Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397 |
Resumo: | O presente trabalho relata o desenvolvimento de um material pedagógicoespecífico sobre mídia-educação, como resultado de oficinas desenvolvidas no Midialab –Laboratório de Mídia-Educação, da Universidade Sagrado Coração, para alunos e professoresdo Ensino Médio, que em sua grande maioria atuavam na área de Códigos, Linguagens e suasTecnologias. Os objetivos da pesquisa exploratória foram investigar, de modo comparativo,como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças nodesempenho dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados parapromover o letramento em mídia, considerando características da escola pública e paradigmasinternacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focandoseis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo decaso, tradução e simulação-produção. Os resultados sugerem que adotar atividades depreparação para usar as mídias é um caminho produtivo para o desenvolvimento dehabilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dosestudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover oaprendizado colaborativo, numa abordagem social. |
id |
UNESP-15_3e5730412c9df359c6f6903d8db628db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5397 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professoresO presente trabalho relata o desenvolvimento de um material pedagógicoespecífico sobre mídia-educação, como resultado de oficinas desenvolvidas no Midialab –Laboratório de Mídia-Educação, da Universidade Sagrado Coração, para alunos e professoresdo Ensino Médio, que em sua grande maioria atuavam na área de Códigos, Linguagens e suasTecnologias. Os objetivos da pesquisa exploratória foram investigar, de modo comparativo,como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças nodesempenho dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados parapromover o letramento em mídia, considerando características da escola pública e paradigmasinternacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focandoseis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo decaso, tradução e simulação-produção. Os resultados sugerem que adotar atividades depreparação para usar as mídias é um caminho produtivo para o desenvolvimento dehabilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dosestudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover oaprendizado colaborativo, numa abordagem social.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/539710.21723/riaee.v7i2.5397Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 125-136Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 2 (2012); 125-1361982-55872446-860610.21723/riaee.v7i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397/4321Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Alexandra Bujokas deAndrelo, RoseaneAlmeida, Lígia Beatriz Carvalho de2017-11-07T20:57:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5397Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:57:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores |
title |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores |
spellingShingle |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores Siqueira, Alexandra Bujokas de |
title_short |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores |
title_full |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores |
title_fullStr |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores |
title_full_unstemmed |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores |
title_sort |
Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores |
author |
Siqueira, Alexandra Bujokas de |
author_facet |
Siqueira, Alexandra Bujokas de Andrelo, Roseane Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Andrelo, Roseane Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Alexandra Bujokas de Andrelo, Roseane Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de |
description |
O presente trabalho relata o desenvolvimento de um material pedagógicoespecífico sobre mídia-educação, como resultado de oficinas desenvolvidas no Midialab –Laboratório de Mídia-Educação, da Universidade Sagrado Coração, para alunos e professoresdo Ensino Médio, que em sua grande maioria atuavam na área de Códigos, Linguagens e suasTecnologias. Os objetivos da pesquisa exploratória foram investigar, de modo comparativo,como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças nodesempenho dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados parapromover o letramento em mídia, considerando características da escola pública e paradigmasinternacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focandoseis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo decaso, tradução e simulação-produção. Os resultados sugerem que adotar atividades depreparação para usar as mídias é um caminho produtivo para o desenvolvimento dehabilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dosestudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover oaprendizado colaborativo, numa abordagem social. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397 10.21723/riaee.v7i2.5397 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v7i2.5397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397/4321 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 125-136 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 2 (2012); 125-136 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v7i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852762529792 |