Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938 |
Resumo: | objetivo do estudo foi investigar a visão do professor sobre o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino fundamental II. Participaram do estudo duas professoras de uma escola da rede estadual de ensino, que atuam em sala de aula comum em diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado. Posterior à realização das entrevistas, foi feita a transcrição das gravações na íntegra a fim de obter os dados para análise. A análise desse material foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelam o conhecimento dos participantes sobre os apoios pedagógicos especializados ofertados aos alunos PAEE para cursar o ensino fundamental. Embora reconheçam a importância desse suporte, indicam a falta de qualificação profissional para orientá-los na apropriação do currículo em sala de aula comum. Somadas a esse aspecto, considerar como os professores buscam diminuir a exclusão e qualificar o rendimento escolar para esse alunado nesta etapa de ensino, constitui-se a tônica deste estudo. |
id |
UNESP-15_3d4c7b67808ae32f0afe7a0232365d0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8938 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental IIInclusão escolarEnsino fundamentalEducação especialobjetivo do estudo foi investigar a visão do professor sobre o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino fundamental II. Participaram do estudo duas professoras de uma escola da rede estadual de ensino, que atuam em sala de aula comum em diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado. Posterior à realização das entrevistas, foi feita a transcrição das gravações na íntegra a fim de obter os dados para análise. A análise desse material foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelam o conhecimento dos participantes sobre os apoios pedagógicos especializados ofertados aos alunos PAEE para cursar o ensino fundamental. Embora reconheçam a importância desse suporte, indicam a falta de qualificação profissional para orientá-los na apropriação do currículo em sala de aula comum. Somadas a esse aspecto, considerar como os professores buscam diminuir a exclusão e qualificar o rendimento escolar para esse alunado nesta etapa de ensino, constitui-se a tônica deste estudo.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893810.21723/riaee.v11.esp2.p986-999Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 986-999Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 986-9991982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938/5881Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLouzada, Juliana Cavalcante de AndradeMartins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8938Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II |
title |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II |
spellingShingle |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade Inclusão escolar Ensino fundamental Educação especial |
title_short |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II |
title_full |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II |
title_fullStr |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II |
title_sort |
Educação inclusiva: o olhar do professor sobre a prática pedagógica para o aluno com deficiência no ensino fundamental II |
author |
Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade |
author_facet |
Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louzada, Juliana Cavalcante de Andrade Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Ensino fundamental Educação especial |
topic |
Inclusão escolar Ensino fundamental Educação especial |
description |
objetivo do estudo foi investigar a visão do professor sobre o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino fundamental II. Participaram do estudo duas professoras de uma escola da rede estadual de ensino, que atuam em sala de aula comum em diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um Estudo de Caso de abordagem qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado. Posterior à realização das entrevistas, foi feita a transcrição das gravações na íntegra a fim de obter os dados para análise. A análise desse material foi realizada a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelam o conhecimento dos participantes sobre os apoios pedagógicos especializados ofertados aos alunos PAEE para cursar o ensino fundamental. Embora reconheçam a importância desse suporte, indicam a falta de qualificação profissional para orientá-los na apropriação do currículo em sala de aula comum. Somadas a esse aspecto, considerar como os professores buscam diminuir a exclusão e qualificar o rendimento escolar para esse alunado nesta etapa de ensino, constitui-se a tônica deste estudo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938 10.21723/riaee.v11.esp2.p986-999 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v11.esp2.p986-999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8938/5881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 986-999 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 986-999 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854985510912 |