Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713 |
Resumo: | Os níveis de desqualificação aos quais milhares de jovens e adultos LGBT são submetidos emergem nas mais diversas instâncias como: igreja, política, mídia, sociedade, escola, etc., A escola caracteriza-se como um local estratégico de implementação de políticas educacionais. Nesse contexto surgem ações como Programa Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Como fragmento de uma pesquisa mais ampla voltada a qualificação de Mestrado, trazemos a discussão os subprodutos advindos desses Programas intitulados: Kit anti-homofobia do MEC e Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, respectivamente. Ambas as estratégias apresentam congruências, divergências e reticencias entre si. Para o estudo nos baseamos na acepção dos estudos culturais e no referencial literário produzido sobre a temática, caracterizando a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a ausência de materiais sobre a temática não pode mais ser justificativa para discutir a diversidade sexual e combate e prevenção à homofobia, pois se determinado material não foi distribuído para as escolas, educadores/as podem contar com outras publicações já realizadas. |
id |
UNESP-15_629ffa7ad66450d675f04fa5b97bac53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5713 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escolaOs níveis de desqualificação aos quais milhares de jovens e adultos LGBT são submetidos emergem nas mais diversas instâncias como: igreja, política, mídia, sociedade, escola, etc., A escola caracteriza-se como um local estratégico de implementação de políticas educacionais. Nesse contexto surgem ações como Programa Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Como fragmento de uma pesquisa mais ampla voltada a qualificação de Mestrado, trazemos a discussão os subprodutos advindos desses Programas intitulados: Kit anti-homofobia do MEC e Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, respectivamente. Ambas as estratégias apresentam congruências, divergências e reticencias entre si. Para o estudo nos baseamos na acepção dos estudos culturais e no referencial literário produzido sobre a temática, caracterizando a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a ausência de materiais sobre a temática não pode mais ser justificativa para discutir a diversidade sexual e combate e prevenção à homofobia, pois se determinado material não foi distribuído para as escolas, educadores/as podem contar com outras publicações já realizadas. Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/571310.21723/riaee.v8i2.5713Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 452-468Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 452-4681982-55872446-860610.21723/riaee.v8i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713/4811Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Isaias Batista deMaio, Eliane Rose2017-11-08T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5713Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:24:32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola |
title |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola |
spellingShingle |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola Oliveira Júnior, Isaias Batista de |
title_short |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola |
title_full |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola |
title_fullStr |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola |
title_full_unstemmed |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola |
title_sort |
Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola |
author |
Oliveira Júnior, Isaias Batista de |
author_facet |
Oliveira Júnior, Isaias Batista de Maio, Eliane Rose |
author_role |
author |
author2 |
Maio, Eliane Rose |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Isaias Batista de Maio, Eliane Rose |
description |
Os níveis de desqualificação aos quais milhares de jovens e adultos LGBT são submetidos emergem nas mais diversas instâncias como: igreja, política, mídia, sociedade, escola, etc., A escola caracteriza-se como um local estratégico de implementação de políticas educacionais. Nesse contexto surgem ações como Programa Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Como fragmento de uma pesquisa mais ampla voltada a qualificação de Mestrado, trazemos a discussão os subprodutos advindos desses Programas intitulados: Kit anti-homofobia do MEC e Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, respectivamente. Ambas as estratégias apresentam congruências, divergências e reticencias entre si. Para o estudo nos baseamos na acepção dos estudos culturais e no referencial literário produzido sobre a temática, caracterizando a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a ausência de materiais sobre a temática não pode mais ser justificativa para discutir a diversidade sexual e combate e prevenção à homofobia, pois se determinado material não foi distribuído para as escolas, educadores/as podem contar com outras publicações já realizadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713 10.21723/riaee.v8i2.5713 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v8i2.5713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713/4811 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 452-468 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 452-468 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v8i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215853045645312 |