Public policy educational focus: the program more education for discussion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Valéria Fernandes de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bernado, Elisangela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8134
Resumo: This articleis intended toreflect on thepublic policiesthat have been adoptedand developedin the education sectorin Brazil, with regardtoeducation(in time) full. Addresseseducation as acomponentof existingsocial policiesin our country.It also considersthe operation of theMore Education Program, whileinducingprogram of the FederalGovernment,in seekingan education(in time) full, which has been takingreferenceandproposeda new paradigm ofeducation. It has beenintended toemphasize theSchoolas a primelocation forrealization of thisprogram, as well as perceptionsin the qualification andwork of allpeople involvedin schools. We usebibliographicand documentary research. The review ofthe literaturein order todeepenthe theoretical frameworkto support theresearch, as well as thedesk reviewoflaws, decrees,plansand othersin connection withourtheme. Analyzingthe data collectedqualitatively, one of the possibleconclusionspursuesthe continuationof the programin question, repudiatingimprovisations, adopting a consciousandpermanent policy ofthe Statetothe theme of education.
id UNESP-15_69f28ce684971f16149efdff0c8907cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8134
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Public policy educational focus: the program more education for discussionPolíticas públicas educacionais em foco: o programa mais educação em discussãoPolicyEducational policyMore EducationProgramPolítica públicaPolítica educacionalPrograma Mais EducaçãoThis articleis intended toreflect on thepublic policiesthat have been adoptedand developedin the education sectorin Brazil, with regardtoeducation(in time) full. Addresseseducation as acomponentof existingsocial policiesin our country.It also considersthe operation of theMore Education Program, whileinducingprogram of the FederalGovernment,in seekingan education(in time) full, which has been takingreferenceandproposeda new paradigm ofeducation. It has beenintended toemphasize theSchoolas a primelocation forrealization of thisprogram, as well as perceptionsin the qualification andwork of allpeople involvedin schools. We usebibliographicand documentary research. The review ofthe literaturein order todeepenthe theoretical frameworkto support theresearch, as well as thedesk reviewoflaws, decrees,plansand othersin connection withourtheme. Analyzingthe data collectedqualitatively, one of the possibleconclusionspursuesthe continuationof the programin question, repudiatingimprovisations, adopting a consciousandpermanent policy ofthe Statetothe theme of education.Este artigo destina-se a reflexão acerca das políticas públicas que vêm sendo adotadas e desenvolvidas no âmbito educacional no Brasil, no que diz respeito a educação (em tempo) integral. Aborda a educação como vertente das políticas sociais existentes em nosso país. Considera também a operacionalização do Programa Mais Educação, enquanto programa indutor do Governo Federal, na busca de uma educação (em tempo) integral, a qual vem tomando referência e proposta de um novo paradigma de educação. Tem-se como objetivo enfatizar a Escola como local primordial para realização do referido Programa, bem como, percepções na qualificação e trabalho de todas as pessoas envolvidas na instituição escolar. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental. A revisão da literatura especializada com o objetivo de aprofundar o referencial teórico de suporte à investigação, bem como, a análise documental de leis, decretos, planos dentre outros em conexão com nossa temática. Analisando os dados levantados qualitativamente, uma das possíveis conclusões persegue a perenidade do programa em questão, repudiando improvisos, adotando uma política consciente e permanente de Estado para o tema da educação.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/813410.21723/riaee.2016.v11.n1.p2Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n.1, jan-mar (2016); 2-21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n.1, jan-mar (2016); 2-211982-55872446-860610.21723/RIAEE.v11.n1reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8134/5694Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Valéria Fernandes deBernado, Elisangela da Silva2017-11-08T19:19:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8134Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T19:19:52Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Public policy educational focus: the program more education for discussion
Políticas públicas educacionais em foco: o programa mais educação em discussão
title Public policy educational focus: the program more education for discussion
spellingShingle Public policy educational focus: the program more education for discussion
Abreu, Valéria Fernandes de
Policy
Educational policy
More EducationProgram
Política pública
Política educacional
Programa Mais Educação
title_short Public policy educational focus: the program more education for discussion
title_full Public policy educational focus: the program more education for discussion
title_fullStr Public policy educational focus: the program more education for discussion
title_full_unstemmed Public policy educational focus: the program more education for discussion
title_sort Public policy educational focus: the program more education for discussion
author Abreu, Valéria Fernandes de
author_facet Abreu, Valéria Fernandes de
Bernado, Elisangela da Silva
author_role author
author2 Bernado, Elisangela da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Valéria Fernandes de
Bernado, Elisangela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Policy
Educational policy
More EducationProgram
Política pública
Política educacional
Programa Mais Educação
topic Policy
Educational policy
More EducationProgram
Política pública
Política educacional
Programa Mais Educação
description This articleis intended toreflect on thepublic policiesthat have been adoptedand developedin the education sectorin Brazil, with regardtoeducation(in time) full. Addresseseducation as acomponentof existingsocial policiesin our country.It also considersthe operation of theMore Education Program, whileinducingprogram of the FederalGovernment,in seekingan education(in time) full, which has been takingreferenceandproposeda new paradigm ofeducation. It has beenintended toemphasize theSchoolas a primelocation forrealization of thisprogram, as well as perceptionsin the qualification andwork of allpeople involvedin schools. We usebibliographicand documentary research. The review ofthe literaturein order todeepenthe theoretical frameworkto support theresearch, as well as thedesk reviewoflaws, decrees,plansand othersin connection withourtheme. Analyzingthe data collectedqualitatively, one of the possibleconclusionspursuesthe continuationof the programin question, repudiatingimprovisations, adopting a consciousandpermanent policy ofthe Statetothe theme of education.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8134
10.21723/riaee.2016.v11.n1.p2
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8134
identifier_str_mv 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8134/5694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n.1, jan-mar (2016); 2-21
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n.1, jan-mar (2016); 2-21
1982-5587
2446-8606
10.21723/RIAEE.v11.n1
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215854330150912