A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045 |
Resumo: | Não temos como negar que os avanços tecnológicos estão a cada dia mais perto das pessoas e aos poucos tem tomado os ambientes escolares com uma formulação discursiva de que promoverá uma maior integração dos educandos e aperfeiçoando o método de ensino aprendizagem, como sinaliza estar ocorrendo no Centro de Educação Fazendo Acontecer “Ana Paula Silva Gomes”, escola privada do município mineiro de Paraguaçu. Será que é isso mesmo que tem ocorrido? Sabemos que a utilização incorreta dessa ferramenta pode bloquear o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de sintetizar as informações recebidas. Na maioria das vezes por falta de discernimento, as próprias crianças e jovens serão os mais prejudicados por essa sedutora tecnologia, visto que os pais, em função da própria lógica do mundo do trabalho não desfrutam de condições para supervisionar os estudos que se realizam diante dos computadores e da internet. Além do mais, na própria sala de aula pode ocorrer um distanciamento e frieza na relação entre educandos e educadores. De tal forma que os pais, educadores e profissionais da educação precisam acompanhar com muita cautela a implantação dessas tecnologias inovadoras em salas de aula para que não seja comprometido todo o processo de ensino aprendizagem e tenhamos no futuro um exército de pessoas que não saberão escrever, ler e contar. |
id |
UNESP-15_2b2553f923c85e46b10f100f6a9b1284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7045 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas GeraisNão temos como negar que os avanços tecnológicos estão a cada dia mais perto das pessoas e aos poucos tem tomado os ambientes escolares com uma formulação discursiva de que promoverá uma maior integração dos educandos e aperfeiçoando o método de ensino aprendizagem, como sinaliza estar ocorrendo no Centro de Educação Fazendo Acontecer “Ana Paula Silva Gomes”, escola privada do município mineiro de Paraguaçu. Será que é isso mesmo que tem ocorrido? Sabemos que a utilização incorreta dessa ferramenta pode bloquear o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de sintetizar as informações recebidas. Na maioria das vezes por falta de discernimento, as próprias crianças e jovens serão os mais prejudicados por essa sedutora tecnologia, visto que os pais, em função da própria lógica do mundo do trabalho não desfrutam de condições para supervisionar os estudos que se realizam diante dos computadores e da internet. Além do mais, na própria sala de aula pode ocorrer um distanciamento e frieza na relação entre educandos e educadores. De tal forma que os pais, educadores e profissionais da educação precisam acompanhar com muita cautela a implantação dessas tecnologias inovadoras em salas de aula para que não seja comprometido todo o processo de ensino aprendizagem e tenhamos no futuro um exército de pessoas que não saberão escrever, ler e contar.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/704510.21723/riaee.v9i2.7045Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 413-422Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 413-4221982-55872446-860610.21723/riaee.v9i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045/5058Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Dimas dos ReisGonçalves, Renata Aparecida MartinsMoreira, Thais AlessandraBeltrão, Tatiana2017-11-08T18:57:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7045Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T18:57:48Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais |
title |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais |
spellingShingle |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais Ribeiro, Dimas dos Reis |
title_short |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais |
title_full |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais |
title_fullStr |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais |
title_sort |
A tecnologia revolucionando o processo de ensino aprendizagem? A experiência de Paraguaçu no estado de Minas Gerais |
author |
Ribeiro, Dimas dos Reis |
author_facet |
Ribeiro, Dimas dos Reis Gonçalves, Renata Aparecida Martins Moreira, Thais Alessandra Beltrão, Tatiana |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Renata Aparecida Martins Moreira, Thais Alessandra Beltrão, Tatiana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Dimas dos Reis Gonçalves, Renata Aparecida Martins Moreira, Thais Alessandra Beltrão, Tatiana |
description |
Não temos como negar que os avanços tecnológicos estão a cada dia mais perto das pessoas e aos poucos tem tomado os ambientes escolares com uma formulação discursiva de que promoverá uma maior integração dos educandos e aperfeiçoando o método de ensino aprendizagem, como sinaliza estar ocorrendo no Centro de Educação Fazendo Acontecer “Ana Paula Silva Gomes”, escola privada do município mineiro de Paraguaçu. Será que é isso mesmo que tem ocorrido? Sabemos que a utilização incorreta dessa ferramenta pode bloquear o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de sintetizar as informações recebidas. Na maioria das vezes por falta de discernimento, as próprias crianças e jovens serão os mais prejudicados por essa sedutora tecnologia, visto que os pais, em função da própria lógica do mundo do trabalho não desfrutam de condições para supervisionar os estudos que se realizam diante dos computadores e da internet. Além do mais, na própria sala de aula pode ocorrer um distanciamento e frieza na relação entre educandos e educadores. De tal forma que os pais, educadores e profissionais da educação precisam acompanhar com muita cautela a implantação dessas tecnologias inovadoras em salas de aula para que não seja comprometido todo o processo de ensino aprendizagem e tenhamos no futuro um exército de pessoas que não saberão escrever, ler e contar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045 10.21723/riaee.v9i2.7045 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v9i2.7045 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7045/5058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 413-422 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 2 (2014); 413-422 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v9i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853566787584 |