Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Isaias Batista de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maio, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713
Resumo: Os níveis de desqualificação aos quais milhares de jovens e adultos LGBT são submetidos emergem nas mais diversas instâncias como: igreja, política, mídia, sociedade, escola, etc., A escola caracteriza-se como um local estratégico de implementação de políticas educacionais. Nesse contexto surgem ações como Programa Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Como fragmento de uma pesquisa mais ampla voltada a qualificação de Mestrado, trazemos a discussão os subprodutos advindos desses Programas intitulados: Kit anti-homofobia do MEC e Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, respectivamente. Ambas as estratégias apresentam congruências, divergências e reticencias entre si. Para o estudo nos baseamos na acepção dos estudos culturais e no referencial literário produzido sobre a temática, caracterizando a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a ausência de materiais sobre a temática não pode mais ser justificativa para discutir a diversidade sexual e combate e prevenção à homofobia, pois se determinado material não foi distribuído para as escolas, educadores/as podem contar com outras publicações já realizadas. 
id UNESP-15_629ffa7ad66450d675f04fa5b97bac53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5713
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escolaOs níveis de desqualificação aos quais milhares de jovens e adultos LGBT são submetidos emergem nas mais diversas instâncias como: igreja, política, mídia, sociedade, escola, etc., A escola caracteriza-se como um local estratégico de implementação de políticas educacionais. Nesse contexto surgem ações como Programa Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Como fragmento de uma pesquisa mais ampla voltada a qualificação de Mestrado, trazemos a discussão os subprodutos advindos desses Programas intitulados: Kit anti-homofobia do MEC e Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, respectivamente. Ambas as estratégias apresentam congruências, divergências e reticencias entre si. Para o estudo nos baseamos na acepção dos estudos culturais e no referencial literário produzido sobre a temática, caracterizando a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a ausência de materiais sobre a temática não pode mais ser justificativa para discutir a diversidade sexual e combate e prevenção à homofobia, pois se determinado material não foi distribuído para as escolas, educadores/as podem contar com outras publicações já realizadas. Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2014-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/571310.21723/riaee.v8i2.5713Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 452-468Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 452-4681982-55872446-860610.21723/riaee.v8i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713/4811Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Isaias Batista deMaio, Eliane Rose2017-11-08T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5713Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T14:24:32Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
title Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
spellingShingle Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
Oliveira Júnior, Isaias Batista de
title_short Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
title_full Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
title_fullStr Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
title_full_unstemmed Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
title_sort Divergências, congruências e reticências: uma análise comparativa entre produtos dos programas escola sem homofobia e saúde e prevenção na escola
author Oliveira Júnior, Isaias Batista de
author_facet Oliveira Júnior, Isaias Batista de
Maio, Eliane Rose
author_role author
author2 Maio, Eliane Rose
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Júnior, Isaias Batista de
Maio, Eliane Rose
description Os níveis de desqualificação aos quais milhares de jovens e adultos LGBT são submetidos emergem nas mais diversas instâncias como: igreja, política, mídia, sociedade, escola, etc., A escola caracteriza-se como um local estratégico de implementação de políticas educacionais. Nesse contexto surgem ações como Programa Escola sem Homofobia e Saúde e Prevenção na Escola. Como fragmento de uma pesquisa mais ampla voltada a qualificação de Mestrado, trazemos a discussão os subprodutos advindos desses Programas intitulados: Kit anti-homofobia do MEC e Guia de Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares, respectivamente. Ambas as estratégias apresentam congruências, divergências e reticencias entre si. Para o estudo nos baseamos na acepção dos estudos culturais e no referencial literário produzido sobre a temática, caracterizando a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a ausência de materiais sobre a temática não pode mais ser justificativa para discutir a diversidade sexual e combate e prevenção à homofobia, pois se determinado material não foi distribuído para as escolas, educadores/as podem contar com outras publicações já realizadas. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713
10.21723/riaee.v8i2.5713
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v8i2.5713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5713/4811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 452-468
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 8 n. 2 (2013); 452-468
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v8i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853045645312