Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456 |
Resumo: | O objetivo geral da pesquisa foi “conceituar pesquisa- formação, com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-prático da pesquisa e da formação de professores e para a construção de uma epistemologia da formação docente”. Neste texto se faz um recorte desse objetivo para mapear as denominações dadas pelos autores das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Brasileiras (período 1999-008) às modalidades de pesquisa e ou metodologias realizadas mediante pesquisas de intervenção para formação de professores. Foram encontradas 7.390 dissertações e/ou teses. Mediante análise dos títulos, as palavras chave e os resumos, foram identificadas 1.353 pesquisas sobre formação de professores. Dessas, 177 foram identificadas como pesquisa intervenção para a formação de professores, nas quais resultaram mais de 40 denominações de tipos e/ou metodologias de pesquisa. Também resultou uma listagemde autores que fundamentaram os tipos de pesquisa ou metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos de dissertações e teses. Esses resultados mostram um reduzido número de pesquisas de intervenção no país e a hegemonia de certas concepções tradicionais, a maioria fundamentada em autores estrangeiros. |
id |
UNOCHAPO-1_306fa000359ebd7f2f02262955b0318c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1456 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008O objetivo geral da pesquisa foi “conceituar pesquisa- formação, com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-prático da pesquisa e da formação de professores e para a construção de uma epistemologia da formação docente”. Neste texto se faz um recorte desse objetivo para mapear as denominações dadas pelos autores das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Brasileiras (período 1999-008) às modalidades de pesquisa e ou metodologias realizadas mediante pesquisas de intervenção para formação de professores. Foram encontradas 7.390 dissertações e/ou teses. Mediante análise dos títulos, as palavras chave e os resumos, foram identificadas 1.353 pesquisas sobre formação de professores. Dessas, 177 foram identificadas como pesquisa intervenção para a formação de professores, nas quais resultaram mais de 40 denominações de tipos e/ou metodologias de pesquisa. Também resultou uma listagemde autores que fundamentaram os tipos de pesquisa ou metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos de dissertações e teses. Esses resultados mostram um reduzido número de pesquisas de intervenção no país e a hegemonia de certas concepções tradicionais, a maioria fundamentada em autores estrangeiros. Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/145610.22196/rp.v14i29.1456Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 353-380Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 353-3801984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456/817Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrada, Luis Eduardo AlvaradoLongarezi, Andréa Maturano2016-11-25T16:39:24Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1456Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:24Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 |
title |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 |
spellingShingle |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 Prada, Luis Eduardo Alvarado |
title_short |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 |
title_full |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 |
title_fullStr |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 |
title_sort |
Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008 |
author |
Prada, Luis Eduardo Alvarado |
author_facet |
Prada, Luis Eduardo Alvarado Longarezi, Andréa Maturano |
author_role |
author |
author2 |
Longarezi, Andréa Maturano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prada, Luis Eduardo Alvarado Longarezi, Andréa Maturano |
description |
O objetivo geral da pesquisa foi “conceituar pesquisa- formação, com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-prático da pesquisa e da formação de professores e para a construção de uma epistemologia da formação docente”. Neste texto se faz um recorte desse objetivo para mapear as denominações dadas pelos autores das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação em Educação das Universidades Brasileiras (período 1999-008) às modalidades de pesquisa e ou metodologias realizadas mediante pesquisas de intervenção para formação de professores. Foram encontradas 7.390 dissertações e/ou teses. Mediante análise dos títulos, as palavras chave e os resumos, foram identificadas 1.353 pesquisas sobre formação de professores. Dessas, 177 foram identificadas como pesquisa intervenção para a formação de professores, nas quais resultaram mais de 40 denominações de tipos e/ou metodologias de pesquisa. Também resultou uma listagemde autores que fundamentaram os tipos de pesquisa ou metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos de dissertações e teses. Esses resultados mostram um reduzido número de pesquisas de intervenção no país e a hegemonia de certas concepções tradicionais, a maioria fundamentada em autores estrangeiros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456 10.22196/rp.v14i29.1456 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v14i29.1456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456/817 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 353-380 Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 353-380 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320992599146496 |