar com muita cautela a implantação dessas tecnologias inovadoras em salas de aula para que não seja comprometido todo o processo de ensino aprendizagem e tenhamos no futuro um exército de pessoas que não saberão escrever, ler e contar.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/704510.21723/riaee.v9i2.7045Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 413-422Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 413-4221982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045/5058Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Dimas dos ReisGonçalves, Renata Aparecida MartinsMoreira, Thais AlessandraBeltrão, Tatiana2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7045Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
title A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
spellingShingle A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
Ribeiro, Dimas dos Reis
title_short A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
title_full A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
title_fullStr A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
title_full_unstemmed A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
title_sort A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
author Ribeiro, Dimas dos Reis
author_facet Ribeiro, Dimas dos Reis
Gonçalves, Renata Aparecida Martins
Moreira, Thais Alessandra
Beltrão, Tatiana
author_role author
author2 Gonçalves, Renata Aparecida Martins
Moreira, Thais Alessandra
Beltrão, Tatiana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Dimas dos Reis
Gonçalves, Renata Aparecida Martins
Moreira, Thais Alessandra
Beltrão, Tatiana
description Não temos como negar que os avanços tecnológicos estão a cada dia mais perto das pessoas e aos poucos tem tomado os ambientes escolares com uma formulação discursiva de que promoverá uma maior integração dos educandos e aperfeiçoando o método de ensino aprendizagem, como sinaliza estar ocorrendo no Centro de Educação Fazendo Acontecer “Ana Paula Silva Gomes”, escola privada do município mineiro de Paraguaçu. Será que é isso mesmo que tem ocorrido? Sabemos que a utilização incorreta dessa ferramenta pode bloquear o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de sintetizar as informações recebidas. Na maioria das vezes por falta de discernimento, as próprias crianças e jovens serão os mais prejudicados por essa sedutora tecnologia, visto que os pais, em função da própria lógica do mundo do trabalho não desfrutam de condições para supervisionar os estudos que se realizam diante dos computadores e da internet. Além do mais, na própria sala de aula pode ocorrer um distanciamento e frieza na relação entre educandos e educadores. De tal forma que os pais, educadores e profissionais da educação precisam acompanhar com muita cautela a implantação dessas tecnologias inovadoras em salas de aula para que não seja comprometido todo o processo de ensino aprendizagem e tenhamos no futuro um exército de pessoas que não saberão escrever, ler e contar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045
10.21723/riaee.v9i2.7045
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i2.7045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045/5058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 413-422
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 413-422
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853566787584