Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiscarelli, Silvio Henrique
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Akamatsu, Janio Itiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443
Resumo: Este trabalho descreve as principais diretrizes utilizadas no desenvolvimento do Módulo de Acompanhamento e Avaliação, do ambiente colaborativo para desenvolvimento de projetos interdisciplinares.– WebProInter .Os principais objetivos do sistema de avaliação são: subsidiar os pesquisadores para o planejamento e a tomada de decisões; conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos do ambiente; contribuir para a definição de prioridades de ação; possibilitar a redefinição de objetivos e ações, quando necessário; e produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento dos projetos e aprendizagem dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos a partir da pesquisa fundamentaram-se em três aspectos: a) Interatividade; b) Desenvolvimento das atividades e produtos c) Acompanhamento contínuo de aprendizagem, considerados fundamentais para o processo de avaliação do ambiente WebProInter. Buscando captar esses aspectos foram desenvolvidas ferramentas que possibilitassem auxiliar o trabalho de análise.
id UNESP-15_39bcdc0fe32eac5fe94cd8ae443630a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/443
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta webEste trabalho descreve as principais diretrizes utilizadas no desenvolvimento do Módulo de Acompanhamento e Avaliação, do ambiente colaborativo para desenvolvimento de projetos interdisciplinares.– WebProInter .Os principais objetivos do sistema de avaliação são: subsidiar os pesquisadores para o planejamento e a tomada de decisões; conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos do ambiente; contribuir para a definição de prioridades de ação; possibilitar a redefinição de objetivos e ações, quando necessário; e produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento dos projetos e aprendizagem dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos a partir da pesquisa fundamentaram-se em três aspectos: a) Interatividade; b) Desenvolvimento das atividades e produtos c) Acompanhamento contínuo de aprendizagem, considerados fundamentais para o processo de avaliação do ambiente WebProInter. Buscando captar esses aspectos foram desenvolvidas ferramentas que possibilitassem auxiliar o trabalho de análise.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/44310.21723/riaee.v1i2.443Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 173-181Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 173-1811982-55872446-860610.21723/riaee.v1i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443/322Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFiscarelli, Silvio HenriqueAkamatsu, Janio Itiro2017-11-07T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/443Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:16:51Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
title Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
spellingShingle Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
Fiscarelli, Silvio Henrique
title_short Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
title_full Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
title_fullStr Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
title_full_unstemmed Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
title_sort Avaliação do ambiente de aprendizagem webprointer: concepção e desenvolvimento de uma ferramenta web
author Fiscarelli, Silvio Henrique
author_facet Fiscarelli, Silvio Henrique
Akamatsu, Janio Itiro
author_role author
author2 Akamatsu, Janio Itiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiscarelli, Silvio Henrique
Akamatsu, Janio Itiro
description Este trabalho descreve as principais diretrizes utilizadas no desenvolvimento do Módulo de Acompanhamento e Avaliação, do ambiente colaborativo para desenvolvimento de projetos interdisciplinares.– WebProInter .Os principais objetivos do sistema de avaliação são: subsidiar os pesquisadores para o planejamento e a tomada de decisões; conhecer em profundidade os pontos fortes e fracos do ambiente; contribuir para a definição de prioridades de ação; possibilitar a redefinição de objetivos e ações, quando necessário; e produzir um sistema de informações quantitativas e qualitativas para o acompanhamento da trajetória de desenvolvimento dos projetos e aprendizagem dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos a partir da pesquisa fundamentaram-se em três aspectos: a) Interatividade; b) Desenvolvimento das atividades e produtos c) Acompanhamento contínuo de aprendizagem, considerados fundamentais para o processo de avaliação do ambiente WebProInter. Buscando captar esses aspectos foram desenvolvidas ferramentas que possibilitassem auxiliar o trabalho de análise.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443
10.21723/riaee.v1i2.443
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v1i2.443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/443/322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 173-181
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 173-181
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v1i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852155404288