Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447 |
Resumo: | este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo para analisar o funcionamento psico-social da sala de aula na disciplina de Física. Para tanto, utilizou-se de instrumento tipo escala de Likert desenvolvido por pesquisadores australianos e modificado por pesquisadores portugueses. Os dados foram analisados pelo método estatístico VARIMAX, no qual os fatores obtidos favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções apresentadas no instrumento de medida. Os resultados apontam que os alunos têm concepção positiva da sala de aula e que apesar das dificuldades enfrentas se propõem ao aprendizado da disciplina |
id |
UNESP-15_662dd6788be48a86e11cf1274014d872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/447 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são pauloeste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo para analisar o funcionamento psico-social da sala de aula na disciplina de Física. Para tanto, utilizou-se de instrumento tipo escala de Likert desenvolvido por pesquisadores australianos e modificado por pesquisadores portugueses. Os dados foram analisados pelo método estatístico VARIMAX, no qual os fatores obtidos favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções apresentadas no instrumento de medida. Os resultados apontam que os alunos têm concepção positiva da sala de aula e que apesar das dificuldades enfrentas se propõem ao aprendizado da disciplinaFaculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/44710.21723/riaee.v1i2.447Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 210-216Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 210-2161982-55872446-860610.21723/riaee.v1i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447/326Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Nonato Assis deSilva, Dirceu daSimon, Fernanda OliveiraVeraszto, Estéfano Vizconde2017-11-07T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/447Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:16:51Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo |
title |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo |
spellingShingle |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo Miranda, Nonato Assis de |
title_short |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo |
title_full |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo |
title_fullStr |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo |
title_full_unstemmed |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo |
title_sort |
Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo |
author |
Miranda, Nonato Assis de |
author_facet |
Miranda, Nonato Assis de Silva, Dirceu da Simon, Fernanda Oliveira Veraszto, Estéfano Vizconde |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Dirceu da Simon, Fernanda Oliveira Veraszto, Estéfano Vizconde |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Nonato Assis de Silva, Dirceu da Simon, Fernanda Oliveira Veraszto, Estéfano Vizconde |
description |
este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo para analisar o funcionamento psico-social da sala de aula na disciplina de Física. Para tanto, utilizou-se de instrumento tipo escala de Likert desenvolvido por pesquisadores australianos e modificado por pesquisadores portugueses. Os dados foram analisados pelo método estatístico VARIMAX, no qual os fatores obtidos favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções apresentadas no instrumento de medida. Os resultados apontam que os alunos têm concepção positiva da sala de aula e que apesar das dificuldades enfrentas se propõem ao aprendizado da disciplina |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447 10.21723/riaee.v1i2.447 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v1i2.447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447/326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 210-216 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 210-216 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v1i2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215852160647168 |