Assistive technology na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa eng |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060 |
Resumo: | Para abordar sobre Tecnologia Assistiva (TA), primeiro, é necessário refletir sobre inclusão, e esta necessita de ações que garantam o desenvolvimento intelectual, social, afetivo e profissional das pessoas à qual se destina. Em um contexto educacional pode-se pensar a educação inclusiva, como um campo que aborda a “educação para todos e com todos, buscando meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes, indistintamente” (CARVALHO, 2016, p. 67). Nesta perspectiva, a autora traz muitos desafios, necessitando considerar a singularidade de cada estudante. Além disso, a educação inclusiva precisa ser tomada como um direito que é assegurado pelas políticas (BRASIL, 2008, 2015, 2021a, 2021b) educacionais brasileiras. |
id |
UNESP-15_646655e07c982a3ecd5a039d5d5fd4bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16060 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Assistive technology na educação inclusivaTecnología de asistencia en educación inclusivaTecnologia assistiva na educação inclusivaPara abordar sobre Tecnologia Assistiva (TA), primeiro, é necessário refletir sobre inclusão, e esta necessita de ações que garantam o desenvolvimento intelectual, social, afetivo e profissional das pessoas à qual se destina. Em um contexto educacional pode-se pensar a educação inclusiva, como um campo que aborda a “educação para todos e com todos, buscando meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes, indistintamente” (CARVALHO, 2016, p. 67). Nesta perspectiva, a autora traz muitos desafios, necessitando considerar a singularidade de cada estudante. Além disso, a educação inclusiva precisa ser tomada como um direito que é assegurado pelas políticas (BRASIL, 2008, 2015, 2021a, 2021b) educacionais brasileiras.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/htmltext/xmlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/1606010.21723/riaee.v16iesp.4.16060Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2021) v. 16, n. esp. 4 - Dossiê: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ; 2963-2970Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2021) v. 16, n. esp. 4 - Dossiê: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ; 2963-29701982-55872446-860610.21723/riaee.v16iesp.4reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporspaenghttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/11989https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12330https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12331https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12334https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/14760Copyright (c) 2021 Ygor Correa, Tatiele Bolson Moro, Carla Beatris Valentinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, YgorMoro, Tatiele BolsonValentini, Carla Beatris2022-12-11T22:12:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16060Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2022-12-11T22:12:47Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assistive technology na educação inclusiva Tecnología de asistencia en educación inclusiva Tecnologia assistiva na educação inclusiva |
title |
Assistive technology na educação inclusiva |
spellingShingle |
Assistive technology na educação inclusiva Correa, Ygor |
title_short |
Assistive technology na educação inclusiva |
title_full |
Assistive technology na educação inclusiva |
title_fullStr |
Assistive technology na educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Assistive technology na educação inclusiva |
title_sort |
Assistive technology na educação inclusiva |
author |
Correa, Ygor |
author_facet |
Correa, Ygor Moro, Tatiele Bolson Valentini, Carla Beatris |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Tatiele Bolson Valentini, Carla Beatris |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Ygor Moro, Tatiele Bolson Valentini, Carla Beatris |
description |
Para abordar sobre Tecnologia Assistiva (TA), primeiro, é necessário refletir sobre inclusão, e esta necessita de ações que garantam o desenvolvimento intelectual, social, afetivo e profissional das pessoas à qual se destina. Em um contexto educacional pode-se pensar a educação inclusiva, como um campo que aborda a “educação para todos e com todos, buscando meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes, indistintamente” (CARVALHO, 2016, p. 67). Nesta perspectiva, a autora traz muitos desafios, necessitando considerar a singularidade de cada estudante. Além disso, a educação inclusiva precisa ser tomada como um direito que é assegurado pelas políticas (BRASIL, 2008, 2015, 2021a, 2021b) educacionais brasileiras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060 10.21723/riaee.v16iesp.4.16060 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v16iesp.4.16060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa eng |
language |
por spa eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/11989 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12330 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12331 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/12334 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16060/14760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ygor Correa, Tatiele Bolson Moro, Carla Beatris Valentini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ygor Correa, Tatiele Bolson Moro, Carla Beatris Valentini https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf text/html text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; (2021) v. 16, n. esp. 4 - Dossiê: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ; 2963-2970 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; (2021) v. 16, n. esp. 4 - Dossiê: Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva ; 2963-2970 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v16iesp.4 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1824500780374163456 |