Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7328 |
Resumo: | O artigo analisa a formação do professor pesquisador e os enfoques teórico-metodológicos das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Sociocomunitária, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. O objetivo do estudo é verificar os paradigmas das pesquisas produzidas por professores da Educação Básica inseridos no Mestrado, no período de 2005 a 2012. A metodologia baseia-se nos estudos de Gamboa (1996, 2009) com o Esquema Paradigmático para analisar as dissertações. O aporte teórico discute a formação do professor como pesquisador, bem como as concepções filosóficas: Positivismo, Fenomenologia, Marxismo e Teoria da Complexidade que permeiam as dissertações produzidas no Programa. Essa discussão é relevante na medida em que contribui para a delimitação dos fundamentos epistemológicos nas pesquisas em Educação Sociocomunitária e identifica elementos centrais para a formação do professor da Educação Básica na investigação científica. |
id |
UNESP-15_51e656b89885c5ebba8f6cdf5ce815ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7328 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertaçõesO artigo analisa a formação do professor pesquisador e os enfoques teórico-metodológicos das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Sociocomunitária, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. O objetivo do estudo é verificar os paradigmas das pesquisas produzidas por professores da Educação Básica inseridos no Mestrado, no período de 2005 a 2012. A metodologia baseia-se nos estudos de Gamboa (1996, 2009) com o Esquema Paradigmático para analisar as dissertações. O aporte teórico discute a formação do professor como pesquisador, bem como as concepções filosóficas: Positivismo, Fenomenologia, Marxismo e Teoria da Complexidade que permeiam as dissertações produzidas no Programa. Essa discussão é relevante na medida em que contribui para a delimitação dos fundamentos epistemológicos nas pesquisas em Educação Sociocomunitária e identifica elementos centrais para a formação do professor da Educação Básica na investigação científica.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/732810.21723/riaee.v10i1.7328Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 246-258Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 246-2581982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7328/5362Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKirsch, Deise BeckerSoffner, Renato Kraide2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7328Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações |
title |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações |
spellingShingle |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações Kirsch, Deise Becker |
title_short |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações |
title_full |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações |
title_fullStr |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações |
title_full_unstemmed |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações |
title_sort |
Formação do professor pesquisador: a importância da fundamentação epistemológica das dissertações |
author |
Kirsch, Deise Becker |
author_facet |
Kirsch, Deise Becker Soffner, Renato Kraide |
author_role |
author |
author2 |
Soffner, Renato Kraide |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirsch, Deise Becker Soffner, Renato Kraide |
description |
O artigo analisa a formação do professor pesquisador e os enfoques teórico-metodológicos das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Sociocomunitária, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo. O objetivo do estudo é verificar os paradigmas das pesquisas produzidas por professores da Educação Básica inseridos no Mestrado, no período de 2005 a 2012. A metodologia baseia-se nos estudos de Gamboa (1996, 2009) com o Esquema Paradigmático para analisar as dissertações. O aporte teórico discute a formação do professor como pesquisador, bem como as concepções filosóficas: Positivismo, Fenomenologia, Marxismo e Teoria da Complexidade que permeiam as dissertações produzidas no Programa. Essa discussão é relevante na medida em que contribui para a delimitação dos fundamentos epistemológicos nas pesquisas em Educação Sociocomunitária e identifica elementos centrais para a formação do professor da Educação Básica na investigação científica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7328 10.21723/riaee.v10i1.7328 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7328 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i1.7328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7328/5362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 246-258 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 246-258 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853893943296 |