Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Haguenauer, Cristina Jasbinschek
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918
Resumo: Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa intitulada “Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho buscou investigar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e foi desenvolvido com base em dados coletados por meio de questionários, entrevistas e observação do ambiente virtual de aprendizagem. A análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Sala Online do Portal Espaço GD, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas e-mail, chat e fórum. Os comentários feitos por meio de questionários e espontaneamente pelos alunos nos registros de e-mails, chats e fóruns foram analisados de modo a identificar núcleos de significado relacionados à percepção dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
id UNESP-15_60e9237582f116ca95bb7937f37707e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6918
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagemNeste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa intitulada “Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho buscou investigar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e foi desenvolvido com base em dados coletados por meio de questionários, entrevistas e observação do ambiente virtual de aprendizagem. A análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Sala Online do Portal Espaço GD, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas e-mail, chat e fórum. Os comentários feitos por meio de questionários e espontaneamente pelos alunos nos registros de e-mails, chats e fóruns foram analisados de modo a identificar núcleos de significado relacionados à percepção dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/691810.21723/riaee.v10i1.6918Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 83-97Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 83-971982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918/5352Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana Guimarães Rodrigues deHaguenauer, Cristina Jasbinschek2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6918Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
title Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de
title_short Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
title_full Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
author Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de
author_facet Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de
Haguenauer, Cristina Jasbinschek
author_role author
author2 Haguenauer, Cristina Jasbinschek
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de
Haguenauer, Cristina Jasbinschek
description Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa intitulada “Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho buscou investigar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e foi desenvolvido com base em dados coletados por meio de questionários, entrevistas e observação do ambiente virtual de aprendizagem. A análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Sala Online do Portal Espaço GD, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas e-mail, chat e fórum. Os comentários feitos por meio de questionários e espontaneamente pelos alunos nos registros de e-mails, chats e fóruns foram analisados de modo a identificar núcleos de significado relacionados à percepção dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918
10.21723/riaee.v10i1.6918
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i1.6918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918/5352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 83-97
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 83-97
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853532184577