Estudo descritivo das interações de professores em formação inicial e alunos com surdocegueira
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6478 |
Resumo: | O estudo que constitui parte de pesquisa sobre a prática formativa de alunas de graduação em Pedagogia para interagir e ensinar alunos com surdocegueira, A pesquisa se fundamenta nos estudos de Fogel, Amaral, Viñas, Olsson e Nunes sobre comunicação e competência comunicativa e suas implicações no processo educacional dessas crianças que não se comunicam de forma simbólica. Concluiu-se que os descompassos nas interações das díades de graduandas- crianças especiais foram devidos àsdificuldades das participantes em: a) identificar, interpretar e responder às ações dos alunos; b) favorecer a iniciativa do aluno; c) usar formas de comunicação ajustadas à capacidade perceptiva do aluno; d) promover o desenvolvimento das funções comunicativas em consonância com o nível de comunicação inicial da criança; e) ampliar o número de turnos interacionais; f) promover interação sincronizada de acordo com as necessidades da criança; g) criar tópicos de conversação que mantivessem e estendessem a interação; h) estabelecer rotina para auxiliar a criança na antecipação de ocorrência de eventos futuros. O tempo delimitado para a ação formativa foi insuficiente para a apropriação de conceitos e práticas sobre como interpretar e responder adequadamente às necessidades comunicativas desses alunos, indicando que a construção desses conceitos requer tempo e reflexão dos futuros professores. |
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