Assistive technology na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Ygor
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moro, Tatiele Bolson, Valentini, Carla Beatris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060
Resumo: Para abordar sobre Tecnologia Assistiva (TA), primeiro, é necessário refletir sobre inclusão, e esta necessita de ações que garantam o desenvolvimento intelectual, social, afetivo e profissional das pessoas à qual se destina. Em um contexto educacional pode-se pensar a educação inclusiva, como um campo que aborda a “educação para todos e com todos, buscando meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes, indistintamente” (CARVALHO, 2016, p. 67). Nesta perspectiva, a autora traz muitos desafios, necessitando considerar a singularidade de cada estudante. Além disso, a educação inclusiva precisa ser tomada como um direito que é assegurado pelas políticas (BRASIL, 2008, 2015, 2021a, 2021b) educacionais brasileiras.
id UNESP-15_646655e07c982a3ecd5a039d5d5fd4bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16060
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Assistive technology na educação inclusivaTecnología de asistencia en educación inclusivaTecnologia assistiva na educação inclusivaPara abordar sobre Tecnologia Assistiva (TA), primeiro, é necessário refletir sobre inclusão, e esta necessita de ações que garantam o desenvolvimento intelectual, social, afetivo e profissional das pessoas à qual se destina. Em um contexto educacional pode-se pensar a educação inclusiva, como um campo que aborda a “educação para todos e com todos, buscando meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes, indistintamente” (CARVALHO, 2016, p. 67). Nesta perspectiva, a autora traz muitos desafios, necessitando considerar a singularidade de cada estudante. Além disso, a educação inclusiva precisa ser tomada como um direito que é assegurado pelas políticas (BRASIL, 2008, 2015, 2021a, 2021b) educacionais brasileiras.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1606010.21723/riaee.v16iesp.4.16060Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2021) v. 16, n. esp. 4 - Dossiê: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ; 2963-2970Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2021) v. 16, n. esp. 4 - Dossiê: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ; 2963-29701982-55872446-860610.21723/riaee.v16iesp.4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspaenghttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/11989https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12330https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12331https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12334https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/14760Copyright (c) 2021 Ygor Correa, Tatiele Bolson Moro, Carla Beatris Valentinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, YgorMoro, Tatiele BolsonValentini, Carla Beatris2022-12-11T22:12:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16060Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2022-12-11T22:12:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistive technology na educação inclusiva
Tecnología de asistencia en educación inclusiva
Tecnologia assistiva na educação inclusiva
title Assistive technology na educação inclusiva
spellingShingle Assistive technology na educação inclusiva
Correa, Ygor
title_short Assistive technology na educação inclusiva
title_full Assistive technology na educação inclusiva
title_fullStr Assistive technology na educação inclusiva
title_full_unstemmed Assistive technology na educação inclusiva
title_sort Assistive technology na educação inclusiva
author Correa, Ygor
author_facet Correa, Ygor
Moro, Tatiele Bolson
Valentini, Carla Beatris
author_role author
author2 Moro, Tatiele Bolson
Valentini, Carla Beatris
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Ygor
Moro, Tatiele Bolson
Valentini, Carla Beatris
description Para abordar sobre Tecnologia Assistiva (TA), primeiro, é necessário refletir sobre inclusão, e esta necessita de ações que garantam o desenvolvimento intelectual, social, afetivo e profissional das pessoas à qual se destina. Em um contexto educacional pode-se pensar a educação inclusiva, como um campo que aborda a “educação para todos e com todos, buscando meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes, indistintamente” (CARVALHO, 2016, p. 67). Nesta perspectiva, a autora traz muitos desafios, necessitando considerar a singularidade de cada estudante. Além disso, a educação inclusiva precisa ser tomada como um direito que é assegurado pelas políticas (BRASIL, 2008, 2015, 2021a, 2021b) educacionais brasileiras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060
10.21723/riaee.v16iesp.4.16060
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v16iesp.4.16060
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/11989
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12330
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12331
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12334
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/14760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ygor Correa, Tatiele Bolson Moro, Carla Beatris Valentini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ygor Correa, Tatiele Bolson Moro, Carla Beatris Valentini
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/html
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2021) v. 16, n. esp. 4 - Dossiê: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ; 2963-2970
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2021) v. 16, n. esp. 4 - Dossiê: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ; 2963-2970
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v16iesp.4
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1824500780374163456