Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Júnior, Vanderlei Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6133
Resumo: This study has as it porpouse to understand the actual conditions of students with visual impairment in primary education, so that the inclusion process is effective, considering the limitations of these children in the learning system, supported by suitable material, methodologies and professionals to attend to their needs. To achieve this goal, a qualitative approach was used to understand children's perceptions about the research object. The method used in the procedure was bibliographical and documental, using books, doctrines, magazines and articles published in websites. As for the depth level, this work is classified as exploratory. Due to the difficulties of social integration for visually impaired children in regular schools of primary education and the social obstacles faced, it is necessary that Brazilian legislation be followed so that people with disabilities have access to pedagogical activity, in an equality perspective.
id Ânima_a99afabf9d34ea3ae0b6159d6207c374
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6133
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básicaDeficiência visualInclusãoEducaçãoThis study has as it porpouse to understand the actual conditions of students with visual impairment in primary education, so that the inclusion process is effective, considering the limitations of these children in the learning system, supported by suitable material, methodologies and professionals to attend to their needs. To achieve this goal, a qualitative approach was used to understand children's perceptions about the research object. The method used in the procedure was bibliographical and documental, using books, doctrines, magazines and articles published in websites. As for the depth level, this work is classified as exploratory. Due to the difficulties of social integration for visually impaired children in regular schools of primary education and the social obstacles faced, it is necessary that Brazilian legislation be followed so that people with disabilities have access to pedagogical activity, in an equality perspective.Trata-se de trabalho de conclusão de curso que tem por propósito compreender as condições objetivas para que se efetive o processo de inclusão dos estudantes com deficiência visual na educação básica, considerando a capacidade dos mesmos para a aprendizagem, desde que apoiados por metodologias e recursos materiais e humanos adequados ao atendimento de suas necessidades. Para atingir este objetivo utilizou-se a abordagem qualitativa, com finalidade de compreender as percepções dos sujeitos em relação ao objeto de investigação. Quanto ao método de procedimento utilizado empregou-se o bibliográfico e documental, utilizando-se livros, doutrinas, revistas e artigos publicados em sítios eletrônicos. Quanto ao nível de profundidade, este trabalho é classificado como exploratório. Decorrente das dificuldades de integração social das pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino básico e dos obstáculos sociais enfrentados, faz-se necessário que a legislação brasileira seja observada e, assim, as pessoas com deficiência tenham acesso a atividade pedagógica escolar, numa perspectiva de igualdade.Paz, Cláudio DamacenoPereira Júnior, Vanderlei Duarte2019-07-04T23:47:41Z2020-11-27T03:39:24Z2019-07-04T23:47:41Z2020-11-27T03:39:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis79 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6133Direito - TubarãoTubarão-SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T21:07:31Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6133Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T21:07:31Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica
title Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica
spellingShingle Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica
Pereira Júnior, Vanderlei Duarte
Deficiência visual
Inclusão
Educação
title_short Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica
title_full Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica
title_fullStr Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica
title_full_unstemmed Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica
title_sort Acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência visual: legislação e procedimentos pedagógicos na educação básica
author Pereira Júnior, Vanderlei Duarte
author_facet Pereira Júnior, Vanderlei Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paz, Cláudio Damaceno
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Júnior, Vanderlei Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência visual
Inclusão
Educação
topic Deficiência visual
Inclusão
Educação
description This study has as it porpouse to understand the actual conditions of students with visual impairment in primary education, so that the inclusion process is effective, considering the limitations of these children in the learning system, supported by suitable material, methodologies and professionals to attend to their needs. To achieve this goal, a qualitative approach was used to understand children's perceptions about the research object. The method used in the procedure was bibliographical and documental, using books, doctrines, magazines and articles published in websites. As for the depth level, this work is classified as exploratory. Due to the difficulties of social integration for visually impaired children in regular schools of primary education and the social obstacles faced, it is necessary that Brazilian legislation be followed so that people with disabilities have access to pedagogical activity, in an equality perspective.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-04T23:47:41Z
2019-07-04T23:47:41Z
2019
2020-11-27T03:39:24Z
2020-11-27T03:39:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6133
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão-SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415817725542400