Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicacio Almeida Xavier
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK
Resumo: Este trabalho parte de um problema atual como colocar em prática uma gestão que seja democrática, aliando a teoria e a prática no cotidiano escolar, uma vez que, muitos dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, não possuem os elementos básicos de compreensão e conhecimentos referentes a esta práxis e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Vivemos um clima de democratização nas escolas do município de Almenara-MG, onde todos os envolvidos com a educação querem a democratização do ensino e dos cargos que surgem nesta esfera, no entanto, quando foi proposto à comunidade escolar (professores, especialistas e secretários escolares) efetivos, assumirem os cargos comissionados de diretor e coordenador escolar, muitos não o aceitaram; uma vez que os salários dos referidos cargos são irrisórios. Assim, percebe-se que existe uma falha no processo democrático que surgiu em Almenara e que, nem todos os que lidam com o cotidiano escolar e suas políticas, entendem e/ou estão preparados e informados sobre o que venha a ser uma Gestão Democrática e de como ela pode favorecer ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de identificar essa(s) falha(s) e compreender o caminho trilhado e propor uma nova forma de ver e aplicar a Gestão Democrática nas escolas no município de Almenara, assegurando a aplicabilidade da legislação educacional.
id UFMG_2c29a8349f08dffa8c5fd958367cff6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTGGK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Priscila Rezende MoreiraNicacio Almeida Xavier2019-08-13T07:03:31Z2019-08-13T07:03:31Z2011-01-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGKEste trabalho parte de um problema atual como colocar em prática uma gestão que seja democrática, aliando a teoria e a prática no cotidiano escolar, uma vez que, muitos dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, não possuem os elementos básicos de compreensão e conhecimentos referentes a esta práxis e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Vivemos um clima de democratização nas escolas do município de Almenara-MG, onde todos os envolvidos com a educação querem a democratização do ensino e dos cargos que surgem nesta esfera, no entanto, quando foi proposto à comunidade escolar (professores, especialistas e secretários escolares) efetivos, assumirem os cargos comissionados de diretor e coordenador escolar, muitos não o aceitaram; uma vez que os salários dos referidos cargos são irrisórios. Assim, percebe-se que existe uma falha no processo democrático que surgiu em Almenara e que, nem todos os que lidam com o cotidiano escolar e suas políticas, entendem e/ou estão preparados e informados sobre o que venha a ser uma Gestão Democrática e de como ela pode favorecer ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de identificar essa(s) falha(s) e compreender o caminho trilhado e propor uma nova forma de ver e aplicar a Gestão Democrática nas escolas no município de Almenara, assegurando a aplicabilidade da legislação educacional.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administração Planejamento educacional Escolas Gestão democrática PráxisLegislaçãoGestão-DemocráticaGestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_nicacio_almeida_xavier.pdfapplication/pdf232909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTGGK/1/tcc_nicacio_almeida_xavier.pdfcffef323383fec9e037f7813b3afc511MD51TEXTtcc_nicacio_almeida_xavier.pdf.txttcc_nicacio_almeida_xavier.pdf.txtExtracted texttext/plain79886https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTGGK/2/tcc_nicacio_almeida_xavier.pdf.txtc5f20d3d70ee64b1682147462265b29eMD521843/BUBD-9ZTGGK2019-11-14 21:53:35.384oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZTGGKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:53:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
title Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
spellingShingle Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
Nicacio Almeida Xavier
Práxis
Legislação
Gestão-Democrática
Escolas Organização e administração 
Planejamento educacional 
Escolas Gestão democrática 
title_short Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
title_full Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
title_fullStr Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
title_full_unstemmed Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
title_sort Gestão democrática e cotidiano escolar: um estudo sobre a práxis da legislação educacional
author Nicacio Almeida Xavier
author_facet Nicacio Almeida Xavier
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicacio Almeida Xavier
contributor_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Práxis
Legislação
Gestão-Democrática
topic Práxis
Legislação
Gestão-Democrática
Escolas Organização e administração 
Planejamento educacional 
Escolas Gestão democrática 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Organização e administração 
Planejamento educacional 
Escolas Gestão democrática 
description Este trabalho parte de um problema atual como colocar em prática uma gestão que seja democrática, aliando a teoria e a prática no cotidiano escolar, uma vez que, muitos dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, não possuem os elementos básicos de compreensão e conhecimentos referentes a esta práxis e sua aplicabilidade no cotidiano escolar. Vivemos um clima de democratização nas escolas do município de Almenara-MG, onde todos os envolvidos com a educação querem a democratização do ensino e dos cargos que surgem nesta esfera, no entanto, quando foi proposto à comunidade escolar (professores, especialistas e secretários escolares) efetivos, assumirem os cargos comissionados de diretor e coordenador escolar, muitos não o aceitaram; uma vez que os salários dos referidos cargos são irrisórios. Assim, percebe-se que existe uma falha no processo democrático que surgiu em Almenara e que, nem todos os que lidam com o cotidiano escolar e suas políticas, entendem e/ou estão preparados e informados sobre o que venha a ser uma Gestão Democrática e de como ela pode favorecer ao processo ensino aprendizagem. O presente estudo tem o objetivo de identificar essa(s) falha(s) e compreender o caminho trilhado e propor uma nova forma de ver e aplicar a Gestão Democrática nas escolas no município de Almenara, assegurando a aplicabilidade da legislação educacional.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T07:03:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T07:03:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTGGK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTGGK/1/tcc_nicacio_almeida_xavier.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZTGGK/2/tcc_nicacio_almeida_xavier.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cffef323383fec9e037f7813b3afc511
c5f20d3d70ee64b1682147462265b29e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589573667717120