Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prada, Luis Eduardo Alvarado
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Longarezi, Andréa Maturano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456
Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi “conceituar pesquisa- formação, com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-prático da pesquisa e da formação de professores e para a construção de uma epistemologia da formação docente”. Neste texto se faz um recorte desse objetivo para mapear as denominações dadas pelos autores das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação  em Educação das Universidades Brasileiras (período 1999-008) às modalidades de pesquisa e ou metodologias realizadas mediante pesquisas de intervenção para formação de professores. Foram encontradas 7.390 dissertações e/ou teses. Mediante análise dos títulos, as palavras chave e os resumos, foram identificadas 1.353 pesquisas sobre formação de professores. Dessas, 177 foram identificadas como pesquisa intervenção para a formação de professores, nas quais resultaram mais de 40 denominações de tipos e/ou metodologias de  pesquisa. Também resultou uma listagemde autores que fundamentaram os tipos de pesquisa ou metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos de dissertações e teses. Esses resultados mostram um reduzido número de pesquisas de intervenção no país e a hegemonia de certas concepções tradicionais, a maioria fundamentada em autores estrangeiros.  
id UNOCHAPO-1_306fa000359ebd7f2f02262955b0318c
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1456
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008O objetivo geral da pesquisa foi “conceituar pesquisa- formação, com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-prático da pesquisa e da formação de professores e para a construção de uma epistemologia da formação docente”. Neste texto se faz um recorte desse objetivo para mapear as denominações dadas pelos autores das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação  em Educação das Universidades Brasileiras (período 1999-008) às modalidades de pesquisa e ou metodologias realizadas mediante pesquisas de intervenção para formação de professores. Foram encontradas 7.390 dissertações e/ou teses. Mediante análise dos títulos, as palavras chave e os resumos, foram identificadas 1.353 pesquisas sobre formação de professores. Dessas, 177 foram identificadas como pesquisa intervenção para a formação de professores, nas quais resultaram mais de 40 denominações de tipos e/ou metodologias de  pesquisa. Também resultou uma listagemde autores que fundamentaram os tipos de pesquisa ou metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos de dissertações e teses. Esses resultados mostram um reduzido número de pesquisas de intervenção no país e a hegemonia de certas concepções tradicionais, a maioria fundamentada em autores estrangeiros.  Unochapecó2013-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/145610.22196/rp.v14i29.1456Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 353-380Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 353-3801984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456/817Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrada, Luis Eduardo AlvaradoLongarezi, Andréa Maturano2016-11-25T16:39:24Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/1456Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:39:24Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
title Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
spellingShingle Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
Prada, Luis Eduardo Alvarado
title_short Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
title_full Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
title_fullStr Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
title_full_unstemmed Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
title_sort Pesquisa-formação de professores nas dissertações, teses: 1999-2008
author Prada, Luis Eduardo Alvarado
author_facet Prada, Luis Eduardo Alvarado
Longarezi, Andréa Maturano
author_role author
author2 Longarezi, Andréa Maturano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prada, Luis Eduardo Alvarado
Longarezi, Andréa Maturano
description O objetivo geral da pesquisa foi “conceituar pesquisa- formação, com vistas a contribuir para a construção de um campo conceitual-prático da pesquisa e da formação de professores e para a construção de uma epistemologia da formação docente”. Neste texto se faz um recorte desse objetivo para mapear as denominações dadas pelos autores das dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação  em Educação das Universidades Brasileiras (período 1999-008) às modalidades de pesquisa e ou metodologias realizadas mediante pesquisas de intervenção para formação de professores. Foram encontradas 7.390 dissertações e/ou teses. Mediante análise dos títulos, as palavras chave e os resumos, foram identificadas 1.353 pesquisas sobre formação de professores. Dessas, 177 foram identificadas como pesquisa intervenção para a formação de professores, nas quais resultaram mais de 40 denominações de tipos e/ou metodologias de  pesquisa. Também resultou uma listagemde autores que fundamentaram os tipos de pesquisa ou metodologias utilizadas pelos autores dos trabalhos de dissertações e teses. Esses resultados mostram um reduzido número de pesquisas de intervenção no país e a hegemonia de certas concepções tradicionais, a maioria fundamentada em autores estrangeiros.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456
10.22196/rp.v14i29.1456
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456
identifier_str_mv 10.22196/rp.v14i29.1456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1456/817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 14 Núm. 29: jul./dez. 2012; 353-380
Revista Pedagógica; v. 14 n. 29: jul./dez. 2012; 353-380
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320992599146496