Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Alexandra Bujokas de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Andrelo, Roseane, Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397
Resumo: O presente trabalho relata o desenvolvimento de um material pedagógicoespecífico sobre mídia-educação, como resultado de oficinas desenvolvidas no Midialab –Laboratório de Mídia-Educação, da Universidade Sagrado Coração, para alunos e professoresdo Ensino Médio, que em sua grande maioria atuavam na área de Códigos, Linguagens e suasTecnologias. Os objetivos da pesquisa exploratória foram investigar, de modo comparativo,como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças nodesempenho dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados parapromover o letramento em mídia, considerando características da escola pública e paradigmasinternacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focandoseis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo decaso, tradução e simulação-produção. Os resultados sugerem que adotar atividades depreparação para usar as mídias é um caminho produtivo para o desenvolvimento dehabilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dosestudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover oaprendizado colaborativo, numa abordagem social.
id UNESP-15_3e5730412c9df359c6f6903d8db628db
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5397
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professoresO presente trabalho relata o desenvolvimento de um material pedagógicoespecífico sobre mídia-educação, como resultado de oficinas desenvolvidas no Midialab –Laboratório de Mídia-Educação, da Universidade Sagrado Coração, para alunos e professoresdo Ensino Médio, que em sua grande maioria atuavam na área de Códigos, Linguagens e suasTecnologias. Os objetivos da pesquisa exploratória foram investigar, de modo comparativo,como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças nodesempenho dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados parapromover o letramento em mídia, considerando características da escola pública e paradigmasinternacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focandoseis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo decaso, tradução e simulação-produção. Os resultados sugerem que adotar atividades depreparação para usar as mídias é um caminho produtivo para o desenvolvimento dehabilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dosestudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover oaprendizado colaborativo, numa abordagem social.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/539710.21723/riaee.v7i2.5397Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 125-136Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 2 (2012); 125-1361982-55872446-860610.21723/riaee.v7i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397/4321Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira, Alexandra Bujokas deAndrelo, RoseaneAlmeida, Lígia Beatriz Carvalho de2017-11-07T20:57:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5397Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:57:01Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
title Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
spellingShingle Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
Siqueira, Alexandra Bujokas de
title_short Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
title_full Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
title_fullStr Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
title_full_unstemmed Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
title_sort Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores
author Siqueira, Alexandra Bujokas de
author_facet Siqueira, Alexandra Bujokas de
Andrelo, Roseane
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de
author_role author
author2 Andrelo, Roseane
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Alexandra Bujokas de
Andrelo, Roseane
Almeida, Lígia Beatriz Carvalho de
description O presente trabalho relata o desenvolvimento de um material pedagógicoespecífico sobre mídia-educação, como resultado de oficinas desenvolvidas no Midialab –Laboratório de Mídia-Educação, da Universidade Sagrado Coração, para alunos e professoresdo Ensino Médio, que em sua grande maioria atuavam na área de Códigos, Linguagens e suasTecnologias. Os objetivos da pesquisa exploratória foram investigar, de modo comparativo,como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças nodesempenho dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados parapromover o letramento em mídia, considerando características da escola pública e paradigmasinternacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focandoseis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo decaso, tradução e simulação-produção. Os resultados sugerem que adotar atividades depreparação para usar as mídias é um caminho produtivo para o desenvolvimento dehabilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dosestudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover oaprendizado colaborativo, numa abordagem social.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397
10.21723/riaee.v7i2.5397
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v7i2.5397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397/4321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 125-136
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 7 n. 2 (2012); 125-136
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v7i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852762529792