A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4803 |
Resumo: | A motivação dos alunos tem sido apontada como um dos fatores que tem influenciado diretamente o quê e como eles aprendem. As abordagens sócio-cognitivistas da motivação apontam duas orientações: a intrínseca, que é vista como tendência natural do indivíduo, no qual ele executa uma atividade por considerá-la atraente, e a extrínseca, com a finalidade de atender solicitações ou pressões de outras pessoas, ou de demonstrar competências e habilidades. Este trabalho investiga a motivação extrínseca e seus reflexos no desempenho escolar de uma aluna considerada pelos professores como tendo dificuldades de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam a influência do ambiente escolar e familiar na motivação e, esta no desempenho escolar da aluna, apontando a relevância de estudos sobre a temática. |
id |
UNESP-15_474d19ef8ccaf0896d915f9f3972bc85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4803 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de casoA motivação dos alunos tem sido apontada como um dos fatores que tem influenciado diretamente o quê e como eles aprendem. As abordagens sócio-cognitivistas da motivação apontam duas orientações: a intrínseca, que é vista como tendência natural do indivíduo, no qual ele executa uma atividade por considerá-la atraente, e a extrínseca, com a finalidade de atender solicitações ou pressões de outras pessoas, ou de demonstrar competências e habilidades. Este trabalho investiga a motivação extrínseca e seus reflexos no desempenho escolar de uma aluna considerada pelos professores como tendo dificuldades de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam a influência do ambiente escolar e familiar na motivação e, esta no desempenho escolar da aluna, apontando a relevância de estudos sobre a temática.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2012-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/480310.21723/riaee.v6i1.4803Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 1 (2011); 116-134Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 1 (2011); 116-1341982-55872446-860610.21723/riaee.v6i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4803/4073Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Andreza Marques de Castro2017-11-07T20:12:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4803Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T20:12:14Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso |
title |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso |
spellingShingle |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso Leão, Andreza Marques de Castro |
title_short |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso |
title_full |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso |
title_fullStr |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso |
title_sort |
A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso |
author |
Leão, Andreza Marques de Castro |
author_facet |
Leão, Andreza Marques de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Andreza Marques de Castro |
description |
A motivação dos alunos tem sido apontada como um dos fatores que tem influenciado diretamente o quê e como eles aprendem. As abordagens sócio-cognitivistas da motivação apontam duas orientações: a intrínseca, que é vista como tendência natural do indivíduo, no qual ele executa uma atividade por considerá-la atraente, e a extrínseca, com a finalidade de atender solicitações ou pressões de outras pessoas, ou de demonstrar competências e habilidades. Este trabalho investiga a motivação extrínseca e seus reflexos no desempenho escolar de uma aluna considerada pelos professores como tendo dificuldades de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam a influência do ambiente escolar e familiar na motivação e, esta no desempenho escolar da aluna, apontando a relevância de estudos sobre a temática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4803 10.21723/riaee.v6i1.4803 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4803 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v6i1.4803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4803/4073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 6 Núm. 1 (2011); 116-134 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 6 n. 1 (2011); 116-134 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v6i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852671303680 |