Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443 |
Resumo: | Este trabalho descreve as principais diretrizes utilizadas no desenvolvimento do Módulo de Acompanhamento e Avaliação, do ambiente colaborativo para desenvolvimento de projetos interdisciplinares.– WebProInter .Os principais objetivos do sistema de avaliação são: subsidiar os pesquisadores para o planejamento e a tomada de decisões; conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos do ambiente; contribuir para a definição de prioridades de ação; possibilitar a redefinição de objetivos e ações, quando necessário; e produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento dos projetos e aprendizagem dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos a partir da pesquisa fundamentaram-se em três aspectos: a) Interatividade; b) Desenvolvimento das atividades e produtos c) Acompanhamento contínuo de aprendizagem, considerados fundamentais para o processo de avaliação do ambiente WebProInter. Buscando captar esses aspectos foram desenvolvidas ferramentas que possibilitassem auxiliar o trabalho de análise. |
id |
UNESP-15_39bcdc0fe32eac5fe94cd8ae443630a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/443 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta webEste trabalho descreve as principais diretrizes utilizadas no desenvolvimento do Módulo de Acompanhamento e Avaliação, do ambiente colaborativo para desenvolvimento de projetos interdisciplinares.– WebProInter .Os principais objetivos do sistema de avaliação são: subsidiar os pesquisadores para o planejamento e a tomada de decisões; conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos do ambiente; contribuir para a definição de prioridades de ação; possibilitar a redefinição de objetivos e ações, quando necessário; e produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento dos projetos e aprendizagem dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos a partir da pesquisa fundamentaram-se em três aspectos: a) Interatividade; b) Desenvolvimento das atividades e produtos c) Acompanhamento contínuo de aprendizagem, considerados fundamentais para o processo de avaliação do ambiente WebProInter. Buscando captar esses aspectos foram desenvolvidas ferramentas que possibilitassem auxiliar o trabalho de análise.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/44310.21723/riaee.v1i2.443Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 173-181Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 173-1811982-55872446-860610.21723/riaee.v1i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443/322Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiscarelli, Silvio HenriqueAkamatsu, Janio Itiro2017-11-07T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/443Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:16:51Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web |
title |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web |
spellingShingle |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web Fiscarelli, Silvio Henrique |
title_short |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web |
title_full |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web |
title_fullStr |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web |
title_full_unstemmed |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web |
title_sort |
Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web |
author |
Fiscarelli, Silvio Henrique |
author_facet |
Fiscarelli, Silvio Henrique Akamatsu, Janio Itiro |
author_role |
author |
author2 |
Akamatsu, Janio Itiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiscarelli, Silvio Henrique Akamatsu, Janio Itiro |
description |
Este trabalho descreve as principais diretrizes utilizadas no desenvolvimento do Módulo de Acompanhamento e Avaliação, do ambiente colaborativo para desenvolvimento de projetos interdisciplinares.– WebProInter .Os principais objetivos do sistema de avaliação são: subsidiar os pesquisadores para o planejamento e a tomada de decisões; conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos do ambiente; contribuir para a definição de prioridades de ação; possibilitar a redefinição de objetivos e ações, quando necessário; e produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento dos projetos e aprendizagem dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos a partir da pesquisa fundamentaram-se em três aspectos: a) Interatividade; b) Desenvolvimento das atividades e produtos c) Acompanhamento contínuo de aprendizagem, considerados fundamentais para o processo de avaliação do ambiente WebProInter. Buscando captar esses aspectos foram desenvolvidas ferramentas que possibilitassem auxiliar o trabalho de análise. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443 10.21723/riaee.v1i2.443 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v1i2.443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443/322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 173-181 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 173-181 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v1i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852155404288 |