Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Nonato Assis de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Dirceu da, Simon, Fernanda Oliveira, Veraszto, Estéfano Vizconde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447
Resumo: este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo para analisar o funcionamento psico-social da sala de aula na disciplina de Física. Para tanto, utilizou-se de instrumento tipo escala de Likert desenvolvido por pesquisadores australianos e modificado por pesquisadores portugueses. Os dados foram analisados pelo método estatístico VARIMAX, no qual os fatores obtidos favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções apresentadas no instrumento de medida. Os resultados apontam que os alunos têm concepção positiva da sala de aula e que apesar das dificuldades enfrentas se propõem ao aprendizado da disciplina
id UNESP-15_662dd6788be48a86e11cf1274014d872
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/447
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são pauloeste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo para analisar o funcionamento psico-social da sala de aula na disciplina de Física. Para tanto, utilizou-se de instrumento tipo escala de Likert desenvolvido por pesquisadores australianos e modificado por pesquisadores portugueses. Os dados foram analisados pelo método estatístico VARIMAX, no qual os fatores obtidos favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções apresentadas no instrumento de medida. Os resultados apontam que os alunos têm concepção positiva da sala de aula e que apesar das dificuldades enfrentas se propõem ao aprendizado da disciplinaFaculdade de Ciências e Letras/Unesp2007-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/44710.21723/riaee.v1i2.447Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 210-216Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 210-2161982-55872446-860610.21723/riaee.v1i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447/326Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Nonato Assis deSilva, Dirceu daSimon, Fernanda OliveiraVeraszto, Estéfano Vizconde2017-11-07T18:16:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/447Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-07T18:16:51Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
title Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
spellingShingle Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
Miranda, Nonato Assis de
title_short Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
title_full Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
title_fullStr Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
title_full_unstemmed Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
title_sort Análise de práticas educativas no ensino de física: um estudo com alunos do ensino médio da rede pública de são paulo
author Miranda, Nonato Assis de
author_facet Miranda, Nonato Assis de
Silva, Dirceu da
Simon, Fernanda Oliveira
Veraszto, Estéfano Vizconde
author_role author
author2 Silva, Dirceu da
Simon, Fernanda Oliveira
Veraszto, Estéfano Vizconde
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Nonato Assis de
Silva, Dirceu da
Simon, Fernanda Oliveira
Veraszto, Estéfano Vizconde
description este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo para analisar o funcionamento psico-social da sala de aula na disciplina de Física. Para tanto, utilizou-se de instrumento tipo escala de Likert desenvolvido por pesquisadores australianos e modificado por pesquisadores portugueses. Os dados foram analisados pelo método estatístico VARIMAX, no qual os fatores obtidos favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções apresentadas no instrumento de medida. Os resultados apontam que os alunos têm concepção positiva da sala de aula e que apesar das dificuldades enfrentas se propõem ao aprendizado da disciplina
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447
10.21723/riaee.v1i2.447
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v1i2.447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/447/326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2007 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 210-216
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 1 n. 2 (2006); 210-216
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v1i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215852160647168