Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918 |
Resumo: | Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa intitulada “Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho buscou investigar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e foi desenvolvido com base em dados coletados por meio de questionários, entrevistas e observação do ambiente virtual de aprendizagem. A análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Sala Online do Portal Espaço GD, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas e-mail, chat e fórum. Os comentários feitos por meio de questionários e espontaneamente pelos alunos nos registros de e-mails, chats e fóruns foram analisados de modo a identificar núcleos de significado relacionados à percepção dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). |
id |
UNESP-15_60e9237582f116ca95bb7937f37707e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6918 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagemNeste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa intitulada “Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho buscou investigar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e foi desenvolvido com base em dados coletados por meio de questionários, entrevistas e observação do ambiente virtual de aprendizagem. A análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Sala Online do Portal Espaço GD, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas e-mail, chat e fórum. Os comentários feitos por meio de questionários e espontaneamente pelos alunos nos registros de e-mails, chats e fóruns foram analisados de modo a identificar núcleos de significado relacionados à percepção dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA).Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/691810.21723/riaee.v10i1.6918Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 83-97Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 83-971982-55872446-860610.21723/riaee.v10i1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918/5352Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana Guimarães Rodrigues deHaguenauer, Cristina Jasbinschek2017-11-09T12:19:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6918Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:10Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem |
title |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de |
title_short |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem |
author |
Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de |
author_facet |
Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de Haguenauer, Cristina Jasbinschek |
author_role |
author |
author2 |
Haguenauer, Cristina Jasbinschek |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luciana Guimarães Rodrigues de Haguenauer, Cristina Jasbinschek |
description |
Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa intitulada “Comunicação, Interação e Discurso em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, desenvolvida junto ao Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O trabalho buscou investigar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação e foi desenvolvido com base em dados coletados por meio de questionários, entrevistas e observação do ambiente virtual de aprendizagem. A análise privilegiou os momentos de comunicação entre os agentes na Sala Online do Portal Espaço GD, a exemplo dos diálogos que acontecem nas ferramentas e-mail, chat e fórum. Os comentários feitos por meio de questionários e espontaneamente pelos alunos nos registros de e-mails, chats e fóruns foram analisados de modo a identificar núcleos de significado relacionados à percepção dos alunos sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918 10.21723/riaee.v10i1.6918 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i1.6918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6918/5352 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 83-97 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.1, jan./mar. (2015); 83-97 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i1 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853532184577 |