Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, José Adnilton de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carneiro, Relma Urel Carbone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937
Resumo: Este estudo discutiu como se dá o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara SP, que atende alunos do ensino fundamental II. Realizou-se uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar? O lócus da pesquisa foi uma Escola particular, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados foram realizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da referida pesquisa foram (07) professores (as) do ensino fundamental II e a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados a partir da definição inicial das seguintes categorias: trabalho pedagógico e inclusão escolar, assim como outras categorias de análise que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa. Objetivou-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o trabalho pedagógico no processo de inclusão escolar dos alunos (PAEE) em sala de aula comum no ensino fundamental II.
id UNESP-15_f9fc4a757b63f2c5bd62a0d435be861e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8937
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comumInclusão escolarTrabalho pedagógicoEducação especialEste estudo discutiu como se dá o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara SP, que atende alunos do ensino fundamental II. Realizou-se uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar? O lócus da pesquisa foi uma Escola particular, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados foram realizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da referida pesquisa foram (07) professores (as) do ensino fundamental II e a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados a partir da definição inicial das seguintes categorias: trabalho pedagógico e inclusão escolar, assim como outras categorias de análise que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa. Objetivou-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o trabalho pedagógico no processo de inclusão escolar dos alunos (PAEE) em sala de aula comum no ensino fundamental II.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/893710.21723/riaee.v11.esp2.p969-985Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 969-985Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 969-9851982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937/5880Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, José Adnilton de OliveiraCarneiro, Relma Urel Carbone2020-12-30T22:22:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8937Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:22:55Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
title Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
spellingShingle Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
Ferreira, José Adnilton de Oliveira
Inclusão escolar
Trabalho pedagógico
Educação especial
title_short Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
title_full Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
title_fullStr Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
title_full_unstemmed Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
title_sort Educação inclusiva: o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial do ensino fundamental II na sala de aula comum
author Ferreira, José Adnilton de Oliveira
author_facet Ferreira, José Adnilton de Oliveira
Carneiro, Relma Urel Carbone
author_role author
author2 Carneiro, Relma Urel Carbone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, José Adnilton de Oliveira
Carneiro, Relma Urel Carbone
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Trabalho pedagógico
Educação especial
topic Inclusão escolar
Trabalho pedagógico
Educação especial
description Este estudo discutiu como se dá o trabalho pedagógico com alunos público-alvo da educação especial (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar em uma escola da rede privada de Araraquara SP, que atende alunos do ensino fundamental II. Realizou-se uma pesquisa de campo com uma abordagem de estudo de caso, a partir da seguinte questão problema: Como se dá o trabalho pedagógico com alunos (PAEE) em sala de aula comum no processo de inclusão escolar? O lócus da pesquisa foi uma Escola particular, que oferta anos finais do ensino fundamental. Para a coleta dos dados foram realizados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes da referida pesquisa foram (07) professores (as) do ensino fundamental II e a coordenadora pedagógica. Os dados coletados foram analisados a partir da definição inicial das seguintes categorias: trabalho pedagógico e inclusão escolar, assim como outras categorias de análise que emergiram do referencial teórico adotado na pesquisa. Objetivou-se como resultado deste estudo trazer contribuições teóricas e práticas significativas para o trabalho pedagógico no processo de inclusão escolar dos alunos (PAEE) em sala de aula comum no ensino fundamental II.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937
10.21723/riaee.v11.esp2.p969-985
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v11.esp2.p969-985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8937/5880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 969-985
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.11, n. esp. 2 (2016): Trabalho docente no contexto da inclusão escolar; 969-985
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v11.n.esp2.set2016
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854983413760