Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7395
Resumo: O presente artigo possui como finalidade principal analisar a Política e a Legislação Educacional a partir de um viés ainda pouco explorado, especialmente quando se trata de fenômenos intrincados e que envolvem diversas mediações, Entre estas podemos destacar as mediações jurídico-políticas e sociais. Um elemento exemplar desta ocorrência é a noção de Gestão Democrática, presente na atual Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 (BRSIL, 1996). Com vistas a analisar esta noção basilar da Educação, procuro aplicar os conceitos de Campo e Refração Política com o objetivo de examinar as referidas noções, tomando como fontes a CF/88 e a LDB 9394/96. Ao final do artigo apresento algumas decorrências desta análise.
id UNESP-15_54926cd468c03bca44323e9cb94ec53f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7395
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no BrasilO presente artigo possui como finalidade principal analisar a Política e a Legislação Educacional a partir de um viés ainda pouco explorado, especialmente quando se trata de fenômenos intrincados e que envolvem diversas mediações, Entre estas podemos destacar as mediações jurídico-políticas e sociais. Um elemento exemplar desta ocorrência é a noção de Gestão Democrática, presente na atual Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 (BRSIL, 1996). Com vistas a analisar esta noção basilar da Educação, procuro aplicar os conceitos de Campo e Refração Política com o objetivo de examinar as referidas noções, tomando como fontes a CF/88 e a LDB 9394/96. Ao final do artigo apresento algumas decorrências desta análise.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/739510.21723/riaee.v9i4.7395Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 969-984Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 969-9841982-55872446-860610.21723/riaee.v9i4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7395/5326Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Pablo Silva Machado Bispo dos2017-11-08T19:12:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7395Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:12:37Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil
title Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil
spellingShingle Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil
Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos
title_short Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil
title_full Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil
title_fullStr Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil
title_full_unstemmed Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil
title_sort Campo do poder, refração política e legislação educacional: notas para uma discussão da gestão democrática no Brasil
author Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos
author_facet Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pablo Silva Machado Bispo dos
description O presente artigo possui como finalidade principal analisar a Política e a Legislação Educacional a partir de um viés ainda pouco explorado, especialmente quando se trata de fenômenos intrincados e que envolvem diversas mediações, Entre estas podemos destacar as mediações jurídico-políticas e sociais. Um elemento exemplar desta ocorrência é a noção de Gestão Democrática, presente na atual Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 (BRSIL, 1996). Com vistas a analisar esta noção basilar da Educação, procuro aplicar os conceitos de Campo e Refração Política com o objetivo de examinar as referidas noções, tomando como fontes a CF/88 e a LDB 9394/96. Ao final do artigo apresento algumas decorrências desta análise.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7395
10.21723/riaee.v9i4.7395
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7395
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v9i4.7395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7395/5326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 969-984
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 9 n. 4 (2014); 969-984
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v9i4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853905477632