Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938
Resumo: objetivo do estudo foi investigar a visão do professor sobre o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino fundamental II. Participaram do estudo duas professoras de uma escola da rede estadual de ensino, que atuam em sala de aula comum em diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado. Posterior à realização das entrevistas, foi feita a transcrição das gravações na íntegra a fim de obter os dados para análise. A análise desse material foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelam o conhecimento dos participantes sobre os apoios pedagógicos especializados ofertados aos alunos PAEE para cursar o ensino fundamental. Embora reconheçam a importância desse suporte, indicam a falta de qualificação profissional para orientá-los na apropriação do currículo em sala de aula comum. Somadas a esse aspecto, considerar como os professores buscam diminuir a exclusão e qualificar o rendimento escolar para esse alunado nesta etapa de ensino, constitui-se a tônica deste estudo.
id UNESP-15_3d4c7b67808ae32f0afe7a0232365d0d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8938
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental IIInclusão escolarEnsino fundamentalEducação especialobjetivo do estudo foi investigar a visão do professor sobre o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino fundamental II. Participaram do estudo duas professoras de uma escola da rede estadual de ensino, que atuam em sala de aula comum em diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado. Posterior à realização das entrevistas, foi feita a transcrição das gravações na íntegra a fim de obter os dados para análise. A análise desse material foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelam o conhecimento dos participantes sobre os apoios pedagógicos especializados ofertados aos alunos PAEE para cursar o ensino fundamental. Embora reconheçam a importância desse suporte, indicam a falta de qualificação profissional para orientá-los na apropriação do currículo em sala de aula comum. Somadas a esse aspecto, considerar como os professores buscam diminuir a exclusão e qualificar o rendimento escolar para esse alunado nesta etapa de ensino, constitui-se a tônica deste estudo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893810.21723/riaee.v11.esp2.p986-999Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 986-999Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 986-9991982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938/5881Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLouzada, Juliana Cavalcante de AndradeMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8938Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
title Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
spellingShingle Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade
Inclusão escolar
Ensino fundamental
Educação especial
title_short Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
title_full Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
title_fullStr Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
title_full_unstemmed Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
title_sort Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
author Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade
author_facet Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
author_role author
author2 Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Ensino fundamental
Educação especial
topic Inclusão escolar
Ensino fundamental
Educação especial
description objetivo do estudo foi investigar a visão do professor sobre o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino fundamental II. Participaram do estudo duas professoras de uma escola da rede estadual de ensino, que atuam em sala de aula comum em diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado. Posterior à realização das entrevistas, foi feita a transcrição das gravações na íntegra a fim de obter os dados para análise. A análise desse material foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelam o conhecimento dos participantes sobre os apoios pedagógicos especializados ofertados aos alunos PAEE para cursar o ensino fundamental. Embora reconheçam a importância desse suporte, indicam a falta de qualificação profissional para orientá-los na apropriação do currículo em sala de aula comum. Somadas a esse aspecto, considerar como os professores buscam diminuir a exclusão e qualificar o rendimento escolar para esse alunado nesta etapa de ensino, constitui-se a tônica deste estudo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938
10.21723/riaee.v11.esp2.p986-999
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v11.esp2.p986-999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938/5881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 986-999
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 986-999
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854985510912